5 Dicas que você precisa para ser um bom tecladista

Foto de Jairo leize

 

O que você precisa saber para ser um bom tecladista

 

Muitos tecladistas iniciantes ou até mesmo experientes se fazem estas perguntas, será que sou um bom tecladista ou, o que eu preciso dominar para ser um bom tecladista?

Existem diversos tipos de bons tecladistas, alguns são focados em determinadas coisa outros em outras. Como por exemplo, uns são focados em tocar rápido outros em ser mais expressivos e assim vai.

E tem muitos que não entende isso, e acha que ser um bom tecladista é tocar rápido. Deixando de estudar as coisas básicas que mais a frente lhe dará segurança para tocar de tudo, e focando apenas em agilidade para tocar rápido.

Não estou dizendo que isso é errado, cada um sabe o quer. Mas por experiência própria sei que isso não rola, já tive alunos que mal sabia fazer uma escala e queria tocar rápido.

Foto de Jairo leize

E nesse artigo você vai saber o que você precisa dominar para poder disse, eu sou um bom tecladista.

Eu também ficava me perguntando se eu era um bom tecladista ou não, eu já tocava com banda já tinha noção de muita coisa, mas faltava algo que me prendia e eu não passava daquilo…

Eu tirava musica de ouvido, sabia alguns acordes, tocava algumas escalas e as pessoas gostavam de me ver tocando.

Mas tinha um problema! Eu não dominava isso eu apenas sabia, então com o tempo fui percebendo o que faltava para eu ser um bom tecladista.

5 Coisas para dominar e ser um bom tecladista 

 

Jairoleizer-apresentação-jurujuba

1- harmonia, A primeira delas é a harmonia, já imaginou você não saber o que é um campo harmônico não entender de progressão harmônica.

Como você vai conseguir acompanhar alguém?

A harmonia serve para você tocar todos os acordes, inversão e variação ganhando liberdade para transpor uma música para qualquer tom.·.

2- Escalas, A segunda coisa a dominar são as escalas, você já tentou tocar uma melodia de uma música que achou bonita e não conseguiu?

Estudar escalas vai te ajudar muito nesse aspecto. Dominar escalas serve para você tocar melhor as melodias e improvisar com mais firmeza, podendo tirar o clima que quiser da música.

3- Ler e tocar partituras, Eu tenho batido muito nessa tecla, pois conheço muitos tecladistas que não sabe ler partituras.

Se você é um músico é não saber ler partituras, recomendo que procure um método que você goste e estude.

Eu falo isso por que passei 2 anos tocando teclado na noite sem saber nada de partituras, e sei muito bem a falta que isso me fez.

Além de algumas humilhações que passei por não saber ler e muito menos tocar o que estava escrito. E para que ela serve simplesmente para você tocar qualquer música escrita e até compor a sua própria música.

4- Entender a programação de um teclado, Você já pegou um teclado com tantos botões que você não sabia para que servia?

É reverber é style é performance, é trasnpose é muito botão. Então conhecer o teclado e sua programação é muito importante para um tecladista.

Além de servir para você saber trocar os timbres e conhecer a funcionalidade do teclado na hora que precisar para não ficar perdido entre um monte de botão.

5-Ser seguro em palco, E por último é ter segurança em palco, pois o que adianta tanto estudo se quando você sobe no palco fica nervoso e não consegue dar o seu melhor.Um bom tecladista precisa ter confiança em si mesmo, para fazer um boa apresentação.

Essa confiança serve para você não detonar tudo que sabe no palco devido ao nervosismo, medo, insegurança.

CONCLUSÃO

Dominando essas coisas você já pode se considerar um bom tecladista, e claro que existe muito mais coisa para ser domina, mas isso é o suficiente para você ser um bom tecladista e fazer seu trabalho com tranquilidade.

Se você tem alguma sugestão fique a vontade para compartilhar conosco, forte abraço.




aprendendo teoria musical

16 comentários em “5 Dicas que você precisa para ser um bom tecladista

  1. Marcos Responder

    Cara, muito bacana seu site, parabéns pelo post, é de muita valia, só que eu tenho percebido uma coisa, estou aprendendo a tocar teclado apenas para melhorar o som da minha igreja que não tem muitos recursos, comprei um curso online, estou praticando escalas, campo harmônico, só que agora começei a aprender partituras e além de ser chato pra caramba esse negócio de partitura, estou percebendo que pra mim, que só vou tocar NA IGREJA não tem muita utilidade, porque a maioria dos louvores que eu quero tocar não existe a partitura deles disponível na internet, já cifras encontro de quase todos. Acha que eu devo me dedicar ao estudo de partituras no meu caso, ou tendo conhecimentos de escalas e campo harmônico já é o suficiente pra mim que louvo na igreja, porque pelo o que eu sei, a única igreja que faz uso de partituras nos louvores é a congregação cristã e nem teclado usam, mas sim um orgão que só mulher pode tocar. Aguardo resposta, Deus o abençoe.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Sim Marcos, você tem toda razão. Pra tocar na igreja, não é preciso estudar partitura. Pois realmente você não ira usar, você precisa é se focar em:

      – Aprender escalas – Para melhorar suas habilidades em solos e improvisação.
      – Harmonia – Para tocar acordes
      – Voicing – Para conduzir melhor, as passagens de acordes.
      – Cifras E um pouco de teoria musical. Para diversos fins, até para tirar músicas de ouvido com mais facilidades.

  2. Rubens Responder

    E sempre bom ouvi um cara esperiente e que ajude os iniciantes a aprende também com suas esperiênvias valeu pela dica .

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Cara assim fui aprendendo, com a pratica. E a minha meta, é passar a experiencia que tive.Espero ajudar com minhas, experiencias e vivencia.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Fico feliz em saber que as dicas, te ajudaram Eduardo. Espero poder ajudar mais e mais, forte abraço.

  3. Alessandra rosa de mello cruz Responder

    Sempre gostei de instrumentos apesar de não saber nada em especial amo teclado comprei um e coloquei minha filha para aprender a tocar mais infelizmente não pude continuar a pagar agora se.tudo ser certo quero colocar ela para voltar a tocar e eu tbm ha meu marido gosta de violão começou a fazer aula e parou tbem você precisa ver a voz que ele tem acredito se ele fizesse aula fa canto iria surpreender muita gente só que ele não acredita nele mesmo mais vou mudar isso beijos fica com Deus.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Alessandra gostei da sua atitude, pois você colocando-as em pratica tudo vai mudar mesmo. Acredite em Deus em primeiro lugar, e depois acredite em si mesma. Que a sua atitude pode influenciar, seu marido a voltar a fazer aulas e até cantar. Espero ter ajudado, qualquer coisa e só entrar em contato.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Agradeço e fico feliz por ter ajudado, se tiver algo que eu possa ajudar ainda mais fique a vontade para perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.