O QUE É MIDI E PARA QUE SERVE

midi

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

Midi

midi

Mídi significa: (musical instrumento digital interface) é um padrão mundial de muitos instrumentos musicais,
permitindo que haja comunicação entre eles.

Este recurso é muito usado em shows ou em alguns estúdios. Para haver comunicação entre dois instrumentos mídi, precisamos de cabos mídi com terminas mídi in/out para ser conectados. Já existem conexões Midi-usb para ligar instrumentos mais sofisticados.

A comunicação entre os instrumentos são através de “mensagens” ou dados. O instrumento que envia os dados para um dos 16 canais Mídi, faz através de um cabo Mídi.

O cabo em si não divide os canais, como uma televisão que recebe diferentes canais, os equipamentos envolvidos na recepção e transmissão de dados devem estar sintonizados para que possam entender um ao outro.

Se os canais de envio e recepção dos instrumentos não coincidem, nem adianta ficar insistindo, pois o instrumento que recebe não ira entender e nem responder ao que está sendo enviando.

obs. Hoje em dia as conexões USB tem resolvido muito e ajudado
bastante. Por que para achar cabo mídi esta meio difícil.

Veja também:

cuide bem do seu instrumento

preparando seu instrumento

INSCREVA-SE NO CANAL | Para ver vídeos aulas que eu não não posto aqui no site, é só se inscrever e ativar o sininho lá no canal do youtube.

aprendendo teoria musical

7 comentários em “O QUE É MIDI E PARA QUE SERVE

  1. João alves Responder

    Boa noite é possível instalar os ritmos do psr s950 em um cartucho pra tocar no psr 520?Queria ritmos de baterias modernos que estão neste s950.ou e possível através do notebook? Por favor me ajudem.

  2. Alexandro Responder

    MIDI é muito mais do que isto! MIDI é uma forma de música com poucos dados, você só precisa ter uma espécie de “partitura” em formato MIDI (que não lembro o nome) daquela música para um instrumento ou software MIDI toca-la. Ao invés de ele reproduzir uma gravação ele vai tocar realmente a música que ali naquela “partitura” estiver escrita. Além disto este formato reproduz dezenas de instrumentos diferentes ao mesmo tempo tudo descrito naquela espécie de “partitura”, desde a bateria, o baixo, teclado e mais um monte de instrumentos ao mesmo tempo. Tudo digitalmente! Um arquivo mp3, wav ou outro tipo de arquivo de música seria algo assim (010010010010011111101011111001) com uma tonelada de bytes e uma música MIDI é algo assim (#3ADCa#4DAS) correspondendo a cada nota tocada, C seria dó, D seria ré, enfim! Uma música MIDI tem só poucos bytes de comprimento enquanto que se ela fosse uma reprodução gravada digitalmente teria vários Megabytes! Ela é muito usada em games, softwares diversos e em lugares que querem reproduzir muitas músicas usando pouco espaço e deixando o som da música LIMPA pois estará sento tocada naquele momento. Neste software que utiliza MIDI você tem um interpretador MIDI que é como um teclado que foi criado para reproduzir as dezenas ou milhares de músicas que estiverem lá armazenada em formato MIDI e armazenadas ocupando um minúsculo espaço em relação ao que seria se esta música se estivesse em outro formato mesmo que fosse em Mp3 ou outro formato de música compactada!

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Alexandro, muito obrigado por acrescentar a este conteúdo. A sua explicação brilhante, sobre MIDI. Quero dizer, que não me aprofundei tanto em MIDI assim. E agradeço muito, por compartilhar a sua informação conosco.

  3. Rafael D'Deus Responder

    Tenho um celular que tem essa função (USB MIDI), como possu utilizar esse recurso? qual app vc recomenda

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Rafael infelizmente eu não conheço nenhum, pois não sabia dessa função no celular. vou pesquisar mais sobre o assunto, muito obrigado pelo seu comentário.

  4. ANA CAROLINA VOZ E ALMA Responder

    tem como gravar uma musica no pc que toco com teclado psr yamaha 620?preciso de uma copia da minha musica e nao consigo.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Tem sim Ana! Você pode usar o cabo Midi do seu teclado, conecta-lo no seu pc e usar um software de edição de áudio com sonar, cubase, entre outros para gravar suas músicas. Agora se você quer algo só para amostra, você pode gravar pelo gravador de som do windows através do microfone do pc ou até mesmo de um celular e depois passar para o pc com cabo do celular. Espero que essa resposta tenha te ajudado, qualquer coisa entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.