SAIBA COMO REGISTRAR SUAS COMPOSIÇÕES

REGISTRO DE MÚSICA

TENHA ACESSO:  Ao que todo tecladista profissional sabe e você não...

Hoje entraremos em um assunto extremamente importante, que é registrar suas composições.

Para quem não sabe também sou compositor, há algum tempo atrás eu não tinha a mínima noção de como iria registrar as minhas composições.
Eu criava as minhas músicas e não sabia que podia corre o risco de perdê-las para pessoas maliciosas e sem talento para compor. Até que um dia resolvi cantar uma de minhas músicas em um estabelecimento, onde havia diversos compositores.

 

A música foi um sucesso naquele local, as pessoas gostaram e já estavam cantando junto comigo.
Percebi também que tinha uma pessoa gravando o que eu cantava, depois essa mesma pessoa veio me perguntar se eu tinha registrado essa música?
 Eu respondi: _Não! E não entendia nada sobre registro, até que um amigo me alertou. Para eu registrar essa música, por que tinha gente de olho nela e querendo gravá-la.
Então ele me ajudou  e consegui registrá-la, antes que alguém o fizesse…
Por isso quero alertar a você que é um compositor e ainda não registrou sua música. Se você tem uma banda, um grupo ou se você tem sua carreira solo, precisa saber como manter suas  músicas completamente protegidas.
Mesmo se sua banda  for couver, sempre há algum integrante que arrisca umas composições. Tendo sempre  objetivo de ser um compositor e fazer músicas para outros cantores e para o seu próprio grupo.
Mas acabam esquecendo do principal, que é o registro de suas composições. Você já deve estar ciente que o número de roubo de músicas tem aumentado bastante, então se você é um compositor precisa manter suas músicas seguras.

 

Saiba primeiro o que são direitos autorais

REGISTRO DE MÚSICA

 

Direitos autorais é um conjunto de privilégios decretado por lei a pessoas física e jurídica  criadora de uma obra artística, dando a essa pessoa todo direito de desfrutar dos benefícios da exploração da sua criação.
Então temos que desfrutar das nossas obras ou criações não importando qual seja, desde que seja original e criada por você. Irei citar alguns exemplos do que você pode registrar;
  • Fotografias
  • Esculturas
  • Projeto de arquiteturas
  • Pinturas
  • Músicas
  • Gravuras
  • Livros e muito mais…
São inúmeras obras literárias, artísticas, científicas que são registrada todo dia em torno do mundo, que você não pode ficar de fora.
Como falamos de música neste blog, sabemos que há diversos leitores que são compositores e ainda não sabem como registrar suas composições. Vamos então ver quais são os passos para registrar suas composições.

 

CONHECENDO O ECAD

O ecad é uma instituição privada constituída por nove associações de música e instituída por lei, para fazer arrecadação e distribuição dos direitos autorais de músicas nacionais e internacionais em território brasileiro.
Tendo curiosidade e querendo saber mais sobre o ecad, entre no site do ecad para mais informação, vamos saber agora o que é preciso fazer para ter suas músicas registrada no ecad.
 Copie o link e cole, em seu navegador;  http://www.ecad.org.br/pt/Paginas/default.aspx

Onde posso registrar minhas composições

Se preciso registrar minhas músicas inéditas, procure a Escola de Música da UFRJ ou Biblioteca nacional. Pois na escola de música posso registrar as partituras e as melódias das musicas e na Biblioteca nacional registro a letra da música.

Para registrar na escola de música da UFRJ você precisa;
  • Preencher um formulário disponibilizado na pagina  do site da escola de música.
  • Uma copia da partitura da música completa com assinatura do autor, lembrando que todas paginas tem que esta numeradas e assinadas pelo autor e se for registrar a letra da música também tem que enviar uma copia da letra da música.
  • Comprovante de pagamento no valor de 15,00 reais através de boleto bancário

Para mais informação entre no site e confira!

Copie o link e cole, em seu navegador;  http://www.musica.ufrj.br/

A Biblioteca nacional – Disponibiliza um arquivo em PDF que explica muita coisa sobre o assunto, se você estiver interessado em saber mais, deixo aqui um link para o biblioteca nacional.

