INTRODUÇÃO DO ESTUDO DAS CIFRAS
Tenho observado que alguns tecladistas não se preocupam em entender a leitura das cifras,
pelo fato de já ter decorado algumas delas. Quando ele se depara com cifras mais complicadas, a sua leitura e execução no instrumento é bloqueada, por que ele já não sabe o que está escrito ali.
Pensando nisso resolvi fazer uma série de estudos que podem ajudar muito aos iniciantes e também quem já é experiente no assunto.
COMEÇANDO O ESTUDO
Sabemos que as cifras são letras que utilizamos para representar as notas musicais ou acordes.
A partir dessa base que iremos iniciar nosso estudo, espero que essa forma de explicar as cifras, seja de grande valia para todos. Se você não leu a primeira parte da série recomendo de volte e leia, para que possa compreender melhor todo conteúdo.
CIFRAS DE ACORDES DIMINUTOS
Na lição da aula anterior terminamos falado dos acordes aumentados que da uma sonoridade bonita na uma música. Os acordes diminutos ao contrário dos aumentados, já são muitos usados e explorados pelos compositores, por ter uma sonoridade que mexe mais com os sentimentos.
Identificando Cifras Diminutas:
As cifras dos acordes diminutos são fáceis de identificar, vamos ver no exemplo:
C°, Cdim, C(b5)
Eles são identificados da seguinte maneira.
C°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
D°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
E°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
F°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
G°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
A°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
B°- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL EM MAIÚSCULO NO INÍCIO COM O SÍMBOLO (°) LOGO AO LADO.
Temos também outras maneiras de identificar, uma cifra de um acorde diminuta.
Cdim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Ddim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Edim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Fdim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Gdim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Adim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Bdim- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM AS INICIAIS DO SEU NOME LOGO APÓS.
Para terminar temos esta última forma de escrita das cifras diminutas.
C(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
D(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
E(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
F(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
G(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
A(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
B(b5)- LETRA QUE REPRESENTA A NOTA MUSICAL NO INÍCIO COM SÍMBOLO DO BEMOL SEGUIDO DO NÚMERO (5) ENTRE ASPAS.
Desta forma podemos ver como fica fácil identificar as cifras dos acordes diminutas.
CIFRAS DE ACORDES SUSPENSOS
Os acordes suspensos dão uma linda sonoridade na harmonia, Quando sabemos explorar-los.
Mas são poucos os compositores e arranjadores, que fazem uso desses acordes em suas composições ou arranjos.
Nessa aula iremos saber como escrever as cifras desses acordes.
Bom começaremos escrevendo a cifra da nota que será executada.
No nosso caso a nota (DÓ)
C – COMO VISTO NA PARTE 1 DOS ESTUDOS DAS CIFRAS
Primeiro temos (C) maiúsculo seguido das inicias do seu nome(SUS) e o número que irá acontecer a suspensão, como vemos logo abaixo no exemplo:
(sus2),(sus4)
As iniciais (sus) são usadas para indicar que o terceiro grau do acorde será substituído pelo 2° ou pelo 4° grau.
Se o terceiro grau continua-se a leitura desses acordes seriam diferentes, ficando assim: (Cadd2) ou (Cadd4).
Os acordes escrito com as iniciais (add) seguido de um número como nesse exemplo:(Cadd2),(Cadd4
INDICAM QUE NA PRÁTICA SERÁ TOCADO O ACORDE NORMAL 1° GRAU 3° GRAU E O 5° GRAU MAIS O NÚMERO QUE APARECE LOGO APÓS A INICIAL JUNTOS.
EXEMPLO 1: C = 1°/ 3°/ 5° grau junto com 2° grau ficando assim 1°/2°/3°/5° grau tocados juntos, formando o acorde de (Cadd2).
EXEMPLO 2: C = 1°/ 3°/ 5° grau junto com 4° grau ficando assim 1°/3°/4°/5° grau tocados juntos, formando o acorde de (Cadd4).
Com essa explicação percebemos que nos acordes (sus) o terceiro grau é substituído pelo 2° ou 4° grau, se acrescentarmos o 2° ou 4° grau sem eliminar o 3° grau, teremos essa cifra (add) assim deixando de ser um acorde suspenso.
Você também pode encontra a seguintes cifras (sus9) ou (sus11) para quem já decorou os graus perceberá que o 9°grau é mesma coisa que o 2° grau, e que o 11° grau é mesma coisa que o 4° grau.
Para que aja um bom entendimento leia até compreender.
CIFRAS DE ACORDES COM 6
Olá a todos! Como estamos avançando no nosso estudo das cifras, recomendo aos iniciantes que leiam as primeiras aulas desse estudo.
Só prossiga conforme o aprendizado, para que não haja ansiedade em aprender uma coisa que não conseguirá dar conta no momento.
Vamos ao estudo.
Os acordes com 6 Maiores são escrito da seguinte maneira.
Usando sempre a nota DÓ como base.
Primeiro nos temos a letra (C) MAIÚSCULA seguido do número (6) indicando que será uma sexta.
Desta maneira escrevemos a cifra de um acorde com sexta maior, veja na tabela abaixo como fica.
C – MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (C6)
D – MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (D6)
E – MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (E6)
F- MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (F6)
G – MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (G6)
A – MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (A6)
B – MAIÚSCULA seguido do número (6) forma esse acorde (B6)
Agora vamos escrever a cifra deste acorde no modo menor.
começamos com a letra (C) também maiúscula seguido da letra (m) minuscula e para finalizar a escrita temos o número 6 indicando que será uma sexta, ficando como na tabela abaixo.
C – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Cm6)
D – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Dm6)
E – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Em6)
F – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Fm6)
G – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Gm6)
A – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Am6)
B – MAIÚSCULO seguido da letra (m) minúsculo e o número(6), ficando assim (Bm6)
Com esse exemplo fica fácil identificar uma cifra de um acorde com 6.
CIFRAS DE ACORDES COM 7
Na harmonia moderna o sétimo grau foi acrescentado a tríade, passando a ser parte dela naturalmente.
Temos três formas de escrever ou ler as cifras de um acorde com sétima.
Tomando sempre como base a nota (DÓ).
Nas cifras que possui acordes com sétima maior temos a seguinte escrita.
cifrando acordes com 7
C – MAIÚSCULO com número(7) seguido da letra (M) MAIÚSCULO ficando dessa maneira:(C7M).
Para cifras de acordes com sétima menor temos.
C – MAIÚSCULO seguido do número(7) sem a letra (M) MAIÚSCULA como na anterior ficando assim,(C7).
E para finalizar temos os de 7 diminuta, que foge completamente do padrão das anteriores.
Reparem que nas cifras desses acordes, o número (7) visto anteriormente não aparecem, ficando assim sua escrita.
C – MAIÚSCULO com este símbolo (°) logo após.
ou
C – MAIÚSCULO com as inicias do seu nome (dim) logo após.
EXEMPLO: C° OU C(dim)
CONCLUSÃO
Para entender melhor porque isso ocorre, estude os intervalos a fundo e forme qualquer acorde que deseja, suas inversões, aberturas e muitas outras possibilidades. Chegamos ao fim desse estudo mas quero lembrar que existem outras cifras que não estudamos aqui,
Por não achar necessário no momento. Com o estudo dos intervalos você conseguira formar qualquer acorde.
Espero que esse estudo seja de grande valia para vocês. Bom estudo!