Como tocar escala diatônica no teclado

pentagrama asc desc

TENHA ACESSO:  Ao que todo tecladista profissional sabe e você não...

Quando se esta iniciando, no estudo de teclado. Não sabemos o que estudar, o que queremos mesmo é tocar. Nem ligamos para exercícios, e os achamos chatos.

Mas o que não entendemos, é que sem esses exercícios. Não conseguiremos alcançar, agilidades  e domínio necessário para tocar teclado ou piano.

E aprender a escala diatonica maior e menor, é um bom começo. Seja através de um pdf ou por vídeo aula.

Nesse artigo, vou abordar apenas a escala de dó no teclado. Pois temos que ir por etapas, nosso aprendizado.

E também te garanto, que se você praticar o que vou te passar aqui. Sua digitação no piano ou no teclado, vai melhorar muito.

 

 Escala diatônica no teclado e no piano.

 

Como você sabe, ou se não sabe esta sabendo agora. Existem diversas escalas musicais, para telado e piano. Escala pentatônica, escala de blues, cromática e por ai vai….
Na aula de hoje falaremos sobre escala diatônica. Mas primeiro, eu darei uma dica importante para quem esta começando.
Dica = Nas vídeo aulas eu tenho usado um teclado de 5 oitavas. Então assim quando eu digo dó central, significa que estou tocando a nota dó da terceira oitava.

Escala diatônica

A escala diatônica é a sequência de notas em intervalos de tons e semitons. A escala é ascendente quando segue, do som grave para o som agudo. E descendente quando, do som agudo para o som grave.
A escala começa e termina em notas de mesmo nome, porém em alturas diferentes. A escala também recebe o nome da nota pela qual começa. Existe o modo menor que veremos mais a frente.

escala diatonica

Na escala diatônica temos 5 tons e 2 semitons. Os semitons são achados, do III para IV grau  e do VII para VIII.  Os demais  graus, se separam por tom.
Veja no desenho,os graus da escala diatômica :
 
 

pentagrama ascendente

 Assista a vídeo aula, para você entender na pratica.
 

Lembrando que esse vídeo é antigo, por isso a qualidade do som não esta muito boa. Em breve estarei, postando outro com uma qualidade melhor.

Se você sentiu o desejo de estudar mais, sobre escala pentatônica que eu falai antes.

No site aprenda piano, eles explicaram muito bem sobre o assunto. Dê uma conferida, e aprenda mais sobre a escala penta tônica.

CONCLUSÃO

Estude bastante as escalas, para que o seu conhecimento cresça com você. Pois só dessa forma, nos tornamos músicos melhores.
Se você teve alguma dúvida, ou tem alguma sugestão. Deixe seu comentário, para eu saber como melhorar mais os conteúdos.
De forma que eles possam, te ajudar a ser um bom músico. Você tem outra forma de aprender, as escalas musicais?
Conte aqui nos comentários, forte abraço.
aprendendo teoria musical

8 comentários em “Como tocar escala diatônica no teclado

  1. Brunofasmusic Responder

    muito boa explicação brother ,pra galera que tem dificuldade de criar algum dedilhado em cima da escala pra tipo não ficar tocando o Básico o tempo todo ,muito boa aula tmj!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.