Outras formas de registar uma música

 
Você também pode se associar a uma das associações integrantes do ecad que seja perto da sua cidade, por que ela sera responsável de enviar seus dados e informações cadastras de sócio para o ecad.
Para você consultar com mais eficiência deixo link para as associações efetivadas no ecad, após você encontrar a mais perto de você e só se associar e registrar suas composições.
Espero que tenho tirado alguma dúvida com este artigo e tenha ajudado alguém, qualquer coisa deixe seu comentário se tiver em meu alcance ajudar estarei  fazendo com muito prazer, abraços.




aprendendo teoria musical

70 comentários em “SAIBA COMO REGISTRAR SUAS COMPOSIÇÕES

  1. Flaviana Velasco Responder

    Parabéns Jairo !!!!
    Adorei este post, muita informação importante, tenho muitas composições em variados estilos a minha dificuldade e conseguir que as musicas cheguem até os cantores isto ainda e um caminho a ser descoberto ….
    Parabéns!!!!

    • jairoleizer Autor do postResponder

      É esse processo de colocar música com um cantor já é bem difícil, mas não é impossível. Um bom começo é por com cantores da sua cidade, e ir ganhando visibilidade.

  2. Ednon Responder

    Amei esta página Jairo.
    Sou Músico – Compositor, tenho mais de 200 composições, e pretendo registrar de imediato “apenas duas até o momento”, mas estou perdidinho e não dei início ainda a minha carreira… Porém na minha cidade é muito caro pra registrar uma música no cartório, pois custa R$ 88,80(fora a partitura) As músicas são totalmente completas/prontas e de vários estilos. O probleminha​ tem sido registrar pelo menos um Álbum completo pra eu dar início a carreira. Acredito demais no meu dom pra compor, no entanto não pretendo gravar todas…
    -Me ajuda aí, estou por fora de como registrar músicas com ou sem partitura.
    -Estou morando atualmente no Ceará.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Boa noite Ednon tudo bem? Cara tá caro mesmo, parabéns pelo seu talento. 200 composições, um dia chego lá.
      Você não precisa registrar a partitura, hoje em dia tem como você registrar o áudio. Tem alguns sites que gera o registro e é mais barato, dá uma olhada no site Música registrada. É o que usei e te recomendo.

  3. Diógenes ferreira Responder

    Boa noite eu me chamo Diógenes,e sou compositor mais não sei nem como da o primeiro passo,para começar a registrar as minhas musicas,eu só componho e as deixo nos papeis,e por e por esse fato já perdi varias letras completas e outras em processo,oq eu faço???

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Boa noite, uma ideia para você não perder suas composições e a seguinte. Se você já tem a melodia ou a harmonia da música, grave-a com o celular mesmo e guarde no seu PC ou celular mesmo ou em um pendrive para você ter mais opções. Você também pode escrever-las em outros lugares, como no bloco de notas do celular, e salvar em outros lugares.

      O registro da música no início não é tão importante, o mais importante é você se filiar a um órgão do Ecad. E depois de se afiliar, enviar suas músicas pra la para você conseguir receber seus direitos autorais da sua música caso ela seja executada.

      Aí depois você gravar profissionalmente e registrarar, o registro de música é só mais uma segurança para provar que a música é sua. Com esses primeiros passos você já consegui botar seu trabalho pra andar, pois os outros passos você vai aprendendo conforme vai se envolvendo. Espero que essa dica te ajude Diógenes, forte abraço.

  4. Alverindo Pires de carvalho Responder

    Jairo, tenho 12 músicas composição minha. Como faço para registrar e colocar partituras.
    Quantos sai esse serviço.
    e onde tiro a carteirinha de músico.

  5. Barbara Responder

    Boa tarde Jairo, sou letrista e compositora. Não sou instrumentista mas crio a melodia e variações melódicas de cabeça. Na verdade, a minha grande dificuldade em registrar as minhas obras como música, é justamente por eu não saber escrever partitura, pois como disse, não sou musicista formada, e não sou instrumentista. Já registrei algumas obras na Biblioteca nacional, mas só pude registrar como Letra de Música. Se souber como me ajudar, ficarei muito grata. Não sei como passar as melodias que estão na minha cabeça para partituras. Desde já, agradeço a atenção.

  6. Jackson Angelo Responder

    Amei suas dicas. Tenho 45 anos e desde pequeno compunha músicas por “instinto”, mas coisa de momento, nunca registrei em meio algum durante décadas, mto menos havia dispositivos tipo celular, notebook etc. Resumindo, era coisa de momento, eu cantava mais pra mim mesmo. Nem tinha nenhum objetivo, até pq não entendo mto de música tecnicamente falando. Não sei se tenho objetivo mto forte com relação a isso. De 2016 pra cá foi q comecei a registrar em áudio as músicas q aparecem em minha cabeça. Bem, resumindo, eu fazia/faço texto poético, só q agora eles veem em forma musical. São pouco mais de 600 composições de 2016 pra cá, mais boas mesmo (pra mim) só considero umas 250 por aí, depende do momento. Comecei a catalogar por estilo mês passado. E só compartilhei umas 50 por aí em status do WhatsApp, com poucos contatos. No face, só algumas letras. Mas, depois de ler este artigo e vendo sua nobreza de espírito em orientar, informar tenho q cuidar melhor delas. Registrar, musicar mesmo (coisa q não sei, não entendo de notas musicais nem partitura), tentar divulgar/compartilhar de forma segura. Eu não canto bem, só crio (não digo bem). Um colega recente foi q me falou q música é patrimônio, uma construção cultural q deve ser registrada e de algum modo divulgada. Obrigado pelas orientações. Achei este espaço no Google. Continue o bom trabalho.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Jackson fico sinceramente muito feliz, com suas palavras. O registro é uma prova que a obra é sua, e hoje em dia já tem muitas formas válidas de provar isso.

      Exemplo: Registro formal, na biblioteca nacional, Ufrj,sites de registros online, Por carta pra você mesmo e não esquecendo, que hoje os vídeos da sua música no youtube também é válido como prova.

      Essa é uma dica extra, pois como você tem muitas composições. Então vai gastar muito dinheiro, por isso dei umas opções gratuitas de prova.

      Obrigado, pelo comentário. Há e lembrando, que para você receber os royalties da sua obra(receber pagamentos pela suas músicas). É preciso, esta registrado ao ecad ok.

      Forte abraço.

  7. Valdir da silva Responder

    O professor de canto da minha filha compôs uma musica junto com ela e ela colocou a voz dela e eu pai dela fui no estúdio e paguei para fazer um clip pra solta na mídia se por a caso a musica fizer sucesso qual o direito que minha filha tem sobre a musica com relação a parte financeira. Desde ja obrigado

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Boa tarde Valdir! Vamos lá, pelo que eu entendendo. Ela tem direito como compositora, pois teve participação na composição da música. Só precisa ver direitinho, com o professor dela. Se ela for menor, os pais que preenche o formulário pelo filho até ela poder responder por si.

      Se eles compuseram a música juntos, os dois são os compositores da música. Que receberam pagamentos pela execução obra, e ela também ganha mais uma porcentagem por ter colocado a voz na gravação.

      Isso é definido na hora que produto musical(Aquele que gravou a obra), preenche o formulário para gerar o ISRC (registro do produtor fonográfico para ser executado a música).

      O nome dela tem que esta incluído nesse registro, como compositora e participação na voz. Se não ela não terá direito a nada, e se tiver ela também precisa se registrar. Ao Ecad, pois é o ecad que faz esse recolhimento e repassa aos compositores…

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida. Deixe seu comentário.

      Forte abraço..

  8. Douglas Rafael Responder

    Olá sou cantor e compositor ainda não registrei minhas músicas e criei uma conta no YouTube e gostaria de saber se os termos de responsabilidade é segurança deste site YouTube cobrem contra plágio? Se puder responder ficarei agradecido

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Douglas eu não sei te dizer com exatidão, se ele cobre contra plágio. Mas ele te dá o direito, de reivindicar os seu direitos autorais. E pedir para remover o vídeo, de quem te plagiou. Qualquer dúvida é só dar uma lida, nos termos de direitos autorais deles. É bem esclarecedor e vai te ajudar, a tirar todos suas dúvidas.
      Forte abraço.

  9. Lindoilma silva do carmo Responder

    Ola jairo! Tenho um filho de 17 anos que escreve musicas tudo assim simples do jeito dele no caderno e com caneta. Nem sei quantas musicas…na verdade ele escreve rap é a paixao dele. Mas nem ele e nem eu temos a minima ideia de como fazer pra vender essas musicas se tem como sei la! Ele sonha em cantar…mas disse tambem que pretende vender. Mas como nao temos entendimento nenhum pra isso, gostaria quw me ajudasse! O que devemos fazer??

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Bom, ele pode vender as músicas dele sim. Ou melhor licencia-las, para que outros artistas possa usa-las.

      1- Pra isso seria bom, ele ter uma prova que as músicas são dele. E como ele faz isso?

      – Registrando as músicas dele, existe alguns meios. Mas eu vou falar apenas dois, que é pela Biblioteca nacional e o outro online. Pelo site Musica registrada.
      – Colocando vídeos no youtube, com letra e melodia. Pois também é uma forma de provar, que a música é dele. Por que vai tá a data, de quanto ele postou o vídeo.
      – E ele também pode enviar um email ou uma carta pra ele mesmo, contendo a letra ou áudio da música. Pois ali também irá consta a data, confirmando que ele foi o primeiro a ter REGISTRO legal da música.

      2- Depois ele fazer um registro no ecad, para poder receber os direitos.
      3- Distribuir sua música, para que alguém possa grava-la, toca-la e usa-la. Ele pode fazer isso sozinho ou contratar uma editora, para fazer a distribuição da sua música.

      Esse é uma pequena lista do que fazer, pois não dá para explicar tudo aqui. Pois é muito conteúdo pra explicar, mas isso ja da uma clareada no que fazer.

      Forte abraço: JAIRO LEIZER

  10. José Monteiro Responder

    JAIROLEIZER. Tenho 38 músicas compostas. Queria registrá-las pela internet. Gostaria que me indicasse um site seguro para isso e como vendê-las ou cedêlas para alguém cantá-las.

  11. Michelle Responder

    Tem como registrar a música de outra pessoa em meu nome? Essa pessoa registrou a música mas nem gravou cd e essa pessoa morreu.

    • Eliana Responder

      Olá, Michele!
      Ter, tem. Mas é plágio. E plágio é crime tipificado no Código Penal.
      Então, se você é artista e deseja divulgar essa obra, entre em contato com a família do autor e peça autorização para registrar, não no seu nome mas no nome do autor. Se você ou outra pessoa fizer sucesso com a obra, a família do autor ficará muito feliz e recompensará você. E onde o autor estiver, vai iluminar você. Um abraço.

  12. fililipe dos santos Responder

    O céu azul
    milésimo de segundos
    piscar de olhos
    sentido pra tudo JESUS.
    O homem ainda não teve o poder
    de explorar todo o mar
    o que o homem não sabe a ciência sozinha
    não pode explicar.
    Já percebeu, estamos flutuando em uma esfera gigante
    em meio a o universo sem fim
    somos limitado, o que ainda tem pra descobrir.
    O céu azul
    milésimo de segundos
    piscar de olhos
    sentido pra tudo JESUS.
    Eu entendo que muitas coisas são mistérios
    vai alem da compreensão humana, vai alem da sua capacidade intelectual
    vai alem de tudo e tudo se resume em um.
    JESUS
    JESUS
    JESUS
    JESUS
    O céu azul
    milésimo de segundos
    piscar de olhos
    sentido pra tudo JESUS. (4xs)

  13. Alesandra Responder

    Tenho mais ou menos umas 15 músicas pra vender e gostaria que alguém pudesse me ajudar a registra e a divulgar esse trabalho, se interessar pode entrar em contato comigo?

  14. deize augusto de oliveira Responder

    tenho muitas letras e gostaria de regusyralas mas tambem quero espo las para cantores que se enteressarem ;

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Para expor suas letras, é precisa se prevenir e registra-las. Para não ter problemas mais tarde, vai que suas músicas estourem nas paradas de sucesso. E como você vai provar que é sua autoria, todo cuidado é pouco.

  15. Tamires Monteiro Responder

    Fiz o mesmo cantei meu louvor ao qual também não estão registrados , porém, agora me apresso em registra los. Obrigada.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Melhor coisa que você faz, pela sua música. temos que ficar atentos, e proteger nossa criação.

  16. marta Responder

    Olá to nessa de não saber como registrar minhas composições tenho várias e o fato de muitas pessoas conhecerem e cantarem de cor elas tenho meio que receio por não ser registradas poderia me enviar o link de como registrar pela internet esse e o meio mais disponível pra mim obg

  17. joselene Responder

    olá,obrigada pela resposta,eu ainda gostaria de saber como eu consigo descobrir o compositor de uma musica,que foi gravada a algum tempo.

  18. Joselene Responder

    Olá eu componho musicas gospel,tenho musicas de anos e nunca registrei, mais nenhuma foi gravada ainda,mais minhas filhas estão se preparando pra gravar o primeiro cd em dupla e vao gravar algunhas, gostaria de saber se preciso registrar e se o procedimento é o mesmo,pela biblioteca nacional.e gostaria de aproveitar,para perguntar,se uma musica,,ja tem mais de trinta anos,e eu não acho o compositor,e queria fazer uma regravação nova,como faço?

  19. Joselene Responder

    Olá eu componho musicas gospel,tenho musicas de anos e nunca registrei mais nenhuma foi gravada ainda,mais minhas filhas estão se preparando pra gravar o primeiro cd em dupla e vao gravar algunhas, gostaria de saber se preciso registrar e se o procedimento é o mesmo,pela biblioteca nacional.e gostaria de aproveitar,para perguntar,se uma musica,,ja tem mais de trinta anos,e eu não acho o compositor,e queria fazer uma regravação nova,como faço?

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Você precisa registrar sim, para se manter segura. Existem muitos por ai, que vive a procura de músicas que não foram registrada. Para poder regravarem, e pegar o direito dessa música. Tome muito cuidado não dê, de bandeja sua arte. Música para ser regravada, pelo que sei sem pagar o direito. Ela precisa ser de domínio publico, e para entrar em domínio público demora 100 anos.

  20. Jaciane Responder

    Jairo, Tem como eu registrar a minha música pela Internet e ter muita confiança de que realmente está registrada e não corre mais riscos de outras pessoas tomar posse se tiver me mande o link para mim registrar por que eu também canto e pretendo gravar meu próprio DVD com minhas composições!

      • Jucinara Moura da Silva Responder

        Manda pra mim também, eu registrei ai minha somente no cartorio, paguei 90,00, mas estou meio assim sobre a melodia, nao fiz partitura, só no catorio, é perigoso?

  21. Neto Barroso Responder

    Olá !
    – Queria por gentileza umas informações
    No Caso Eu mandei 3 Musicas para uma Banda Na Qual as Músicas Eu nao Resistrei e O Vocalista Falou Que ia Grava no Cd Promocional Da Banda .
    Nessa Situação Se Ele Resistrar as Musicas eu Nao Tenho Direito a Nada até eu provar Que A Música Foi eu Que Criei ?

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Com certeza, dessa forma você confiou na honestidade dele e da banda. Então você terá que provar, que a música é sua para receber alguma coisa.

  22. Hedinete flexa Responder

    Uma pessoa pediu pra mim ouvir uma música que tinha feito .o escrito tudo errado e amelodia tambem não tava legal. Como estava gravando, resolvi ouvir melhor a letra e a melodia. Resolvi grava. Achei por bem fazer um mudança nas letra e no musical. Ficou muito boa a letra com o música. E também a pessoa passou outro título. Não achei muito legal o título e mudei. O que acontece a pessoal achou que ficou muito boa a música, E resolveu questionar comigo a música e me ameaça de me levar a justiça. E está me pedindo 1.000 reais. Entitulando-se compositora da música sendo que tenho prova da modificação. O que deve fazer?. Ela não fez registro da música. Gravei a música na minha versão cantada e musicalizada e título diferente. Em uma tiragem de 800 cd. Coloquei o nome dela. Por favor preciso de resposta? Ela nao está me deixando em paz. Fazendo ameaça e usando de verbos prejurativos. Eu queria que ela respeitase e valorizasse quanto eu contribuir pra ela.Tanto que coloquei o nome dela. Aguardo resposta pelo e-meil

    • jairoleizer Autor do postResponder

      É uma situação complicado, se ela tiver como provar que é autora da música. Você terá que ceder os direitos a ela, mesmo que você tenha modificado a música. Mas pelo que entendi, o trabalho todo foi seu. Pra evitar problemas, se eu tivesse no seu caso. Encontraria uma forma de conversar com ela, explicaria como funciona o direito autoral e colocaria ela como parceira da composição.
      Isso se houver como dialogar, mas vou conversar melhor com você por emal Hedinete.

