Se você pretende dominar o improviso a fundo, iremos lhe ajudar nessa trajetória dando dicas que irão alavancar o seu estudo musical.
O conhecimento das quatro escalas básicas é o inicio da trajetória, é através delas que teremos uma


base sólida para dominar com mais facilidade escalas mais complexas, como por exemplo: as escalas pentatônicas, escalas de blues,escalas chinesa entre outras.

Conhecendo as escalas básicas

Vamos começar o nosso estudo falando sobre a escala maior, lembrando que todas escalas de exemplo vista aqui estão em dó, recomendo que estude-as em todos os tons.

VEJA TAMBÉM:

ESCALA DIATÔNICA

ESCALAS HOMÔNIMAS E ENARMÔNICAS

COMO IDENTIFICAR UMA ESCALA CROMÁTICA

ESCALA MAIOR

Sabemos que a escala maior no tom de dó ,no teclado é executada nas teclas brancas e não possui nenhum acidente(sustenido e bemol), as notas são: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI  a última é dobramento da tônica, sua formação é: TOM, TOM, SEMITOM, TOM, TOM, TOM, SEMITOM.

ESCALA MENOR NATURAL

Também é executada nas teclas brancas do teclado, não possui nenhum acidente como na maior e é chamada de relativa, toda escala maior possui uma relativa menor(ou vice-versa) para encontrar a relativa menor a partir de uma maior, descemos um tom e meio formando uma terça menor.

Se for a partir da relativa menor para achar a maior, subimos um tom e meio. Essa é a relação entre elas.

ESCALA HARMÔNICA

Esta escala é diferente da menor natural por ter o VII grau elevado em um semitom, criando um intervalo de 2° aumentada entre VI e VII graus esta escala é ótima se você quiser uma sonoridade árabe ou espanhola em suas composições.

As notas são: DÓ, RÉ, MIb, FÁ, SOL, LÁb, SI, DÓ (QUE É O DOBRAMENTO DA TÔNICA).

ESCALA MENOR MELÓDICA

A escala menor melódica é diferente de todas que já vimos até agora, ela possui uma formação diferente em seus sentidos, sobe com o VI e VII grau maiores e desce com os mesmos graus abaixados em um semitom, exemplo em DÓ.

Suas notas são: DÓ, RÉ, MIb, FÁ, SOL, LÁ, SI, DÓ(DOBRAMENTO) isso subindo e desce com as seguintes notas: SIb, LAb, SOL, FA, MIb, RE, DÓ.

Que aprender mais? No meu curso de teoria musical fundamental eu explico muito mais sobre o assunto.

CONCLUSÃO

Depois que você dominar as quatro escalas básicas, tanto na prática quanto na teoria, o seu leque de conhecimento passa para um nível intermediário, onde você vai esta apto para conhecer uma nova etapa, Aprendendo escalas mais complexas.

Espero que seu estudo seja muito produtivo com este conteúdo e seja mais um amante da música.

8 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *