IMPROVISANDO NA ESCALA DE BLUES

TENHA ACESSO:  Ao que todo tecladista profissional sabe e você não...

IMPROVISE VOCÊ TAMBÉM

Você já conhece a escala de blues? Saber como toca-la? E melhor ainda sabe improvisar em cima dela? Nesse artigo eu quero compartilhar com você, como você pode fazer isso sem dor de cabeça.
Quando comecei a tocar teclado sempre quis aprender a tocar esse estilo, queria saber que nota eles tocavam, que acordes eles tocavam e como era o ritmo de blues.
Quando eu via aqueles pianistas tocando nos filmes, eu ficava eufórico para tocar aquela escala no teclado. Até que depois de tanto ouvir eu aprendi, e fiz esse vídeo  para mostra e explicar para você como é essa escala.

CONHECENDO A ESCALA DE BLUES

 

escala de blues

Como você viu no vídeo eu  improvisei  só usando a escala não usei  acorde foi, somente para explicar a escala de blues. Então vamos ao que interessa, a escala de blues tem a seguinte formação.

  • Terça menor
  • Tom
  • Semi-tom
  • Semi-tom
  • Terça menor
  • Tom

Para você entender melhor a formação você precisa estudar os intervalos e saber o que é tom e semi tom, isso eu já expliquei em diversas postagens aqui no blog. Eu fiz esse improviso no tom de mas você pode transpor para qualquer tom, também fiz alguns artigos dobre isso é só da uma pesquisada no blog. No tom de as notas que usei foram as seguintes; C, Eb,F,F#,G,Bb,C  essa e a escala de blues no tom de dó.

CONCLUSÃO

Espero ter ajudado com este artigo e que você tenha ampliado o seu conhecimento com essa dica,  e não se esqueça de enviar para nossa fã page. O seu vídeo improvisando na escala de blues,  até a próxima aula.




aprendendo teoria musical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.