Dando continuidade aos nossos exercícios...
Vamos fazer alguns exercícios com a figura da semínima mas antes de começarmos quero lembrar que esses exercícios vão aumentando o seu grau de dificuldade a cada semana que passa.
Por isso se você não sabe nada sobre figuras rítmicas, recomendo ler este artigo sobre figuras rítmicas mais usadas para que você passe a entender melhor do assunto e poder fazer os exercícios com mais facilidade.
Este exercício ainda e de nível básico, que fará com que você trabalhe sua leitura musical, a sua coordenação motora e percepção. Iremos trabalhar os cinco dedos de forma lenta sem presa, até atingirmos um movimento mais rápido.
Já faz um tempinho que postamos o exercício anterior, que foi todo trabalhado em cima de semibreve e mínima.
Gostaríamos que ao terminarem de ler o artigo, vocês comentassem o que estão achando dos exercícios e o que ele esta ajudando no seu crescimento musical.
APRENDENDO A CONTAR A SEMÍNIMA DENTRO DO COMPASSO
Primeiro vamos aprender a contar a semínima dentro do compasso simples, eu já fiz uma postagem sobre compasso simples que irá ajudar nessa tarefa. Depois iremos aprender a ler a figura da semínima dentro do compasso composto.
Lendo a figura da semínima no compasso simples
Iremos pegar o primeiro exemplo que é em um compasso 4/4 ou para quem ainda não entende
compasso quatro (4) por quatro (4) que é igual a isso (4/4)“.
Dentro do compasso 4/4 a figura da semínima vale 1 tempo de duração, então se queremos preencher todo compasso com esta figura. Precisaremos de quantas figuras da semínima?
Lembrando que estamos em um compasso 4/4. Enquanto você pensa, deixarei alguns artigos embaixo que irá te ajuda nesse estudo.
VÍDEO EXPLICANDO NOÇÕES SOBRE COMPASSO
Entendendo a unidade de tempo e a unidade de compasso
Se você respondeu quatro figuras da semínima acertou, precisamos de quatro figuras para preencher um compasso 4/4.
Assim como precisaríamos de três figuras da semínima para preencher um compasso três por quatro 3/4 e de duas para preencher um compasso dois por quatro 2/4.
Lendo a figura da mínima no compasso composto
Dentro do compasso composto a figura da semínima é lida de forma diferente, vamos entender como ele funciona dentro do compasso composto.
Se você ainda não entende o compasso composto recomendo este artigo, passando do simples para o compasso composto onde você entendera melhor esse processo.
No compasso composto a figura da semínima não é uma unidade de tempo como vemos no compasso simples.
Exemplo:
compasso simples 4/4, unidade de tempo semínima.
compasso composto 6/8, unidade de tempo colcheia.
Então logo de cara já percebemos a diferença, por isso podemos reparar que dentro do compasso composto, o tempo de duração da semínima não chega a completar uma unidade de tempo e nem uma unidade de compasso, por que? Vamos ver um exemplo que explicará melhor.
Em um compasso 3/8 a unidade de tempo é uma colcheia, para preencher esse compasso precisaríamos de três colcheias por que cada colcheia vale um tempo, formando assim três tempos.
Já que a colcheia vale um tempo, a semínima valera dois tempos e a mínima quatro tempos, como faríamos para achar os três tempos em uma figura só?
Usando a figura da semínima pontuado que forma sua unidade de compasso, se você não entendeu recomendo este artigo para entender o que o ponto faz com a figura e assim você como cheguei a essa conclusão.
EXERCITANDO AS SEMÍNIMAS NO SEU INSTRUMENTO
Já falamos bastante da semínima e entendemos como ela funciona, agora vamos praticar- las em um instrumento musical. Pode ser qualquer instrumento melódico sem exceção, juntado a teoria com a prática o seu desenvolvimento será melhor.
Neste primeiro exercício as figuras das semínimas estão com uma ligadura logo acima, isso significa que as notas que serão tocadas estarão ligadas uma a pois a outra. Por isso não deve haver corte no som, quando passamos de uma nota para outra.
Já nesse exercício a figura da semínima é tocada de forma destacada, a duração de tempo é a mesma só que o som produzido será um som seco sem prolongamento na passagem de uma para outra.
EXERCITANDO DENTRO DO COMPASSO COMPOSTO
Você pode fazer o mesmo exercício acima dentro do compasso composto, por que os exercícios acima são apenas forma de toque em seu instrumento mas você usará a figura da semínima pontuada para fazer os exercícios, não confunda o ponto embaixo da nota no compasso simples com o ponto do lado da nota no compasso composto.
É muito importante perceber a diferença na execução dos exercícios, para que você melhore ainda mais a sua percepção, a sua leitura e a forma de tocar no seu instrumento. estude corretamente os exercícios e deixe seu comentário sobre o artigo e suas dúvidas.