Figuras musicais que dão ritmo musica

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

Bom vamos a mais um artigo semanal, se você ainda não percebeu preste bastante atenção. No que eu vou  te falar nesse artigo. Para você se tornar um músico completo, você precisa desenvolver três coisas.

O seu ouvido musical, precisa ter um boa interpretação e ter uma boa leitura musical.

Ter um conhecimento musical é muito importante, pois vai fazer você desenvolver mais rápido musicalmente. Pois é muito ruim um músico não  entender as figuras musicais, as cifras, a partitura entre outras coisas.

Se você nunca sentiu a necessidade de aprender teoria musical, um dia você vai sentir. Por que quanto mais você cresce mais será exigido de você.

  Figuras musicais meu pesadelo.

figuras musicais

Eu posso falar muito bem sobre isso, por que eu passei por essa experiencia.

Quando comecei minha carreira musical eu não sabia nada de teoria musical, eu tocava tudo de ouvido. Depois aprendi ler cifras com um amigo, e fiquei um bom tempo assim.

Se alguém me pergunta-se o que era figuras musicais, eu não saberia responder.  Por que eu nem sabia que isso existia.

Mas isso é assunto para outro artigo, pois é muito assunto que não convém a este conteúdo.

 Elas dão ritmo a música.

 

Inscreva-se no canal=> 

TRANSCRIÇÃO

 

Fala galera tudo bom,  aqui é o Jairo leizer.  E hoje eu venho trazer pra você  um vídeo, um pouco diferente daquilo que eu estou acostumado a trazer. E eu quero falar neste vídeo sobre as figuras rítmicas,  porque muita gente ficou com dúvida no vídeo anterior.
Algumas pessoas disseram que o vídeo estava  com áudio meio ruim, e  realmente o áudio estava  muito ruim mesmo. Então eu vou explicar novamente, sobre as figuras musicais que dão ritmo a música, então vamos lá?
Existe na música alguns símbolos, que representam uma duração sonora de cada nota musical. Os símbolos são muitos utilizados, e são chamados de figuras rítmicas né ou figuras musicais.
As figuras rítmicas, são as figuras que representa o ritmo dentro da música. Então agora a gente vai ver quais são esses símbolos, quais são essas figuras que dão ritmos nas músicas.
 Repara que, cada figura tem um nome.  E a gente vai ver  o nome de cada uma dessas figuras.

Nomes das figuras musicais

  1. Primeira figura, se chama semibreve
  2. a segunda mínima
  3. semínima
  4. colcheia
  5. semicolcheia
  6. Fusa
  7. Semifusa

Então essas são as figuras positivas, existem também as figuras negativo é que vamos ver mais à frente. As figuras que acabamos de ver, representa som dentro da música.

 Cada figura rítmica positiva que produz som, e ela também  possui a sua correspondente negativa. Que é o oposto, ela gera ou silêncio.  Então se é uma gera o som a outra gera o silêncio e elas têm o mesmo tempo de duração.
Essas figuras negativas são chamadas de pausas,  já ouviu falar aí ? Você que tá vendo esse vídeo agora, já ouviu falar das pausas musicais?
Então é isso aí, as pausas indicam a duração do silêncio dentro do pentagrama. Então vamos ver essas figuras das pausas.
 Repare que as figuras das pausas também tem o mesmo nome das figuras positivas, mesmo nome, vocês estão vendo.
  • semibreve
  • semínima usam o mesmo nome.

 

Então, a primeira figura é a;

  • pausa da semibreve
  • pausa da mínima
  • pausa da semínimo e assim por diante
  • pausa da cocheira
  • pausa da semícolcheia
  • pausa da Fusa
  • pausa na semifusa

O que é preciso entende  nas figuras musicais

Então é isso aí, mas tem uma coisa que você precisa saber. Que não basta só você sabe o nome dessas figuras, é preciso você entender. Que cada figura rítmica ou pausa vale a metade da  interior ou dobro da seguir.
Essa tabela que você vê no seu vídeo, ela é muito usado nas aulas de teoria musical.  Pra explicar sobre esse assunto.
Mas com o tempo você vai identificar  e com algumas explicações, você vai pegando direitinho como funciona essa tabela.
Eu também tenho a minha apostila de teoria musical né, que tem essa tabela. Tem outras tabela e tem muito conteúdo lá pra explicar sobre isso e se você deseja aprender mais. É só clicar no  link que deixo para apostila, é muito importante conhecer as figuras musicais  para que possamos entender. Como ler uma partitura, e eu resolvi refazer esse vídeo porque tem recebido diversos comentários pra explicar mais. E esse vídeo vai abrir a sua mente sobre esse assunto.
É isso aí galera, se você gostou desse vídeo. Se inscreva no canal para ficar por dentro de todas as atualizações que envio semanalmente.
compartilha esse vídeo que seus amigos, para que ele possa aprender também. Te espero na próxima semana, é isso aí um forte abraço
CONCLUSÃO

Bom eu estou em um processo de trazer o melhor conteúdo para você, que acompanha nossos conteúdos. Então, por isso estou compartilhando com você, esse novo formato de conteúdo.

Como você já me conhece, sabe que busco o melhor para meus alunos. Com isso estou testando vários formatos de conteúdo. No intuito de achar o que mais lhe agrade, e que seja melhor para o seu aprendizado.

Peço que deixe seu comentário, sobre qual melhor formato de conteúdo é a melhor para o seu aprendizado?

Se as vídeos aulas, se são áudio aula, apenas textos e imagens etc… Dê a sua opinião.

aprendendo teoria musical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.