Melhor maneira de achar as notas em instrumentos de teclas

Quando iniciamos o nosso estudo musical em instrumento de teclas, ficamos um pouco confusos na hora de identificar uma nota musical. Pelo simples fato de haver inúmeras teclas e com repetições de grupos de teclas totalmente iguais, se você também esta iniciando sua aula  de música em um instrumento de teclas e sente dificuldade para  decorar onde se encontra cada nota musical, este artigo é destinado a você, ensinarei alguns atalhos para que você consiga achar as notas musicais de forma simples e fácil.

 

ANALISANDO OS INSTRUMENTOS DE TECLAS

Se você ainda não observou todos os instrumentos de teclas repare que são compostos por teclas pretas e teclas brancas, como por exemplo o teclado que é o nosso foco principal aqui no blog, o piano, acordion, escaleta, orgão, cravo entre outros. Além de possuir um grupo de teclas que é composta por sete teclas brancas e cinco teclas pretas, que se repetem durante o numero de oitavas que cada instrumento possui, concluindo assim um total de doze teclas.
Oitavas – Conjunto  de sete notas  com a primeira nota repetida formando uma oitava, lembrando que a oitava tem relação com os intervalos entre cada graus, geralmente o primeiro  grau de cada tom (ou escala) é repetido depois do sétimo grau, formando o oitavo grau daquele tom (ou escala). Quando paramos nela consideramos como oitava e quando damos continuidade a outra oitava consideramos como primeira.
Exemplo: dentro da escala de dó maior temos os seguintes intervalos;
  • De Dó para Ré temos um intervalos de segunda
  • De Dó para Mi temos um intervalos de terça
  • De Dó para Fá temos um intervalos de quarta
  • De Dó para Sol temos um intervalos de quinta
  • De Dó para Lá temos um intervalos de sexta
  • De Dó para Si temos um intervalos de sétima
  • e assim repetindo a nota Dó temos um intervalo de oitava

Comparando as oitavas em instrumentos de teclas

Para ajudar nessa comparação eu irei mostrar alguns instrumentos de teclas e a sua quantidade de oitavas, para esclarecer o que foi dito acima. Assim  com esse exemplo, espero que qualquer dúvida que venha aparecer possa ser  sanada.
ESCALETAS
escaletaEntre duas a três oitavas

 

 

ACORDEON

acordeon

Entre duas a três oitavas




 

TECLADO
teclado-musical-arranjador-yamaha-dgx-6407-oitavas-204027100

Entre quatro, cinco, seis e sete oitavas

 

 

 

PIANO

Piano

Sete a oito oitavas

 

Achando as notas musicais de forma fácil

Um atalho para achar as notas musicais que você nunca mais vai esquecer é a seguinte, como eu disse acima que todos instrumento teclas é composto por teclas brancas e teclas pretas. Podemos então tirar proveito disso para achar a primeira nota musical que é a nota , reparem no seu teclado ou outro instrumento de teclas que temos um conjunto com duas teclas pretas seguido de três teclas pretas.
acorde

 

Isso se repete por todo o instrumento, como podemos ver acima, a nota dó vem sempre antes de duas teclas pretas. Então a primeira tecla branca entes de duas teclas pretas é a nota dó, se você já decorou a Sequênciadas notas musicais então fica fácil achar todas outros.
Outra dica é sempre antes das três teclas pretas temos a nota Fá, ai depois é só segui a sequência depois da nota fá vem a nota sol, la, si e assim por diante. E antes da nota fá vem a nota mi, re, dó concluindo a nossa dica. 


Achando os sustenidos e os bemóis em instrumentos de teclas

Os sustenidos são achados de forma ascendentes, para não complicar muito eu vou falar de uma forma simples e bem clara para que qualquer um possa entender. Como você já achou a nota dó no seu instrumento teclas, vamos encontrar o primeiro sustenido. A primeira tecla preta depois da nota dó temos o primeiro sustenido que é C#,  para encontrar os outros sustenidos vamos fazer da seguinte forma.
acorde3
Agora temos a nota Ré
  • Um semitom acima da nota Ré será a segunda nota preta que é D#
  • Um semitom acima da nota Mi será a próxima nota branca que é E#  que dessa vez não é teclas preta.
  • Um semitom acima da nota Fá será a primeira nota preta da sequência das três notas pretas que é F#
  • Um semitom acima da nota Sol será a segunda nota preta da sequência das três notas pretas que é G#
  • Um semitom acima da nota Lá será a terceira nota preta da sequência das três notas pretas que é A#
  • Um semitom acima da nota Si será a primeira nota branca  que é B#
 
Agora os bemóis são achados de forma descendente, Vamos ver logo abaixo como encontrar de maneira fácil. Começamos com a nota si, achando um semitom abaixo temos a nota Bb que é a terceira tecla preta do grupo das três teclas pretas agora vamos achar as outras.
  •  Um semitom abaixo da nota Lá será a segunda nota preta da sequência das três notas pretas que é Ab
  •  Um semitom abaixo da nota Sol será a primeira nota preta da sequência das três notas pretas que é Gb
  •  Um semitom abaixo da nota Fá será a tecla branca antes da nota fá  que é Fb
  •  Um semitom abaixo da nota Mi será a segunda nota preta da sequência das duas notas pretas que é Eb
  •  Um semitom abaixo da nota Ré será a primeira nota preta da sequência das duas notas pretas que é Db
  •  Um semitom abaixo da nota Dó será a  nota branca anterior a ela que é Dób

Se você teve dúvidas sobre os sustenidos e bemóis recomendo esse artigo Encontrando a tonalidade

CONCLUSÃO

Espero que esse estudo simples possa tirar suas dúvidas nesse sentido, existem muitas formas de se explicar sobre esse é qualquer assunto sobre música mas cada um tem a sua forma de explicar, procurei uma forma que qualquer um possa entender, se você teve alguma dúvida deixe seu comentário que irei respondê-las, um abraço.

4 thoughts on “Melhor maneira de achar as notas em instrumentos de teclas

  • Professor Jairo,
    Não sei se anteriormente comentei, resido nesta minúscula cidade de Fernão, onde não encontro professor para acordeon. Adquiri o Método Mascarenhas, mas o teclado é de 120 baixos. Alguns dizem que a primeira tecla branca do acordeon de 80 baixos é Si, outros Sol. Esta dúvida persiste. Se você, por um imenso favor, me dizer a NOTA DA PRIMEIRA TECLA BRANCA e se as demais seguem a escala normal e também da primeira tecla preta, isto em relação ao 80 baixos. Desta forma, acredito que terei um bom começo, porquanto, tenho a teoria.
    Fico muitíssimo grato.
    Antonio Dirceu Borelli.

    • Qualquer teclado é composto por conjuntos de 2 e 3 teclas pretas, gravando que a primeira tecla branca do conjunto de 2 pretas é o dó e a primeira branca do conjunto de 3 pretas é o fá, aí fica tudo fácil. O melhor método para quem quer iniciar no acordeon é o que se encontra na internet do professor Bernardo Luis, é o único que possibilita quem tem dificuldade em conseguir professor ao vivo.Espero ter ajudado.

      • Essa é uma maneira muito fácil de fazer propaganda, mas eu respeito a opinião de cada um. Eu tenho consciência que, o que eu ensino não vai agradar a todos. Mesmo assim agradeço pelo seu comentário, e continue aprendendo com método que seja melhor pra você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *