O que fazer quando o desânimo de estudar música vem

Desânimo de estudar música

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

O desânimo quando bate acaba com tudo aquilo que foi construído durante anos.

Desânimo de estudar música

Um bom exemplo disso é quando estudamos um determinado instrumento musical durante anos ou estudamos teoria alguns meses e do nada vem aquele desânimo. Toda sua estrutura fica abalada, tudo aquilo que você aprendeu com muita dificuldade se perde e todo seu esforço para aprender algo, foi em vão. Então resolvi fazer este artigo para ajudar quem se encontra desanimado dos seus estudos, tanto na parte musical quanto em qualquer outro estudo.

 

 

 Por que se você deixar o desânimo tomar conta, você acaba desistindo dos seus objetivos. Irei dar algumas dicas, que podem lhe ajudar a não deixar que isso venha acontecer com você.

 

HORA CERTA PARA ESTUDAR

Ter um horário certo para o seu estudo é primordial, por que isso vai fazer com que você crie a sua rotina de estudo. já falei  em outro artigo sobre como fazer para criar a sua rotina de estudo e assim melhorar a suas habilidades com o seu instrumento. Creio que isso é fundamental, tanto para iniciantes quanto para quem já é experiente no assunto, os iniciantes irão aprender coisas novas e os experientes irão aperfeiçoar o que já sabem.

BUSCAR COISAS NOVAS PARA ESTUDAR

Uma boa estratégia para não desanimar dos seus estudos é buscar coisa novas para estudar, as vezes desanimamos de estudar por que estudamos a mesma coisa por muito tempo. Um bom exemplo disso é você estudar uma música e ficar estudando essa música a vida toda e não pegar outras músicas para estudar. Na minha opinião, isso enjoa e torna seu estudo chato e desestimulante. Nessa hora que começa vim o desânimo, tai a dica! Procure músicas novas para estudar, que tenha um grau de dificuldade maior  do que a anterior. Isso irá te estimular e dará motivação para estudar, deixando o desânimo completamente de lado.

 

Recuperando o ânimo

INSCREVA-SE NO CANAL | Para ver vídeos aulas que eu não não posto aqui no site, é só se inscrever e ativar o sininho lá no canal do youtube.

A coisa mais difícil para quem esta desanimado é recuperar o ânimo, você fica desmotivado e sem perspectiva para fazer as coisas. Tudo passa a dar errado, você não consegue estudar direito quando esta desanimado. Então quero dar uma dica que eu uso quando estou desanimado para estudar, que pode te ajudar ou não, por que cada pessoa tem um jeito e uma reação.O que eu faço é muito simples, paro de estudar e vou fazer outra coisa que me agrada como por exemplo: jogar vídeo game, praticar um esporte,ir a praia e outras coisa a mais… Não adianta ficar insistindo no estudo nesse momento por que na minha opinião, não conseguimos estudar direito assim. Separe outra outra hora para estudar e se distraia, vá passear, faça qualquer coisa, menos estudar nesse momento. Só volte a estudar quando se sentir bem relaxado e bem humorado, por que dessa forma você estará mais animado e com disposição para poder estudar.
CONCLUSÃO
Se vocês seguirem a risca as dicas que deixei aqui nessa postagem, com certeza na hora que bater aquele desânimo, vocês vão saber o que fazer e afastá-lo para bem longe e assim dar continuidade ao seu desenvolvimento musical.
 Boa sorte e lembrem-se: Nada de desânimo!




aprendendo teoria musical

12 comentários em “O que fazer quando o desânimo de estudar música vem

  1. Marcelli Responder

    Olá!
    Li toda sua postagem e gostei muito. to super pensativa, estamos no momento mais sério de nossas vidas que é essa pandemia de Corona vírus e a falta de ânimo se torna frequente. tenho que fazer um vídeo tocando escala de Lá menor no violino e não consigo, sou iniciante tenho minhas dificuldades. Me sinto sozinha com essas aulas a distância, parece que não tenho dom, que o instrumento não é pra mim, mas tem dias que me motivo e consigo tocar sem problemas. Obrigada pela motivação, embora tenha tempos sua publicação me senti aliviada porque não sou a única assim.
    Abraços

    • jairoleizer Autor do postResponder

      O desânimo nesse momento que estamos vivendo, é maior ainda.
      Por que o estudo presencial, tem mais calor e contato.

      E sentimos falta disso, mas não desanime. Tente criar uma rotina de estudo, busque novos conteúdos para estudar. Pois isso vai te estimular, eu falo muito isso em uma série de vídeo no meu canal no YouTube para ajudar aqueles que estão passando Por esse problema.

      Obrigadopelo seu comentário Marceli, forte abraço.

  2. Hudson Antunes Vieira Responder

    Deus abençoe por compartilhar sua experiência,tambem estoy passando por essa dificuldade,sou saxofonista amador tentando adentrar no mundo profissional!!! O estudo é fundamental,não tem como fugir!!!

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Com certeza amigo,temos que saber o que estamos fazendo. E o estudo é que vai dar essa consciência, do que você esta fazendo na música. Não basta só tocar, para ser um profissional. Tem que entender, praticar e vivenciar o que aprende. É dolorido, mas vale a pena….
      Forte abraço, Hudson.

  3. Rodolfo Responder

    Estudo sax e estou desanimado em estudar , no estado em que eu moro não consigo professor particular para o sax , só existe uma escola particular que ensine sax mas no momento não posso pagar o valor da mesma , tenho 26 anos , tenho sonho de aprender tocar bem um instrumento , quem sabe viver dessa profissão ou tb prestar concurso para músico, sei que a Internet tem muitas aulas , só que já tenho uma certa dificuldade em aprender e sinto a necessidade de alguém para estar do meu lado ensinando , as vezes penso em trocar de instrumento para algum que tenha professor em minha região , mas depois fico pensando em deixar tudo que aprendi no sax , certo que sei pouco Kkkkk, acho que estou no básico indo para o intermediário , ainda não toco muitas músicas , fico com medo tb de ir para um novo instrumento e não consegui ” rapidamente ” chegar no nível em que eu estava no sax , fico com de terminar me frustrando , preciso de um conselho de alguém experiente na área , desde já agradeço !

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Rodolfo, boa noite. Aqui é o Jairo Leizer, me identifiquei com que você esta passando. Bom eu também tive dificuldades na época que comecei, cara eu morava em comunidade aqui no Rio.

      Não tinha dinheiro nem pra comprar meu instrumento, eu só tinha vontade de aprender a tocar teclado,quanto menos ter um professor. Que na época era muito difícil, encontrar um professor de teclado.

      Hoje em dia já é mais fácil, o que eu fiz. Eu comecei a procurar um emprego, só até eu juntar o dinheiro para conseguir comprar um teclado. O
      que consegui foi comprar um, de segunda mão bem surrado.

      E comecei a tentar tirar as musicas de ouvido, depois consegui comprar umas revistinhas de bancas. E aprendi cifras por ali, comecei a tocar mais ou menos.

      E com tempo fui evoluindo, só depois de anos assim. Entrei em uma banda com amigos, tocando do meu jeito. Nessa banda comecei a tocar melhor, na pratica.

      Depois de 6 anos assim, consegui ter aulas com uma professora de piano. Através de um projeto social, que me indicou.

      Tive oportunidades de aprender diversos instrumentos, dessa forma. Vamos lá, eu só contei isso para te mostrar. Que podemos mudar nossa realidade, se tivermos foco no que queremos.

      Não deixa a falta de professor na sua cidade, acabar com seu sonho. Com tudo que você já construiu até o momento, é normal vim o desanimo. Cara eu sei que om um professor, você vai crescer mais rápido. Mais tudo tem seu tempo, você ainda é novo. Tem muito o que estudar, organize o seu estudo.

      Veja onde você esta perdendo tempo, trabalhe as suas dificuldades. E faz o seu melhor da sua maneira, observe os saxofonista na internet mesmo. Tenta tirar o máximo proveito, das experiências deles.

      Eu te garanto que você irá aprender muito, sem ter que pagar. E quando uma oportunidade, de ter condições para pagar um professor aparecer. Aí sim cara, vai com tudo. Por enquanto, faz o que esta no seu alcance.

      Dificuldade em um solo, ou na técnica. São superadas com tempo, estude da maneira que você pode no momento. Que as outras coisas vem com tempo, espero que essas pequenas palavras possa te ajudar de alguma forma.

      Forte abraço.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Taynara muito obrigado, fico feliz com a sua participação aqui na Musicalleizer.

  4. jairoleizer Autor do postResponder

    Fico feliz em saber que esta dica esta te ajudando, abraços.

  5. Devanil Silva Responder

    Era justo disso que eu estava precisando! Obrigado pela dica, Jairo!

  6. Danny Risadinha Responder

    Bom Dia …Parabéns eu vou analisar tudo que você me disse …Abraços Carinhosos

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Espero que este conteúdo possa ser útil para que as pessoas possam analisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.