Por que estudar teoria musical é muito chato

estudar-teoria-musical

TENHA ACESSO:  Ao que todo tecladista profissional sabe e você não...

Por que estudar teoria musical se eu já sei tocar? Essa é uma pergunta que você já deve ter ouvido ou  essa, teoria musical é muito chato.

Muita gente acaba desistindo de ser músico, quando se depara com a teoria musical. Por que estudar teoria musical é  tão desestimulante assim, ao ponto de fazer uma pessoa desistir de ser músico?

Será que a teoria musical é esse monstro, que afasta o músico da musica?

Você é músico? Você estuda música? Você sabe a importância do estudo musical, para o nosso crescimento como músico.

Então é esse o assunto, que eu vou abordar nesse artigo. E se você que crescer como músico, esse é seu primeiro passo.

Eu já tive alunos que reclamavam muito, dizendo que teoria musical é muito chato. E por que estudar teoria musical, que eles queriam apenas tocar.

Um exemplo que eu usava, para convence-los a estudar era o seguinte. Por que vocês vão a escola, para aprender português se vocês já falam português?

 Alguns ficavam sem respostas, e outros falavam o que vinham na cabeça. E sempre tinha um que respondia o que eu queria ouvir. Que era, para melhorar a nossa forma de falar e escrever.

Então se você que melhorar a sua escrita musical, ou ganhar mais conhecimento para tocar melhor. Você precisa vencer, o mito de que teoria musical é chato.

Por que estudar teoria musical, se você já sabe tocar um instrumento.

musico-tocando

Por que você deve estudar teoria musical, mesmo se você já sabe tocar um instrumento musical. Até mesmo se você acha teoria musical chato, assim como eu também achei um dia.

Vou te dar um exemplo que aconteceu comigo, que fez com que eu mudasse meu pensamento. Em relação a achar, que teoria musical era uma chatice.

Eu já toquei muito na noite, e até hoje eu toco. Mas quando eu estava no inicio, e tocava todo final de semana. Isso a 16 anos atras, em 1999 para 2000.

Eu já tocava um instrumento, que era o teclado e também alguns instrumentos de percussão. Pois se você me acompanha, já sabe como eu comecei minha carreira musical.

E voltando ao nosso conteúdo…

O tempo foi passando, e eu não desenvolvi como músico. Como eu gostaria, repara que eu já tocava teclado e outros instrumentos.

 Mas o que acontecia, que eu sentia necessidade de aprender mais? Eu já tocava na noite, sabia alguns acordes, pegava música de ouvido.

O que acontecia é que eu só saiba aquilo, e quando me deparei que música não era só aquilo. Minha ficha caiu, quando surgiu coisas mais difíceis. Eu não sabia o que fazer, eu tinha pratica no instrumento. Mas não sabia o que estava fazendo, e nem como tocar aquelas musicas difíceis.

Qual as consequências de ficar na mesma, e não pensar em desenvolver como músico.

 Bom, você acabou de ler o meu exemplo acima. Mas não pense que foi  só isso que aconteceu, a coisa era séria.

Eu me vi sem saída, tive que estudar. E o motivo que me fez enxergar isso, foi que comecei a ver pessoas que começaram depois me passando.

Eu fiquei achando que não tinha talento, como podia uma pessoa começar a aprender um instrumento. Bem depois de mim, desenvolver mais rápido que eu que já tocava?

Essa situação começou a me deixar frustrado, até o momento que descobri. Que essa pessoa que me passou, estava estudando teoria musical.

Coisa que eu achava chato, era o que ia me levantar e me da base para ser um músico melhor.

Então foi por isso, que precisei estudar teoria musical. E  se você não quiser ficar pra trás, recomendo que você estude teoria musical agora.

Por isso se você também acha, a teoria musical chato. Acho melhor você rever, os seus conceitos.  Pois se não você pode, acabar vendo seus amigos começarem a estudar música.

E passar você bem mais rápido, e você ficar pra trás. Já pensou nisso? Que situação chata, e isso acabar desmotivando você.

Mas não se preocupe, pois você esta lendo este artigo. E assim como eu aprendi e desenvolvi, você também vai desenvolver como músico.

Você vai aprender como eu aprendi, e vai crescer assim como eu cresci musicalmente.

Como vencer o mito de que teoria musical é chato.

por-que-estudar-teoria-musical

 

O que vou te passar agora, não é nenhuma fórmula mágica. É simplesmente o que deu certo pra mim, e para alguns alunos que compartilhei.

Pois antes de aprender teoria musical, eu tocava e nada além disso. Separei até  um vídeo meu, tocando na noite em um evento.

Nesse vídeo eu estou no teclado, fazendo uma tributo a Tim maia com grupo Negros e vozes. Onde fiz parte, durante algum tempo.

