Pauta musical ou pentagrama musical

notas em cima da linha

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

Você sabia que existem por ai muitos músicos, que não sabe o que é Pauta musical? Muitos tiveram até oportunidade de aprender mas não conseguiram, sinal que eles são b… opa complete você!
Não, não acho isso, apenas a forma como lhe foram passado não era de fácil compreensão.  Por isso procurei ser o mais simples possível, para que você possa aprender. Se você quer entender sobre partitura e teoria musical, preste bastante atenção.
 
Eu mesmo não sabia nada disso quando comecei a minha trajetória como músico, e eu já tocava na noite. A única coisa que eu sabia era ler cifras, o restante eu  tirava tudo de ouvido. Sei que é muito bom tirar tudo de ouvido, mas se você não souber isso.
Na minha opinião, você não vai muito longe.  Se você não quer mais olhar para uma partitura, e não entender nada,  este artigo é pra você.
Eu fiz uma pesquisa na minha cidade, e descobri que 60% dos tecladistas não sabe teoria musical. O numero espanta, mas é o que acontece no meio musical. Muitos não deles, não tiveram oportunidade de aprender. Outros não querem nem saber disso, pois tocam tudo de ouvido e assim vão levando a vida.
E você que ser assim? Você pode ser diferente, se quiser.  Só depende de você, ter conhecimento nunca é demais.
Mas creio eu, que quando eles caírem em si. Vão perceber a falta, que a teoria musical fez na vida musical deles. Mas vamos ao nosso estudo, e ganhar mais conhecimento sobre este assunto.

Conhecendo a Pauta musical

 

As notas musicais são escritas, em um conjunto de 5 linhas e 4 espaços traçado na horizontal. Esse conjunto de 5 linhas e 4 espaços, chamamos  de pauta musical ou pentagrama.
 pentagrama

As notas são escritas em cima das linhas, dentro dos espaços e conta-se de baixo para cima. Dê acordo com a posição da nota no pentagrama, o som pode ser grave ou agudo.

Notas em cima da linha

notas musicais em cima da linha

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

 

 

Notas dentro do espaço

 

notas musicais dentro do espaço

 

Entendendo isso você já esta meio caminho andado, pois eu tive alunos que demoraram para entender isso. Eu tive até que criar um método de teoria musical focado nas dificuldades que eles tinham. Para que eles poderem aprender mais rápido, por que eu tinha muito conteúdo para passar.
Assim como você esta aprendendo passo a passo, agora eu vou falar daquele simbolo que você viu na primeira figura. Que é a clave, vamos entender mais sobre ela.

O que é Chave

No inicio do pentagrama é utilizado um símbolo que chamamos de clave. Que serve para determina o nome da nota no pentagrama e sua altura na escala.
clave de sol
Sol = Determina o  local da nota sol dentro do pentagrama ou pauta musical como preferir .

 

 

 

 

 

 

clave de dó (musical leizer)

 

 = Determina o  local da nota  dentro do pentagrama ou pauta musical como preferir.

 

 

 

 

 

Clave Fa

 

 = Determina o  local da nota  dentro do pentagrama ou pauta musical como preferir .

 

 

 

 

 

 

Já que a clave determina qual sua nota dentro do pentagrama. Então teremos as demais notas em sequência .

Ps. Logo abaixo, tem um slide que fiz para explicar melhor. Basta você clicar no botão de avançar ou do play, para rodar o slide.

ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕE A PAUTA MUSICAL

Existem outros elementos que compõe  pauta musical, que também são muito importante para você aprender a ler uma partitura. Eu vou citar aqui algumas delas, para você ter conhecimento.

  • Notas musicais
  • Figuras rítmicas
  • Andamentos
  • Ornamentos
  • Pontos
  • Linhas suplementares
  • Barras
  • Sinais
  • entre outros..

Como eu disse são diversos elementos, que não caberia em um artigo só. Ficaria muito grande, por isso creio que se você chegou até aqui. É por que esta realmente interessado, em adquirir mais conhecimento. E eu explico sobre tudo isso que citei a cima e muito mais, no meu método de teoria musical fundamental.

Lembrando que ao clicar no link, você vai ser direcionado. Para outra página, onde pode adquirir o ebook que contem o método. ok

Logico que você não é obrigado a comprar, este método é pra quem não quer ficar na mesma.

 

CONCLUSÃO

Espero que eu tenha te ajudado com alguma dúvida que você tinha, pois muita gente tem dúvidas nesse assunto. Se você ainda ficou com dúvida, é só deixar o seu comentário.

Para que eu possa saber e poder tira-la, se estiver ao meu alcance. E não se esqueça que a teoria sem a prática, na minha opinião não vale de nada.

Pratique tudo que você aprende aqui na Musicalleizer, pois vai ser uma grande bagagem para sua vida musical.

aprendendo teoria musical

12 comentários em “Pauta musical ou pentagrama musical

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Tirando a clave, temos só o as cinco linhas do pentagrama. Podendo ser acrescentada outra clave. Tirando a clave, não podemos definir as notas.

      • jairoleizer Autor do postResponder

        Eu sei que todos querem divulgar seu trabalho, mas acho que não é dessa forma. Quando falo de figuras rítmicas, estou falando da figura que não produz som. Agora quando falo de notas, ai sim pode produzir som ou não. Vou deixar o seu comentário, para servi de exemplo para os meus leitores. Que muitos vão se tornar músicos ou professores de música, assim eles vão aprender a divulgarem seus trabalhos ou serviços. Da forma correta, ética e conquistar o seu espaço.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Eu deixei um slide no final do artigo, onde as notas estão escritas em seus lugares. você clica no botão avançar que ele vai passando as figuras, qualquer dúvida é só perguntar sanley.

  1. Anônimo Responder

    Legal, mas eu estava procurando como fazer um pentagrama com o teclado e lá em cima diz que aqui ensina a fazer um, porém não mostra. '-'

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Você pode usar sem medo,o acorde de fá maior na escala de dó maior. Por que este acorde se encontra dentro do campo harmônico de dó maior, sendo perfeito para usar com essa escala independente da altura que esteja.

  2. Dani linda Responder

    "Habilidade é o que você é capaz de fazer.A motivação determina o que você faz. E a
    atitude determina o quão bem você faz algo." (Lou Holtz)

    E vc possui essas três características!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.