CONHECENDO O TECLADO MUSICAL CASIO CTK530

teclado-ctk530

Hoje vamos iniciar uma série nova aqui na Musical leizer, a pedido de nossos leitores. Sei que existem muitos tecladistas com dúvidas sobre teclados em relação  a timbre, sonoridade , programação, design, recursos do teclado entre outras coisas que um teclado pode oferecer.
Lembrando que não vou falar de todos os teclados, porque até então são muitos teclados diversas marcas, diversos fabricantes enfim.
Qual o meu objetivo em fazer esses tipos de conteúdos! Como eu disse acima, meu objetivo é ajudar aqueles que não conhece as funções do teclado e não tem nenhuma informação sobre o produto pois não tem certeza se o teclado que ele(a) vai comprar vai suprir as suas necessidades no momento.

 

VOCÊ PRECISA MESMO DE UM TECLADO NOVO?

O motivo que leva  muitos tecladistas a comprarem um teclado novo são várias, desde falhas no teclado “o que vou falar em outro artigo”, a simples vaidade  que muitas das vezes não é necessário.
Também temos os iniciantes que estão a procura de um teclado que de para estudar, com um preço bacana por isso quero que você que  acompanha a Musical Leizer seja bem informado antes de comprar o seu teclado. Vamos ao nosso primeiro teclado desta série.

 

TECLADO MUSICAL CASIO CTK 530

Bom nosso primeiro teclado será o ctk-530 da casio, um modelo antigo mas para quem esta iniciando seus estudos de teclado ele e muito bom. Vamos conhecer um pouco do teclado musical casio, começando com o painel de controle.
teclado-ctk530

PAINEL DE CONTROLE  DO CTK- 530

Vamos começar da esquerda para direita, o primeiro botão é o power:

  • Power – Serve para ligar e desligar o teclado
  • Mode – Serve para selecionar 4 formas de acompanhamento, que são: Casio chord – fingered- full range chord 1 – full range chord 2
  • Main volume – Aumentar e Diminuir o volume do teclado.
  • Accomp volume – Serve para aumentar e diminuir i volume do acompanhamento
  • Tempo – Altera o tempo.
  • Intro/ Fill-in – Faz uma introdução do acompanhamento e uma variação no ritmo.
  • Synchro/ Ending – Serve para finalizar o acompanhamento.
  • Display – para ver o que você esta usando.
  • Rhythm- Botão de rítmos
  • Tone- Botão de timbres
  • Painel numérico – Para mudar o timbre ou o ritmo e outras funções.
  • Touch response – Quando ligado serve para ativar a função de resposta do instrumento esse recurso é ótimo para trabalhar a dinâmica da música, podendo tocar uma música não ultrapassando o limite de 5 oitavas.
  • Demo – Demostração
  • 64 Tones – São 64 timbres para explorar
  • 64 RHYTHMS – 64 Ritmos a sua disposição.

PAINEL FRONTAL DO TECLADO MUSICAL CASIO CTK 530

painel-traseiro-do-teclado casio ctk- 530
Ele vem com uma entrada para adaptador, uma entrada para fone de ouvido e cabo p2, Entrada Midi in e Midi out. Acho  um teclado muito bom para estudar música e para iniciantes tem uns timbres razoavelmente bons.
Sei que pode ser difícil  encontra-lo em algumas lojas de instrumento musical, pelo fato de ser um teclado antigo mas você pode encontrar em algumas casas de instrumentos usados.
Agora se você já toca teclado e quer evoluir mais tocando em uma banda ou na igreja, recomento que compre um teclado com mais recursos.

 

CONCLUSÃO

Espero que este artigo te ajude a conhecer um pouco desse instrumento, e lembrando se você ainda não sabe como estudar. Fiz um guia passo a passo de como você deve se organizar para estudar, não se preocupe este guia é totalmente gratuito.




aprendendo teoria musical

4 comentários em “CONHECENDO O TECLADO MUSICAL CASIO CTK530

  1. Cristiane Responder

    Boa tarde, tem 15 anos que tenho um ctk,530 preciso de um teclado da cassio que tenha a função Mode full Range chord 2 tenho uma paralisia na mão, e essa função me ajuda! Sabe me dizer se consigo um teclado com essa função novo?! Muito obrigada!!!

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Optimus MD-1200, Casio PL-40R, CTK-4200, CTK-3200 Esses teclado tem a mesma função full Range chord 2 , espero que um deles te agrade.

  2. Thaís Responder

    Comecei com o Casio ctk 530 e agora quero comprar um outro. Qual vc indica? Preciso de um com uma resposta muito boa e volume alto. Obrigado desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *