A diferença entre ruído e som musical

mulher ouvindo som

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

Som musical e a Teoria do som

Vou detalha mais sobre som musical, para te ajudar a entender a diferença entre um e outro.

Desde que nos entendemos como gente, estamos acostumados a ouvir diversos sons mas não estamos acostumados a diferenciar esses sons.

Hoje iremos falar um pouco sobre o som, vamos aprender a diferença entre um som ruído e um som musical. Quando somos bebês passamos por um processo de conhecimento de novos sons, todo tipo de som é identificado pelo nosso ouvido e memorizado em nossa mente.

Assim todo vez que ouvimos aquele som, já o identificamos e passamos a associa-los a alguma coisa.

som musical

Som: É o resultado do choque entre dois corpos (matéria),criando assim uma vibração sonora audível. segundo o wikipédia Os sons audíveis pelo”OuvidoHumano têm uma freqüência entre e 20.000 HZ.

Acima e abaixo desta faixa estão “Ultra-são” “Infra-som” respectivamente.

O som é dividido em duas classes, são elas:

Para mostrar como o som é dividido em duas classes, fiz um vídeo que explicara melhor o que falo. Você poderá ouvir a diferença e também ver imagens associadas a este som. Com certeza você percebera claramente que há diferença, entre o som musical e o som ruído.

Assista mais videos em nosso canal do youtube
Escreva-se canal do youtube

INSCREVA-SE NO CANAL | Para ver vídeos aulas que eu não não posto aqui no site, é só se inscrever e ativar o sininho lá no canal do youtube.

Som ruído; som ruído é o resultado de uma vibração sonora irregular,produzida, por exemplo, pelas maquinas, pela turbina de um avião, trem ou trovão e etc..

Som musical: O som musical é resultado da vibração sonora regular, causada por um corpo sonoro musical, pelos cantos dos pássaros,voz humana,sinos instrumentos musicais.

Conclusão

Dessa forma podemos ter uma noção sobre o que é som.

Para identificarmos quando estamos ouvido uma música ou um ruído. Espero que você tenha percebido bem a diferença, entre um e outro.

aprendendo teoria musical

9 comentários em “A diferença entre ruído e som musical

  1. thiago Responder

    O coachar do sapo cururu, o som de uma cigarra, o som dum sino (pêndulo), a voz de um papagaio . . . são sons musicais ou sons não musicais?

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Sim cada um produz o seu som. Espero ter esclarecido a usa duvida, qualquer coisa entre em contato, forte abraço!

    • thiago leite Responder

      TODO som é produzido, se não foi produzido então não é som. Não existe som não produzido. Existem três tipos de som: produzidos pela natureza, vozes, e instrumentos.

  2. Dani linda Responder

    ACHEI QUE FICOU MUITO CLARO OS VÍDEOS DE EXPLICAÇÃO! EU QUE NÃO ENTENDO NADA DE MÚSICA PUDE PERCEBER NITIDAMENTE AS DIFERENÇAS. PARABÉNS E ESTOU AGUARDANDO SEUS PRÓXIMOS PASSOS…PROFESSOR

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Que bom Dani, continue acompanhando que tem bastante conteúdo interessante que vai esclarecer muitas dúvidas do meio musical.

  3. simone Responder

    galera esse professor tem umas aulas maravilhosas de ver e aprender, adoro bjs..

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Obrigado, espero que esteja te ajudando a entender o som.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.