Como nossa série de estudos sobre transposição está se aproximando do fim.
Se você sentiu dificuldade em algum trecho dela, peço que volte a ler, a edição que você não entendeu ou volte ao inicio e releia com atenção para que não passe nada despercebido.
Este assunto pode parecer um pouco complicado para quem esta iniciando no mundo da música, Por isso requer o máximo de atenção possível.
Bom, vamos dar continuidade ao nosso estudo.
TRANSPOSIÇÃO LIDA
Para entendermos a transposição lida, precisamos observar o seguinte:
Iremos substituir a clave escrita por uma outra clave, de forma que as notas não mude de lugar mesmo depois de efetuado o transporte.
Lembrando de tudo isso será feito mentalmente.
COMO IREMOS FAZER ISSO?
Imaginamos a clave e a armadura do novo tom, procuramos antecipadamente as modificações que sofrerão na nova armadura, as notas que possuem alterações acidentais.
Isso requer algumas regras que facilitam bastante a leitura.
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Quando encontramos no tom transportado muito (#) e pouco (b) na armadura, não importando quantos (#) a mais ou (b) a menos na ordem dos (#) elevamos um semitom cromático.
Existem outras regras que não abordamos aqui por não haver necessidade no momento.
Recomendo essas postagens para ajudar nesse estudo.
CROMATISMO
ESCALA CROMÁTICA
INTERVALOS SUPERIOR E INFERIOR
Com está postagem encerramos nossa série sobre transposição, espero que tudo que foi dito nessa série seja de fácil compreensão.
BOM ESTUDO!!!