Conhecendo os graus musicais

tecla_teclado

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

Muitas das vezes não conseguimos  formar um acorde musical, por não entender direito como funciona os graus musicais. Quando passamos a entender os graus, até aqueles acordes que achamos difíceis se torna fáceis.

Por isso que fiz este artigo, para te ajudar. Para que você entenda e possa formar quaisquer acorde, sem depender de ninguém somente de você mesmo. Agora se você quer ir mais a fundo, recomendo que estude mais sobre teoria musical.

Graus Musicais

Cada nota da escala é chamada: grau. A marcação dos graus é feita em algarismos romanos de 1 a 8 e o oitavo grau pode ser chamado de primeiro, se por ele estivermos iniciando outra escala.

Nomes dos graus musicais:

tecla_teclado

I-tônica

II-supertônica

III-mediante

IV- subdominante

V- dominante

VI – superdominante

VII- sensível

VIII –tônica (repetição do primeiro grau)

 Grau conjunto 

É quando se executa um grau após o outro, assim sendo seu vizinho imediato.

Ex: dó /ré

grau conjunto

Graus disjuntos:

É quando se executa um grau distante do outro, que não seja vizinho imediato, não importando a distância entre eles.

Ex: dó/lá 

INSCREVA-SE NO CANAL | Para ver vídeos aulas que eu não não posto aqui no site, é só se inscrever e ativar o sininho lá no canal do youtube.

graus disjunto(musical leizer)

Tonalidade:

É a estrutura que nos permite sentir coordenadamente o domínio dos sons em ordem de formação de graus, que nos mantenha dentro de uma logica sonora com referência em uma tônica.

Tônica: Significa nota principal do tom ou acorde

Espero que com esse artigo você tenha aprendido o básico para pode formar seus acordes, pois como você sabe a teoria musical abrange muita coisa que não da para explicar neste artigo. Eu tenho um método de teoria musical passo a passo que criei para os meus alunos,  onde eles passaram a entender melhor a teoria musical a fundo.

Se você teve alguma dúvida, deixe o seu comentário para que eu possa saber o que você pensa sobre este conteúdo, um forte abraço e até o próximo artigo.

aprendendo teoria musical

3 comentários em “Conhecendo os graus musicais

  1. Antonio Barbosa da Silva Junior Responder

    Ola!, muito obrigado pelo assunto, estou fazendo faculdade de Música e tem muito assunto sobre intervalos harmônicos, quando é consonante perfeito, consonante imperfeito ou disonante, se você por gentileza tiver algum exemplo eu ficaria grato!!!.

  2. Jairo leizer Responder

    muito obrigado pelos comentários. eu procuro fazer o melhor

  3. Dani linda Responder

    Sei como é complicado resumir as noções básicas das aulas de teclado, mas você está conseguindo fazer isso muito bem! Continue assim com esse seu coração bom, que com certeza Deus está a olhar por vc!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.