3 COISAS PARA EVITAR NOS ESTUDOS MUSICAIS

 MELHORE  SEUS ESTUDOS MUSICAIS

Numa aula com meus alunos de flauta doce, percebi uma coisa muito importante que faz muita diferença em nosso estudo musical.
Muitas das vezes ficamos frustrados com o resultado dos nossos estudos musicais, por mais que o tempo passe as coisas não andam. E acabamos vendo pessoas que começaram bem depois a estudar música, se desenvolverem mais rápido musicalmente.
Por isso que nesse artigo você vai ver três coisas que impedi você de crescer musicalmente, e como você pode evitar essas coisas. Quero compartilhar essa experiência com você, pois sei que isso vai fazer uma grande diferença na sua vida musical.

Então se você está tento dificuldades com seus estudos musicais, verifique se essas coisas acontecem com você para que você possa mudar.
Essa minha turma é composta por alunos iniciantes, mas no meio tem alguns alunos intermediários, essa turma de segunda-feira no total são 10 crianças e 2 adultos.
Eu fui observando a progressão de cada um, e vi o porquê alguns cresce musicalmente e outros não, mesmo começando juntos!

Estudo musical

1 – FALTA DE INTERESSE

O que me chamou atenção foi o interesse de cada um, os alunos mais interessados tiveram um avanço enorme. Já os que não se interessavam muitos pelas aulas, não tiveram o mesmo resultado, ficaram pra trás.

Foi por isso que resolvi escrever esse texto, pois se você não tiver interessado naquilo que quer aprender você só vai perder tempo.

O QUE FAZER PARA TER MAIS INTERESSE NA AULA!

Se seu foco é aprender a tocar teclado, se esforce para que você conquiste seu objetivo. Se for melhorar sua técnica, aprender partitura, aprender teoria musical enfim..

Para ter mais interesse pelas aulas de música, é preciso primeiro saber se é realmente isso que você quer. Pois não adianta se esforçar se não é isso que você quer, o seu esforço será inútil. Quando você realmente quer uma coisa, você se interessa para aprender aquilo.

Não fique sempre na dependência de outras pessoas é preciso estudar e aprimorar o que se aprende, por isso que crio diversos conteúdos no canal do youtube e no site para te ajudar a conquistar seus objetivos musicais. Espero que tudo que posto tenha te ajudado.

2 – FALTA DE ATENÇÃO

Outra coisa que percebi foi á falta de atenção de alguns alunos, sei que algumas pessoas têm problemas de défice de atenção.  Mas isso pode ser corrigido, o estudo musical ajuda muito nesses casos.

Pois já tive alunos com esse problema e que graças a música, não tem mais esse problema por causa da disciplina musical.  Isso irá ver mais a frete, mas se você não tem esse problema.

O QUE FAZER PARA PRESTAR MAIS ATENÇÃO NOS ESTUDOS MUSICAIS

Geralmente a pessoa presta mais atenção em alguma coisa, quando aquilo é do seu interesse. Quando não é do seu interesse, ela não dá tanta importância aquilo.

O que vou passar aqui é o que eu fiz para conseguir ficar mais atento com meus estudos musicais, talvez você encontre outra maneira de se manter mais atento.

Bom eu fiz o seguinte, primeiro eu defini se era realmente isso que eu queria. Por que só assim, consegui ter um objetivo claro. Depois tracei uma meta, depois organizei o meus estudos de maneira produtiva.

De forma que eu não vinhesse perder tempo, tanto é que eu até ensinei isso em um curso gratuito por e-mail, que já ajudou bastante gente. Mas é preciso manter uma disciplina, para conseguir o resultado esperado.

3 – NÃO TER DISCIPLINA NOS ESTUDOS MUSICAIS

A falta de disciplina foi outro fator que me fez observar os alunos, os alunos que eram mais disciplinados com seus estudos. Desenvolverão rápido, já os indisciplinados demoraram mais tempo para aprender.

Posso citar até um exemplo de um aluno de escola publica onde dou aula, ele não conseguia de jeito nenhum tocar as músicas que eu passava.

Enquanto os outros alunos já estavam tocando sem olhar para partitura, eu até estranhei por que ele prestava atenção nas aulas. Conversando com ele, percebi que ele não era disciplinado com os estudos.

Eu passava exercícios pra casa ele não fazia, ele só fazia em sala de aula. Foi por isso que ele não desenvolvia como os outros, ele não seguia a rotina de estudo.

Para ser mais disciplinado, você precisa saber onde quer chegar com isso, e se vai valer a pena para você todo esforço. Por que assim você vai ter mais interesse pelo que faz e sempre vai prestar atenção nas aulas.

CONCLUSÃO

 

Sei que existem muitas coisas que faz com que você não cresça musicalmente, mas essas três que citei nesse artigo. São as que mais fazem você estacionar no tempo, evitando-as você verá o seu crescimento gradativamente ate chegar ao seu objetivo.




aprendendo teoria musical

4 comentários em “3 COISAS PARA EVITAR NOS ESTUDOS MUSICAIS

  1. José Carlos da silva Responder

    Boa tarde ? Sou o José Carlos e estou muito feliz com as postagens feitas procuro aproveitar as aulas, mas gostaria de tirar as musicas de ouvido e não consigo me de uma dica . Obrigado.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      José uma boa dica é você se guiar pelo baixo, como assim eu vou explicar. Você pega um trecho da musica e ao invés de você prestar atenção em todos instrumentos, você vai prestar atenção somente no contrabaixo. Tente ouvir e reproduzir as notas que o contrabaixo executa, se preferir anote essas notas em um caderno para não esquecer e depois confira junta a musica. Se errar não tem problema é só refazer o exercício até acertar, garanto que isso vai te ajudar a começar tirar musica de ouvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *