Como ler partituras rapidamente com este método

figuas-ritmicas

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

como ensinei meus alunos na escola

Jairo leizer - apresentação dos alunos

Como ler partituras, da maneira mais fácil. Não saber teoria musical e nem ler partituras, deixa o musico muito limitado. E muitas das vezes, ele não cresce musicalmente por causa disso.

Suas composições não são ricas harmonicamente nem melodicamente, e praticamente ele aprende apenas o básico.

Como dou aulas de música em escolas públicas, eu peguei uma turma de alunos que não sabia nada de partituras. Pra falar a verdade eles nem sabia o que era uma partitura.

E nesse artigo você vai ficar sabendo, como eu fiz pra eles lerem a partitura musical de forma rápida. E creio que se você tem dificuldade em aprendê-la. Você vai aprender bem mais rápido, dessa forma.

Se você achar tudo muito básico, um dos meus métodos de teoria musical. Que também pode te ajudar, bastante a tirar algumas dúvidas que você tenha.

Como era a turma de alunos de música

 

Antes de começar você precisa saber, como era essa turma de alunos para entender melhor. Se você é um professor de música em escolas, sabe como é!

O meu objetivo é musicalizar as crianças, alguns professores de música que conheço. Me aconselharam a simplesmente, fazer as crianças tocarem alguma coisa.

Mas eu acho que isso não é musicalizar alguém, eu quero que. Por mais que sejam crianças e adolescentes. Eles entendam o que estão fazendo, não simplesmente tocar por tocar.

Como se fossem papagaios, que repetem tudo que ouvem.

Eu queria ensinar realmente, como ler partituras. Sem enrolação, sem rodeios.

Essa turma era composta por crianças e adolescentes, no total de 32 alunos que não sabiam nada de música. Eles só conheciam as músicas que eles ouviam nas rádios, televisões e internet.

Mas eles não sabiam reproduzir o que ouviam e muito menos o que era partituras.

Com isso você já pode imaginar as dificuldades que eles tinham, além das distrações pelo numero de alunos. Como você sabe, sempre tem aqueles que não querem nada, e si você deixar nem aula consegui dar né kkk.

 

Como ler partituras, com dificuldade na leitura.

Logo na primeira aula, eu percebi que teria que ter uma estratégia. Para fazê-los lerem partituras. Você vai entender por que, eu insisti na leitura de partitura.

O motivo era por que alguns, ainda estavam começando a fazer contas numéricas. E a leitura da partitura ia ajudar muito, na parte de matemática e melhorar suas notas.

Quando comecei a falar sobre o pentagrama e as figuras rítmicas, parecia que eu estava falando inglês com eles.

Eles não entendiam nada do que eu falava, e uma aluna me fez uma pergunta. Tio eu estou aprendendo a ler partituras? Eu disse sim. E ela novamente perguntou: Mas o que é partitura, como ler partituras e pra que serve?

Essas perguntas foram bem objetivas, e talvez você tenha a mesma dúvida.

Por isso fiz questão, de colocar neste artigo. O que respondi a ela.

O que é partitura e pra que ela serve

A partitura é uma forma de escrita musical, assim como outras escritas. Ela tem seus próprios símbolos, que representa todos os sons produzidos por diversos instrumentos musicais. Esses símbolos são chamados de notas musicais.

E para que serve a partitura

Ela serve para tocarmos e lermos músicas escritas por compositores de todo mundo, sem precisarmos falar outras línguas.

Então essa foi à resposta que dei a ela, para que todos pudessem entender a importância de ler uma partitura.

O que eu fiz para que eles aprendessem rápido

Vamos ao que eu fiz, para eles lerem e tocarem o que estava escrito na partitura. Como era apenas uma aula por semana, tive que pegar pesado mesmo eles sendo crianças e adolescentes.

Montei as aulas para ter um resultado mais rápido, comecei incentiva-los com músicas que eles conheciam e gostavam. Assim eles se interessaram mais pelas aulas, e começaram a querer aprender.

Aí já comecei a passar no quadro alguns conteúdos sobre as partituras musicais, eles não entenderam bem na primeira aula. Mas na segunda semana de aula, eu mudei a forma de explicar. Sai do modo tradicional, e usei a linguagem deles.

O resultado que tive foi bem melhor quando comecei associar o dinheiro, com as figuras rítmicas.

Esse foi o método que usei, para eles aprenderem a dividir as figuras rítmicas na pauta musical. Mais rapidamente. Foi até engraçado porque um aluno disse!

Tio acho que já sei como ler partituras, é fácil!

Além disso fui trabalhando com eles, enviando partituras online e exercícios para casa.  Assim consegui esse resultado mais rápido, e eles souberam como ler partituras sem dificuldades.

MODO TRADICIONAL

Como ler as figuras ritmicas

INSCREVA-SE NO CANAL | Para ver vídeos aulas que eu não não posto aqui no site, é só se inscrever e ativar o sininho lá no canal do youtube.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom na imagem a cima você pode ver o modo que todos usam,  que é a forma tradicional.

 

MEU MODO COM ELES

quadro das figuras-ritmicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O método que usei com eles, foi igual a esse da imagem a cima. E com esse método eu tive um resultado bem melhor, que o método tradicional. Veja os resultados que tive usando os dois métodos, em sala de aula. Não quero dizer com isso, que a forma que usei é a melhor.

  1. Método tradicional = 9 alunos lendo partituras
  2. Método que usei = 20 alunos lendo partituras

 

E isso com apenas 4 aulas, eles já conseguiam ler todas partituras de músicas. Que eu levava e as do livro, que eles ganhavam.

 

Conclusão

Quero lembrar que esse método pode não funcionar pra todos, pois o método foi de acordo com as necessidades deles. Foi à forma que eles entenderam melhor, existem muitas formas de ensino.

Exemplo disso é o meu curso de teoria musical, que tem ajudado muitos músicos no seu inicio.

Para uns seria ótimo esse método e já pra outros seria uma perda de tempo.

Pois também testei esse método em outro lugar onde também dou aulas de flauta doce, e isso não funcionou. O método tradicional foi melhor para essa turma de flauta, não precisei acrescentar nada.

Se esse artigo te ajudou em algum sentido, deixe-me saber disso! Poste se comentário, com sua opinião e seja um amante da música.

aprendendo teoria musical

18 comentários em “Como ler partituras rapidamente com este método

  1. Ilquias Sales Bastos Responder

    O que foi ensinado lá em cima, foi referente ao tempo da música. Mais eu acho difícil é saber qual a nota no braço do violão. Quando é Mi(E) ou mi(Em) etc. De modo a olhar a partitura e executar a nota ou cifra e seu respectivo tempo, no violão.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      A partitura é usada para todos instrumentos, como instrumentos de cordas, de teclas, sopro enfim. Por isso não me foquei muito em um instrumento, mas existe diversos conteúdos na net que pode te ajudar na sua necessidade.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      A partitura é usada para todos instrumentos, como instrumentos de cordas, de teclas, sopro enfim. Por isso não me foquei muito em um instrumento, mas existe diversos conteúdos na net que pode te ajudar na sua necessidade.

  2. Ivo Tormes Responder

    Gostei muito e me ajudou bastante, só tenho a agradecer. Deus abençoe

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Ivo, espero poder ajudar mais e mais. Muito obrigado pelo comentário, isso só me faz ter certeza que estou no caminho certo. Obrigado.

  3. MARCOS PROKOP Responder

    tenho este problema também, mas como um sexagenario e a 1,5 ano comecei a tocar em casa, mas usando toda a tecnologia que se pode ter dentro do pc (GRATIS ) já echeguei a 510 musicas e no estilo de vangelis e filmes..posso e quero partilhar que quiser é só mandar imail.

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Ok Marcos, muito obrigado cara. Entrarei em contato.

  4. Vânia Responder

    Parabéns gostei desse modelo de aula eu mesma tenho dificuldade mas pôr preguiça de estudar acho entediante estou tentando vencer isso .

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Vânia fico feliz em saber, que esse artigo fez você se interessar a estudar música. Tenho certeza que você vai conseguir, confie em você.

  5. Rosane de Campos Responder

    Iniciei uma turma de musicalização com flauta para quem quizesse na igreja. Tenho crianças, pré adolescentes e adultos. Mas tenho dois pequenos de 7 anos que ainda não sabem escrever. Qual a melhor maneira de trabalhar com eles?

    • jairoleizer Autor do postResponder

      Olá, trabalho também com crianças de 7 e até mesmo de 6 anos e faço muito trabalho interativo, explorando os sons e a prática com instrumentos. Exemplo: Eles manuseiam os instrumentos, dai eu reproduzo um som e eles tentam imitar. Criança nessas idades tem que ser ensinadas através do lúdico. Espero ter esclarecido a sua dúvida, qualquer coisa, entre em contato, forte abraço!

  6. José Carlos da silva Responder

    Eu sou meio lento para ler partitura pela falta de vergonha mas achei este método interessante, mas preciso dar aula de musicalização infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.