como estudar musica sozinho e ter resultado

Como estudar musica sozinho e obter resultado, sem perde o meu tempo? Eu sempre me fiz essa pergunta, não sei se você também já se fez essa pergunta.

Muitas das vezes queremos estudar música sozinho, não por que somos pão duro. E não queremos pagar um professor particular, ou um método de ensino online.

Mas sim pela necessidade, falta de tempo, cansaço por levar uma vida corrida enfim…

E estudar sozinho em casa, ou em outro lugar que não seja uma sala de aula. Que não tenha um horário marcado, e tempo cronometrado.

Passa a ser uma opção, valiosa pra quem gosta de aprender mais sobre música. Mas muitas pessoas não sabem, como poderiam estudar dessa forma.

E muito menos sabem, qual a melhor idade para aprender música? E se ela pode, aprender música sozinho?

É isso que vamos abordar, nesse artigo. Se é realmente possível, estudar música sozinho.

Músicos autodidatas.

Como falar de estudar música sozinho, sem te mostrar que isso é possível. Através de exemplos, de pessoas que conseguiram.

Eu vou começar com a minha historia,  pois também comecei a tocar sem estudar música.

Eu comecei tocando lata, quando criança. Por que ouvia muito, a bateria de uma escola de samba perto da minha casa.

Assim fui crescendo, e aprendendo instrumentos de percussão de escola de samba. Depois alguns instrumentos percussivos de pagode, até conhecer o teclado.

Onde comecei a tocar ouvindo, as músicas nas rádios e reproduzindo o que eu ouvia.

O meu começo foi todo autodidata.

Mas também existem músicos famosos, que também aprenderam música sozinhos. Sem fazer aulas, como por exemplo:

Jimi hendrix – Que aprendeu a tocar guitarra sozinho, e ainda desenvolveu uma técnica de guitarra inovadora. Seguido por muitos guitarristas até hoje.

Se você não sabe quem foi a Jimi hendrix, conheça mais sobre ele aqui.

Djavan – Outro artista famoso que aprendeu música sozinho, foi o grande cantor e compositor Djavan. Que começou a aprender violão, comprando revistas das bancas de jornais.

Conheça mais sobre a historia, desse grande cantor da nossa música brasileira.

Com essas historias maravilhosas, você pode ter certeza que é possível. Só depende de você! Então vamos ver, como estudar musica sozinho.

Como estudar musica sozinho, Por onde começar?

 

como estudar musica sozinho

 

 

Bom como você leu há cima,  pode concluir que é possível estudar música sozinho. Mas para isso, não basta apenas querer.

Tem que ter muita força de vontade, disposição, foco e comprometimento. E também consciência, de que você vai rala em dobro.

Não estou falando isso para te desmotiva, eu tenho que ser realista com você.

Quando você estuda qualquer coisa, sem a orientação de um profissional naquela área. O seu estudo se torna mais difícil, por que com ajuda de um professor.

As coisas irão andar bem mais rápido, dependendo do seu interesse no assunto.

Você percebeu no caso de Djavan, no começo do artigo? Percebeu que ele começou, com revistas das bancas?

Para que ele conseguisse aprender daquela forma, ele teve que se dedicar. Teve que focar naquilo, se você leu a biografia dele. Viu que ele podia muito bem, ser um jogador de futebol e deixar a música de lado.

Então se você quer saber, como estudar musica sozinho. Você precisa primeiro ter consciência disso, e decidir se comprometer com o seu estudo musical.

 

Duas formais de estudar musica sozinho.

Existem outras maneiras, de fazer esse estudo. Mas eu vou me focar nessas duas,  por que a grande maioria sempre acaba estudando dessas formais.

Antes de você começar a estudar, você precisa saber como estudar. Se não é tempo perdido, que você poderia está fazendo outra coisa mais útil.

Por isso eu te indico a baixar, o meu ebook gratuito de como organizar os seus estudos.