    • Lucia Responder

      Você simplesmente pegou o bonde andando i correu i sentou na janela.Coitado essa pessoa q fez a primeira escrita sim ela tem o don de Deus .vc é muito é esperto isso sim.

  23. Fernanda Silva Moreira Mendes Responder

    sou compositora e gistaria de vender as minhas músicas,ainda não registrei gostaria de saber o valor de cada registro de cada musica.

  24. Marcos Nunes dos Santos Responder

    Jairo; Peço informar o local e o que necessário para registra. Sou co-autor. Cabe-me a letra e ao parceiro a música. Depois de gravada, quando tem início os direitos da arrecadação ? Qual o percentual atribuído ao compositor ? A gravação, distribuição e divulgação fica a cargo de quem ? Tem algum órgão governamental que assume tudo isso ? No caso do cantor aceitar grava-la recebe do compositor alguma coisa antecipadamente ? Em que períodos os direitos autorais são pagos. Se possível, gostaria que vc respondesse para meu e-mail : marcos.nunes.santos@hotmail.com
    Receba meu abraço agradecido. Recife,15/02/2017

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Todas as músicas, vão precisar de registro. Se você quiser, ganhar dinheiro com sua música.

  25. Janilton ribeiro Responder

    Eu sou compositor e tenho 10 músicas;gostaria de vendê-las e registrar vc pode me informar Jairoleizer passo a passo como eu devo fazer? manda sua resposta pelo o meu email ok?!

    • Eliana Responder

      Olá, Janilton.
      O Jairo já explicou como registrar. Leia o texto com atenção. Se pretende vender as suas composições, primeiro você tem de registrá-las. Se vender antes, a pessoa que comprar vai registrar no nome dela e você vai ficar a ver navios. Boa sorte.

  26. Janilton ribeiro Responder

    Eu sou compositor e tenho 10 músicas;gostatia de vendê-las e registrar vc pode me informar Jairoleizer passo a passo como eu devo fazer?

  27. Carlos Roberto Carvalho dos Sanos Responder

    Sou um compositor e gostaria de receber informações no meu e mail de como registras minhas composições pois tenho bastante dúvidas

  28. Carlos Roberto Carvalho dos Sanos Responder

    Também sou um compositor e tenho interesse em registrar minhas música,no entanto tenho muitas dúvidas…

  29. Rosalu Responder

    Ola, gostei muito das dicas, mas tenho uma dùvida: sou compositora e gostaria de saber como enviar minhas músicas aos cantores?

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Esse é um processo mais complicado, pois enviar música. Já enviei, e não recebi resposta. Depende muito do interesse do artista, Você enviar mais não que dizer que você será atendido.
      Você entrar em contato com eles por email, redes sóciais ou sites próprios. Tenha um bom argumento, para que pelo menos ele ou ela ouça sua música.
      Ah e uma dica! Envie música de acordo com estilo do cantor, ok. Espero que isso possa te ajudar.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Boa noite wilian, no próprio artigo eu deixei links. Onde você pode entrar no site da biblioteca nacional, para registrar suas músicas.

    • José Espedito da silva Responder

      Jairo.
      Como faço para fazer partidura das músicas, tenho escrita 42 letras gospel
      Vc faz a partidura? Quanto vc cobra por musica?

      • jairoleizer Autor do postResponder

        Existem programas de edição de partituras, que facilitam esse trabalho. Eu sei fazer, mas não trabalho fazendo partituras. Não tenho tempo, pra isso. Mai tem muita gente, que trabalha assim editando partituras. E cobrando por cada uma, cada um tem seu preço.

  30. Devanil Silva Responder

    Jairo,eu conheço um amigo que não gosta de registrar as músicas que faz.A desculpa que ele deu foi a de que alguém poderia ser o parceiro dele na música sem a vontade dele,mas eu acho que é porque o registro agora é pago.Resultado:em uma música,ele foi passado pra trás e acabou um cantor sendo parceiro dele com a música sem registro.Esse artigo é excelente para que possamos tomar cuidado e para cuidarmos de nossas composições como se fossem um tesouro maior.

    • Alesandra Responder

      Tenho mais ou menos umas 15 músicas pra vender e gostaria que alguém pudesse me ajudar a registra e a divulgar esse trabalho, se interessar pode entrar em contato comigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.