7 dicas para se tornar um músico de sucesso

Músico de sucesso

7 dicas para se tornar um músico de sucesso

Você gostaria de se tornar um músico de sucesso e não esta conseguindo, e se sente frustrado por causa disso. Espere um pouco, não vá desistir agora! Saiba que existem milhares de músicos tentando seu lugar ao sol, tem espaço para todos.
Muitos músicos estudam a anos e mesmo assim não conseguem atingir o nível musical que deseja, por quê isso acontece? São inúmeras perguntas que vem a nossa mente nesse momento, pensamos que não estamos estudando o suficiente, que não temos dom para isso, entre outros indagações.

Quando assistimos na televisão ou ouvimos no rádio ou internet, alguns músicos tocando extraordinariamente bem, as vezes nem percebemos que eles estão acrescentando na sua harmonia, acordes estranhos, escalas desconhecidas e diversos elementos que enriquecem  a sua performance no palco.

Foi pensando nisso que separei 7 dicas para se tornar um músico de sucesso, lembrando que o que vou passar aqui não é nenhuma fórmula para o sucesso. Pois todos sabemos se existi-se essa fórmula mágica para o sucesso, a maioria de nós iriamos fazer de tudo para consegui- la. Mas com certeza o que vou falar vai abrir sua visão para algo maior na sua carreira musical, se você parar para analisar o cenário musical hoje em dia, vai perceber que muitas coisas mudaram.

A forma de conseguir atingir o público e a mídia mudaram, por isso se você esta tentando chegar lá da forma antiga. Esse artigo vai te ajudar a conseguir chegar lá, de uma nova forma e você passar a ser um músico de sucesso profissional. E para te inspirar mais ainda, algum tempo atrás eu fiz um artigo com 20 músicos negros de sucesso que pode servir de estimulo para sua carreira musical.

1- SE TORNE MÚSICO DE SUCESSO PERSEVERANTE

Músico de sucesso

Não desista quando tudo esta dando errado, é muito comum o músico desistir por que as coisas estão dando errado. É componente que falta aos ensaios, é falta de equipamento e muitas outras coisa que leva o músico a deixar música de lado e procurar outra coisa pra fazer.
Eu mesmo já pensei em desistir muitas vezes, por que os integrantes de uma banda que eu tocava não levava a música a sério. Alguns só tocavam na intenção de beber e pegar mulher, não queriam ser um musico profissional, muito menos fazer sucesso. Aquilo me desgastava e fazia eu perder o tesão pela musica, até o dia que percebi que o erro não estava em mim.
Então comecei a seguir o meu próprio caminho em direção ao sucesso profissional, posso ainda não esta nas paradas de sucesso. Mas consegui conquistar um de meus objetivos como músico, que é poder viver da música. Hoje sou professor de música em escolas e projetos sociais. Sou integrante de uma banda de Mpb, que esta crescendo a cada dia e sou convidado para participar de grandes eventos musicais.
Agora imagina se eu estive-se desistido de tudo por causa das minhas tentativas frustradas! Por isso seja perseverante nos seus objetivos musicais, por que você vai conseguir. Mas também é preciso você esta preparado para esse dia,  aprimorando suas habilidades e definindo o seu objetivo musical.

2- APRIMORE SUAS HABILIDADES MUSICAIS

 

Alguém já falou pra você que você tem o dom coisa, pode ser o dom pra música. Se sim é por que você desenvolveu alguma habilidade musical que chamou  atenção, se não, você também pode desenvolver essa habilidade basta você querer e se dedicar.
Pode ser a habilidade de compor boas musicas, a habilidade de tocar bem um determinado instrumento musical ou vários, pode ser habilidade de fazer lindos arranjos e etc..
Estude, estude, estude, por que eu acredito  que todo dom precisa ser trabalhado. Se você tem o dom de tocar bem um instrumento musical e você não estuda não pratica, uma hora o outra você vai esquecer o que sabe ou não vai evoluir.
Para de ajudar nos estudos musicais e melhorar suas habilidades, eu separei dois estudos para você. O primeiro é esse estudo na clave de fá, que tem tirado a dúvida de muita gente.
O segundo é esse estudo de teoria musical, que vai abrir sua visão além da parte prática.

3-  SAIBA COMO DIVULGAR SEU TRABALHO MUSICAL.

 

Use todos meios de divulgação possíveis que você puder, use as redes sociais para alavancar suas musicais. Não sei se você tem reparado no crescimento de artistas desconhecidos fazendo sucesso através das mídias sociais, mas não se engane que é só fazer um vídeo e lança no youtube.
Você vai precisar de visualização para ganhar destaque nas redes sociais, e se você não tem dinheiro para gastar comprando visualizações fica difícil. Muitos músicos tem gastado um dinheiro bom para conseguir 10.000.00 visualizações, 30.000.00.
Mas tem muitos músicos que não tem todo esse dinheiro para conseguir esse numero de visualizações, então qual é a solução?
O próprio youtube te ensina como você vai melhorar as visualizações dos seus vídeos, no youtube para artistas é só você entrar lá, estudar e praticar o que for aprendendo.

4- SAIBA COMO ESTA MAIS PERTO DO SEU PUBLICO

 

Fãs de uma banda musical

Participar de eventos é uma das melhores maneiras de esta mais perto do seu público, você precisa fazer apresentações. Tocar em algum lugar, e divulgar nas redes sociais onde você vai esta.
Divulgue sua agenda para que seu publico possa saber onde você ou sua banda vai esta, participe de eventos locais. Busque informações de como você pode participar de um determinado evento na sua cidade, para ir ganhando mais espaço local.
Aqui na minha cidade por exemplo, tem um festival de musica de Niterói. Onde você pode escrever sua banda para participar, e assim divulgar sua banda e esta mais perto do publico.
Agora fuja de eventos mal organizados, que ao invés de você esta se divulgando você vai esta se queimando. Nesse artigo eu explico melhor sobre como você vai fugir de evento fracassado.
 

5- CUMPRA COM SEUS COMPROMISSOS MUSICAIS

 Nunca fure um compromisso, se você assumi um compromisso que não pode cumprir e deixar furo, você começa a ficar mau visto. Você perde sua credibilidade, perde contrato, perde dinheiro e por ai vai.
Não sei se você tem reparado nas reportagens, alguns artistas que tem deixado furo com o publico. Não vou citar nomes, mais você tem visto a reação do publico?
O artista chega atraso no show e ainda xinga o publico que já esta inconformado com a sua demora, ai fica difícil. A sua reputação começa a cair, então resumindo, veja pontual e respeite seu publico.

6- INVISTA NOS SEUS SHOWS PARA SE TORNAR UM MÚSICO DE SUCESSO.

conserto musical
E muito comum o artista se acomodar depois de conseguir conquistar uma determinada fama, ou seu espaço. E isso pode ser um problema, por que quando não há novidade o publico começa a ficar saturado.
Ai começa a cair a vendagem de ingressos, o numero de publico começa a diminuir. Tudo por que seu publico já esta de saco cheio dos seus shows, com isso alguns contratantes desistem de contratar você.
Por mais que você já tenha chegado em um nível de musico top, você precisa investi em seus shows.
DICA
  • Mudar o figurino
  • Dar um novo visual na aparência
  • Se o estilo musical permitir, contratar bailarinos
  • Uma nova projeção de palco
  • entre outras coisas importantes…

 

Tenha sempre esse pensamento de renovação, e não fique estacionado. Pesquise o que seu publico gostaria de ver em seus shows, um músico de sucesso precisa agradar o seu publico e não a si mesmo.

7- MANTENHA-SE NO TOPO DA SUA CARREIRA MUSICAL

 Como você já deve saber, se manter no topo é mais difícil de que chegar lá. Como se manter no topo da sua carreira musical? Essa é uma pergunta que exige muita delicadeza para responder, pois envolver diversos fatores.
Como por exemplo:
  • Questão emocional
  • problema de saúde
  • Má gestão financeira
  • Irresponsabilidade
  • Entre outras coisa…

 

Infelizmente eu ainda não posso responder essa pergunta para você, por que eu ainda não cheguei lá. Mas se você já chegou lá e quer compartilhar, deixe um comentário ou me mande um email se for algo que você queira restrição.

CONCLUSÃO
 Quero lembrar que essas dicas não vão fazer você ter sucesso na sua carreira musical, mas vai te ajudar muito no decorrer da sua carreira. Por que pra ser um músico de sucesso exigem muito trabalho quando você não tem pai famoso, como diz o pessoal do cd baby em um artigo que eles publicaram kkkkk.
Mesmo assim com força de vontade e muito trabalho, você acaba criando oportunidade de se destacar e conseguir ser um músico de sucesso.
Agradeço por você ler este artigo até o final, seu que muita gente não vai concordar com o que eu falei até aqui. Mas isso é o que eu vivi e que alguns músicos que conheço tem feito para tentar conquistar o seu sonho de uma carreira de sucesso na música.
Não sou dono da razão, peço que analise o que foi dito. E se alguma coisa dito aqui é útil para você, até o próximo artigo.

 

jairoleizer administrator

4 Comments

Rafaellesetembro 25, 2017 at 11:55 am

Adorei as dicas, parabéns!

Reply  

    jairoleizersetembro 26, 2017 at 8:05 am

    Muito obrigado, espero poder ajudar ainda mais…

    Reply  

Antonio isaque chivambosetembro 1, 2017 at 2:51 am

Gostei da vossa explicação. eu sou moçambicano o meu maior sonho é ser musico (pianista) gostaria um dia quando eu ter condicoes tocar numa banda qualquer e tambem gostaria ter um teclado encasa para eu estar a ensaiar as musicas

Reply  

    jairoleizersetembro 3, 2017 at 12:50 pm

    Fico muito feliz, em poder ajudar um pouco no seu sonho. Quando eu comecei, também não tinha condições de comprar um teclado. Com o tempo, juntando o dinheirinho que ganhava do emprego que arrumei. De entregador de farmácia, consegui comprar um usado. Assim passei a treinar sozinho mesmo, e consegui realizar meu sonho de tocar teclado.
    Então creio que você também vai conseguir, nunca desista.
    Caminhe em direção ao seu sonho, por mais difícil que pareça. Nunca desista, acredite em você.
    Estude mesmo sem instrumento, que as coisas vão acontecendo.
    Forte abraço.

    Reply  

Leave a Reply