Bom pessoal vamos dar continuidade ao nosso estudo sobre arpejos, espero que você tenha obtido ótimos resultados com o primeiro exercício desta série.
Mas se você esta chegando neste blog agora e não conseguiu acompanha o primeiro artigo, deixo o link aqui para que você possa ficar por dentro do primeiro exercício de arpejo com tríades.
Voltando ao nosso exercício de arpejos com acordes tétrades, eu vou falar do dedilhado de dois acordes tétrades que sãos com (7M) sétima maior e o com (m7) sétima menor.
ARPEJO SOBRE SÉTIMA MAIOR
Primeiramente quero dizer se você não sabe o que é arpejo, eu expliquei no primeiro artigo dê uma conferida lá.
Bem vamos primeiro definir o acorde que será C7M, as notas que formam este acorde são C, E, G, B e vamos praticar esse dedilhado em cima de duas oitava antes de tudo vamos numerar os dedos da mão direita.
- C- DEDO 1
- E- DEDO 2
- G- DEDO 3
- B- DEDO 4
- C- DEDO 1 OITAVA ACIMA
- E- DEDO 2
- G- DEDO 3
- B- DEDO 4
- C- DEDO 5
Agora é só pratica esse dedilhado de acordo com a figura abaixo:
Pratique em um tempo lento e só aumentar a velocidade, quando você sentir que dominou o exercício.
ARPEJO SOBRE SÉTIMA MENOR
Como numeramos o dedilhado no acorde com sétima maior, vamos fazer a mesma coisa acorde menor que será (C7) as notas que formam este acorde são, C, E, G, Bb. O dedilhado que iremos usar são:
- C- DEDO 1
- E- DEDO 2
- G- DEDO 3
- Bb- DEDO 4
- C- DEDO 1 OITAVA ACIMA
- E- DEDO 2
- G- DEDO 3
- Bb- DEDO 4
- C- DEDO 5
Como você pode ter percebido usamos o mesmo esquema de dedilhado só que houve uma alteração na nota si quarto dedo, observe a figura abaixo.
CONCLUSÃO
Se você praticar este exercício corretamente garanto que sua coordenação motora ficará mais apurada e precisa, dando-lhe mais agilidade e velocidade para seu dedilhado, se você entendeu pratique, deixe seu comentário e conte o seu resultado com este exercício, abraço.