Como saber o nome de todos os acordes que toca

Piano digital

Como saber o nome de todos os acordes que toca

Há um mês atrás fiquei me remoendo com um pensamento que me veio a mente, depois de ter observado alguns tecladistas tocando. Esse pensamento foi uma pergunta da seguinte maneira, “Por que alguns tecladistas tocam super bem mas não sabem nem os nomes dos acordes que fazem?” Isso gerou uma polêmica no meio tecladista onde eu compartilhei este pensamento, por que muitos tecladistas que não sabem o nome dos acordes que fazem, se defenderam dizendo que isso acontecia por que eles eram muito talentosos e não precisavam saber o nome dos acordes que tocavam. Outros disseram  que esses tecladistas deveriam estudar mais para pelo menos saberem o que estão fazendo, então quero mais a frente da a minha opinião sobre este assunto polêmico.

É IMPORTANTE SABER O NOME DO ACORDE?

Piano digital

 

Agora quero compartilhar o meu ponto de vista em relação a isso, alguns tecladistas me disseram que isso acontecia por que era um dom de deus. Posso concordar com eles em partes, pode ser sim um dom de deus mas creio eu que todo dom precisa ser trabalhado e desenvolvido. Então acredito que mesmo a pessoa tendo dom para a coisa, esse dom precisa ser desenvolvido. E como desenvolvemos nosso dom? Praticando, estudando e fazendo acontecer.
Um bom exemplo disso é a pessoa  tem um dom pra música mas ela não pratica, não estuda, não faz nada para desenvolver o seu dom ou talento. Agora te faço uma pergunta, você acha que essa pessoa vai tocar melhor do que uma pessoa que não tem o dom mas pratica e estuda todos os dias corretamente com foco no seus objetivos? Por isso acredito que um músico que não sabe o nome dos acordes que faz, será um músico limitado igual a um tecladista que não sabe ler partituras.

COMO SABER O NOME DOS ACORDES

Bom para você que não sabe o nome dos acordes que faz, eu fiz diversos artigos falando sobre acorde para te ajudar. Também fiz alguns falando sobre cifras que vai tirar dúvidas que você poderá ter, durante o processo de estudo. Mas vou adiantar um pouco neste artigo pois sei que pode parecer um pouco complexo para algumas pessoas, a primeira coisa que você precisa saber é que os acordes também tem o nome das notas musicais como no exemplo:Nome das notas musicais ->> C/ D /E /F /G /A /B

Nome dos acordes ->> C /D /E /F /G /A /BOs acordes tem uma diferença eles podem ser classificado como:
Maiores ->> C
Menores ->> Cm
Aumentados ->> C+
Diminutos ->> Cdim  e etc..Sei que só com isso você não vai aprender o nome de todos os acordes, mais já vai ter uma base para começar a se aprofundar nos estudos de acordes.

EM QUAL TIPO DE TECLADISTA VOCÊ SE ENCAIXA?

Garanto que você se encaixou em um desses dois tipos de tecladistas não foi? 
  1. O tecladista que estuda corretamente e que tem ótimos resultados.
  2. O tecladista que tem dom mas não pratica nada.
Se você se encontrou  entre um  desses dois tipos de tecladista tenho duas recomendações para você, se você se enquadrou com o 1, que você persista praticando que os seus objetivos serão alcançados.
Se você se enquadrou com o 2, o que tenho pra falar é reveja os seus conceitos e o seu dom, veja se você esta produzindo frutos. Veja se parado o seu dom esta se desenvolvendo, você esta satisfeito com que sabe ou  precisa evoluir um pouco mais?
Responda essas perguntas para si mesmo e analise a sua vida musical, se você esta satisfeito do jeito que esta e não precisa estudar ou se esta precisando estudar um pouco.

CONCLUSÃO

Bom sei que este artigo pode ter feito você pensar um pouquinho em relação ao seu estudo musical, por que o que adianta você tocar um instrumento musical e não saber o que esta fazendo nele!




jairoleizer administrator

Leave a Reply