 

Pois quero que você entenda, o que quero te passa
r nesse conteúdo.  Eu podia muito bem, não estudar pois já tocava. Mas eu tinha que crescer mais, e não ficar pra trás.

E como você também vai vencer esse mito, de que teoria musical é muito chato?

Você vai vencer isso, quando houver determinação dentro de você. Enquanto você continuar aceitando, e não encontrar uma motivação para aprender teoria musical.

E qual séria essa motivação? Eu não sei qual é a sua motivação, mais a minha foi não aceitar ficar pra trás. Se você não sabe qual é o seu, vou sitar alguns que pode te ajudar a lembrar.

 

  • Não aceitar ver quem começou depois de você, desenvolver mais rápido que você.
  • Querer ser um músico melhor.
  • Entender o que está fazendo quando toca.
  • Aprender a ler partituras
  • Conseguir ler cifras e partitura ao mesmo tempo.
  • etc….

 

Existem diversas motivações, cada um tem o seu. E você descobrindo o seu, você vencê o mito de que estudar teoria musical é chato.

Por isso separei algumas dicas, que vão te ajudar nesse processo. Basta você seguir, e praticar para que você possa ver resultado.

 

3 Dicas que irão fazer você desenvolver mais rápido, sua musicalidade.

estudar-teoria-musical

 

 

Essas dicas tem o intuito de te orientar, não é uma receita para te fazer um bom músico. Por que isso depende de você, da sua disposição, do seu esforço.

Por que estudar teoria musical, da maneira correta te leva a um outro nível musical.

 

1- Dica – Você precisa ter um objetivo a alcançar.

Esse objetivo que vai fazer você ter motivação, para começar a estudar e desenvolver. E assim começar a traçar metas, para conquistar esse objetivo.

Se você não sabe como traçar metas, que realmente funcione. Eu vou passar pra você, uma estrategia que eu uso para traçar metas.

Bom pegue um caderninho e anote, pois você estará fazendo o seu primeiro exercício.

Como traçar uma meta para seu estudo musical?

Nesse caderno que eu pedi para você pagar, você irá anotar as metas que você irá traçar ok.

Primeiro escrever no caderno, a meta principal que você pretende alcançar. Como por exemplo.

  • Meta principal – Aprender o básico de teoria musical em 3 meses.

 

Depois você vai escrever as metas menores, que são mais fáceis de alcançar. Como no exemplo:

  • Metas maior – Em um mês dominar a metade do método ou livro, que você vai comprar para estudar.

 

Em seguida passamos para as metas menores, que esta mais ao nosso alcance e podemos executa-las com mais facilidades

  • Metas menores –  Que pode ser, em uma semana aprender cada tema. Como entender sobre, como é formado as escalas. Na outra, como são formados os acordes, e assim por diante.

 

E por último as mini metas, que sera a base para alcançar a meta principal.

  • Mini metas – Que serão as metas diárias, que serviram de sustentação para você cumpri as metas. Um exemplo desse tipo de meta é, tirar 30 minutos diário para estudar teoria musical.  Não só estudar, como realmente entender e aprender.

Agora você já pode dá inicio, e começar a traçar suas metas. Pois só assim,  você irá alcançar seus objetivos com precisão.

2- Dica –  Organizar a forma que vai estudar música.

Depois de definir seu objetivo e traçar metas, para conseguir realiza-las. Você precisa organizar, a forma que vai estudar.

Para que não fique cansativo e chato, por isso que muita gente acha chato estudar teoria musical. Simplesmente por que, tem preguiça, estuda sem organização, sem objetivo e etc…

Isso torna seu estudo cada vez mais chato, por que você não tem uma motivação. Que te faça passar horas estudando.

Então eu fiz um ebook (Livro digital), para você aprender organizar seu estudo musical.  E depois disso você, já começar estudar.

E acabar de vez, com esse dúvida do Por que estudar teoria musical.

3- Dica – Começar a estudar teoria musical, agora mesmo.

 

Bom como você sabe, é essencial você estudar teoria musical. Se você não que ficar pra tras, ou si você não sabe partitura.

Você precisa estudar teoria musical, por isso que criei um método de teoria musical. Totalmente prático, onde você pode estudar praticando o método.

Se você quiser conhecer, e ver se é do seu interesse. Veja aqui o Por que estudar teoria musical,  e as vantagens  de saber teoria musical.

Conclusão

Você entendeu por que teoria musical, é importante da vida do músico?  Por isso se você tem alguma dúvida, deixa ai nos comentários.

Pois se você já sabe teoria musical, entende a importância dela na sua carreira musical. Espero que esse conteúdo te ajude, e que você possa crescer muito como músico.

Até semana que vez, onde estarei postando outros conteúdos  para te ajudar.

aprendendo teoria musical

4 comentários em “Por que estudar teoria musical é muito chato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.