 

1 Forma – Estudar tentando reproduzir o que ouvi – Essa foi a forma que eu comecei, a estudar música sozinho.

Eu não sabia como estudar musica sozinho, até que um amigo que já tocava me ensinou. E foi assim, que comecei a tirar músicas. Para tocar com o grupo de pagode, que eu fiz parte na época.

E como eu fazia?

Eu pegava o meu telado, que na época era um ctk da casio. E armava ele perto do rádio, e eu colocava o cd pra tocar. E tentava tirar de ouvido, as músicas que eu queria do cd.

E assim consegui tirar muitas musicas, e tocar na noite com o grupo. Essa é uma forma, muito boa de estudar música.

2 Forma – Estudar através de revistas das bancas – Não vou negar que também, já estudei dessa forma. Vou te explicar o por que, e em que isso me ajudou.

Como eu pegava as músicas de ouvido, eu queria entender o que eu tava fazendo. E como eu trabalhava na rua, como entregador de farmácia.

Eu passava em frente a diversas bancas de jornal,  e ali via diversas revistas sobre teclado.

Até que um dia resolvi comprar, e comecei a estudar. E dessa forma, eu conheci o sistema de cifragem. Que me deu uma base, para eu conseguir me manter tocando na noite.

 

aprender música online.

como aprender musica online

 

 

Por mais que não pareça, mais estudar online também é uma forma de estudar sozinho. Em alguns casos, você não vai ter um professor te orientando.

Você pode estudar através de ebooks, que são livros digitais. Assim como as revistas, só que em outro formato.

E você ao adquirir um ebook, você recebe no seu e-mail. Baixa e pode estudar a hora que você quiser, no dia que você quiser.

Sem ninguém te impondo regras, você comprou é seu. A maneira que você vai estudar, depende do método ou de você mesmo.

Aqui na musicalleizer eu indico, alguns curso para músicos que eu confio. E que foi testado que realmente, irá ajudar aos alunos.

Alguns são feitos pela musicalleizer outros não, mas todos são de qualidade para te ajudar.

 

como estudar teoria musical sozinho

Aprender musica pela internet

Foi pensando em pessoas que gostam de estudar sozinhos, que fiz o método de teoria musical fundamental. Pois ele é totalmente pratico, no formato ebook com exercícios em áudio.

Para que você possa acabar com a dúvida,de como estudar musica sozinho.

Nele eu também envio, um método que como organizar seus estudos. Te orientando como estudar, da maneira correta para obter resultado.

Agora que você já aprendeu, com este artigo como estudar música sozinho. O método de teoria musical fundamental, vai fazer você crescer muito como músico.

Vai ser muito útil pra você, que quer estudar sozinho no seu tempo e ritmo.

 

Conclusão

Estudar música sozinho não é fácil, como eu disse. Mas também não é impossível, e eu pude provar pra você. Mostrando o meu caso, e também de músicos famosos que passaram pelo mesmo processo.

E ai, você ainda tem dúvidas de como estudar musica sozinho?

Deixe seu comentário a baixo, pra eu saber ou se você tem outra sugestão.

 

2 thoughts on “como estudar musica sozinho e ter resultado

  • Você começou com quantos anos? E há quanto tempo desde começou?
    Eu desde os 15 comecei estudar musica, já faz 7 anos, mas nunca dediquei realmente 100%. Agora quero aprender de forma eficaz. E com 22 anos ainda da tempo ser musico profissional?

    • Fábio boa tarde!Eu comecei com 11 anos, como percussionista de escola de samba. Nas teclas iniciei com 17, e profissionalmente aos 25. E nesse período, não levava muito a sério também.
      Com o tempo resolvi viver da música, pois amo música. Então digo pra você, que você tem muito tempo para ser profissionalizar. Basta seguir o seu propósito com determinação, o caminho não é fácil. Mas se é o que quer, supere as dificuldades e realize seu sonho.
      Conte comigo para te ajudar, nessa trajetória. Irei ajudar no que eu puder, forte abraço cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *