1 – APRENDENDO A LER A CLAVE DE FÁ

A clave de fá é uma clave pouco usada pelos tecladistas mas é muito importante saber ler, escrever e executar esta clave.

Geralmente ela é usada por pianistas, baixistas e outros instrumentistas. Que tecladista não gostaria de tocar uma música escrita para piano no seu instrumento, sem ter que adaptá-la para teclado usando cifras por que não sabe ler clave de fá.

Então nesse artigo você irá aprender a ler está clave de forma simples e fácil, até você que esta iniciando conseguirá aprender sem nenhuma dificuldade, basta prestar atenção nos detalhes e nas diferenças entre a clave de sol e a clave de fá.

Agora se você é estudante de contra baixo, você tem a obrigação de aprender a ler e toca-la.

CLAVE DE FÁ

O por que estou falando isso, imagina a seguinte situação. Você é um baixista ou estudante de contra baixo, você tem a mania de tirar as músicas todas de ouvido, e não da muita importância para leitura e teoria musical. Ai você começa a tocar em uma banda ou grupo, esta tudo mil maravilha por que você tem um ouvi muito bom. Sua banda é convidada ou contratada para tocar com outras bandas, só que essas bandas tocam musicas diferentes das que você esta acostumado a tocar. Como você não conhece muito bem o estilo, você é obrigado a improvisar. Os músicos da outra banda te fala o tom da música, ai você tem que se vira. Só quando você passa por essa situação, você cai na real e vai estudar. Por que como você vai improvisar se você não sabe escala? Como baixista você precisa estudar a clave de fápara tocar as escalas, assim como os pianistas precisam estudar as duas claves, a de sol e a de fá. Agora que expliquei o porque você precisa estudar a clave de fá, vamos ao primeiro passo.

2- USANDO O DÓ CENTRAL COMO REFERÊNCIA

O dó central será nossa referência, como você já deve ter aprendido a clave de sol, suponho que você sabe onde fica o dó central. Se você ainda não sabe recomendo que aprenda primeiro a clave de sol e depois volte para este artigo, para aprender a clave de fá  e assim  não se confundir.

Então vamos pegar esse dó central que fica no meio do teclado e contar a escala de trás para frente ou seja de cima para baixo, como vemos na figura abaixo. (dó, si, lá, sol, fá, mi, re, dó).

E as outras notas são encontrada de acordo com a escala, também temos outra maneira de entender  e aprender a ler a clave de fá.

Ouça o som a partir do dó central

3- ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DA CLAVE

Essa forma já foi escrita em outro artigo sobre pentagrama e pauta musical que também explica o local da nota dentro pentagrama.

Então vamos encontrar a nota fá dentro da clave de fá e assim achar as outras notas, reparem que entre os dois pontinhos na clave de fá passa uma linha  do pentagrama.

Isso significa que a nota fá se encontra encima desta linha que contando de cima para baixo  e a segunda linha  e de baixo para cima é a quarta linha.

Assim concluímos que o primeiro espaço a cima fica localizado a nota sol e o primeiro espaço abaixo fica a nota mi, as outras notas são encontradas descendentemente uma após a outra e ascendentemente também, como vemos na figura abaixo.



Ouça o som de acordo com a figura acima 


Se você deseja tocar  junto para assimilar melhor o estudo fique a vontade, tocar junto com a gravação é um ótimo exercício para o aprendizado. Os baixistas iram adorar acompanhar essa escala de dó maior na clave de fá, por que será de muita utilidade para o crescimento deles.

4- EXERCÍCIOS NA CLAVE DE FÁ

Bom agora que você já entendeu o básico de como ler uma partitura na clave de fá, já ouviu o som do teclado e tocou junto para conhecer. Vou passar um exercício que vai te ajudar com seus estudos, esse exercício serve para todos os instrumentos que a leitura da partitura seja na clave de fa.

Baixe e estude…

Recomendo que você baixe e imprima o exercício para estudar melhor, pois estudar olhando para tela de um computador ou celular eu acho muito desgastante visualmente.

Por causa do brilho da tela e as distrações que encontramos, que pode até mudar o nosso foco de estudo. Mais isso é uma opinião minha, não quer dizer que você não possa estudar dessa forma. De repente você estude até melhor dessa maneira, ai já depende de você.

PARA QUEM É BAIXISTA

Seria muito injusto da minha parte, falar tudo isso e não te dar oportunidade de expandir o seu conhecimento.  Por que até então há muito coisa para aprender, que não teria como passar tudo em um artigo.

Como aqui na musicalleizer falamos pouco sobre contra baixo, e os contrabaixistas estão cada vez mais acido no site. Nada mais justo do que indicar o melhor lugar onde eles encontraram mais conhecimento, neste curso de contra baixo você vai aprender muito obre o instrumento.

Se torne um baixista de qualidade! Mais pra isso acontecer e preciso empenho da sua parte, pois não adianta nada você fazer aula com o melhor professor, estudar na melhor escola de música se você não se esforça para aprender.

Tudo só depende de você, nem o melhor curso pode resolver o seu problema se você não fizer a sua parte.

CONCLUSÃO

Dessa maneira encontramos duas formas fáceis de aprender a ler a clave de , compreendendo como ela funciona.

Mas é como eu disse acima, se você realmente quer aprender é preciso se dedicar e treinar.  Para finalizar este conteúdo deixo mais uma dica importante, para crescer como músico é preciso treinar bastante e ter foco naquilo que se deseja. Deixe seu comentário e seja mais um amante da música.

57 Responses

  1. Olá boa tarde. Estou estudando música. Agora estou estudando a clave de fa. Tenho muitas dúvidas. Pergunto… Existe algum livro que explica melhor sobre esta clave de fa. Livro que tenha todas explicações necessárias. Aguardo retorno. Obrigado.

  2. Muito boa as dicas, estudo orgão então a dificuldade é grande com a clave de fá, adorei o texto e os exercicios, agora é só treinar

  3. Adorei! Estou iniciando no baixo e tenho me esforçado pra aprender bem a teoria. Minhas mãos são pequenas mas fico pulando o máximo que dá. kk

    1. Que bom que pude te ajudar, isso me incentiva a cada dia criar mais conteúdos que ajude musicalmente. Fico feliz pelo seu empenho, continue assim.

  4. boa noite fasso mts na ccb,clave de fa é inportante pra estudos de corda como violino e tbm sobre sinais de alteraçoes # Sustendindo,bemol d.Sustendido,d.bemol,bequadro,batendo a mao no mts muda algo ou so quando tocar o instrumento muda as notas?

    deus abençoe APDD

  5. boa noite fasso mts na ccb,clave de fa é inportante pra estudos de corda como violino e tbm sobre sinais de alteraçoes # Sustendindo,bemol d.Sustendido,d.bemol,bequadro,batendo a mao no mts muda algo ou so quando tocar o instrumento muda as notas?

    deus abençoe APDD

    1. Davison obrigado pelo comentário espero esta ajudando com suas dúvidas, só não entendi direito essas abreviaturas. Pode me explicar novamente a pergunta?

  6. Olá, Jairo! Muito valiosos os seus ensinamentos. Estudei música há 30 anos atrás, quando iniciei em Trompete, mas o destino me reservou outros planos. Fiquei este tempo todo afastado da música, mas agora estou tentando retornar. Só lia na clave de sol e agora, com a oportunidade de participar de um coral, estou sendo obrigado a estudar a clave de fá, pois minha voz é de baixo. Achei super fácil os seus ensinamentos e como você disse, temos que treinar bastante. Muito obrigado!

  7. Boa noite comecei a fazer aula de música na CCB clave de sol foi mais fácil mais a clave de fã esta dando um no na minha mente como posso aprender mais fácil tem algum Macete

    1. Geralmente fazemos confusão com a clave de sol, as vezes começamos a ler na clave de fá. E nossa mente espontaneamente nos leva para clave de sol, o macete é praticar. Só com pratica você acaba, tendo discernimento das duas claves.
      Dica – Estude a clave de fá, pelo menos 30 minuto de segunda a sexta. Ou nos dias que você separa para estudar, musica ok. Depois você vai ver o resultado, disso.

      Faça leitura da partitura, somente leitura. Como você estivesse lendo um livro qualquer, analisando cada compasso, frases e notas. Com um mês você verá a diferença na sua leitura, da clave de fá. Espero que te ajude, um forte abraço.

  8. Profº Jairo , estas de parabens pelo belo e rico conteudo de seu site . Tive a 1ª aula contigo na segunda passada e sempre quis aprender piano . Vou me empenhar . ok? Parabens mais 1 vez ! Força !

    1. Rian, eu agradeço e espero poder te ajudar bastante. No seu aprendizado de piano, o seu comentário me incentiva a criar mais conteúdo que ajude na educação musical. Obrigado pela força, e te aguardo na próxima aula presencial.

  9. Olá, estou iniciando o aprendizado de música. Meu professor pediu um trabalho sobre dó maior em todas as 7 claves (Sol, fá na 3ª e 4ª linha e dó na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linha), ascendente e descendente, utilizando o sustenido e bemol. E simplesmente não consegui avançar muito, alguém poderia me ajudar, mas preciso de exemplo no pentagrama.

    Obrigada

    1. Olá Marcia tudo bom? Pelo que vejo, você esta iniciando como você diz. Mas pelo trabalho que seu professor passou, ao meu ver. Não é um trabalho pra quem esta iniciando, e sim para quem já tem uma noção do que é clave.
      Mas se ele passou pra você, é por que ele deve ter explicado e entendido que você aprendeu.

      Então vamos a uma explicação rápida, sobre clave.
      A clave ela determina o nome da nota.
      ex.
      Clave de sol – começa na segunda linha. Então automaticamente, a nota que está em cima da segunda linha. Vai ser a nota sol, e isso se dá com todas elas.
      ex.
      Clave de fá – Se começar na 3 linha, então a nota fá será encontrada na 3 linha. Agora se começar na 4 linha, a nota fá será encontrada na 4 linha.
      Encontrando a nota da clave, as outras notas serão encontradas sucessivamente.
      E isso vale para todas as claves, incluindo a de dó.

      Ex. Clave de dó – Se começar na 1 linha, a nota dó estará na 1 linha. Assim sucessivamente, com as demais.
      Espero que essa explicação rápida, tire suas dúvidas. Qualquer coisa entre em contato por e-mail.

  10. MUITO BOM, SÓ TENHO A AGRADECER POIS ALGUNS MESES ESTUDO A MÚSICA, E AINDA NÃO HAVIA APRENDIDO A CLAVA DE FÁ, ATRAVÉS DESTE CONTEÚDO TAO BEM EXPLICADO ,GRAÇAS A DEUS CONSEGUIR APRENDER….OBRIGADA, DEUS TE ABENÇOE!!!

    1. Sidineia, eu fico feliz por ter aprendido. Isso me anima, e dar continuidade a esse trabalho. Espero tá ajudando muito mais, muito obrigado.

  11. Jairo Boa tarde ! todos os profissionais de musica não começaram, a desenvolver o domínio do instrumento da noite para o dia,e como os futuros iniciantes tem que ter interesse e muita dedicação, a pessoa para se tornar um bom profissional ele se dedicou muito,e como eu disse acima,o homem sem conhecimento ele não e nada X nada,um pouco de cada coisa tem que ter conhecimento, e sem conhecimento se torna a própria chave de sua destruição.Eu mesmo amo a musica,mais do que as mulheres.Poque?A musica não feri os seus sentimentos,e faz você viajar em outras dimensões. Quem não ama a musica,uma boa musica não gosta de Deus! porque ele criou tudo e nos deu vários tipos de talentos,e para chegar ao auge de onde queira chegar,temos que ser que nem uma pedra preciosa bruta,mais para ela ir para exposição,ela tem que ser lapidada,assim e o nosso talentos.No mais estou interessado neste curso

    1. Nem sempre todo profissional se dedicou muito, tem muita gente que se dedica anos e não é um profissional. Existem muitos meios de se tornar um profissional, e o caminho do interesse e dedicação são pra poucos.
      Respeito a sua opinião, e obrigado pelo comentário.

  12. Bom dia ! Executo trombone de vara e tenho uma dúvida quanto à leitura da clave de Fa .
    Gostaria de saber o modo certo : tocar as notas como estão escritas,com por exemplo ,onde for a nota Fa na quarta linha tocá-la como Fa ou transportá-la e ler a nota Sol.
    Meu instrumento é em Sb.
    Obrigado !

    1. Olá José Mario, Também sou trombonista e o correto é tocar como está escrito, se está fá então toque o som do fá, não transponha para sol.

  13. Boa noite jairo eu toco trombone de vara e sei ler as duas chaves de sol e de fá mais quando pego uma partitura na chave de Fà com 4 # ou mais ou 5 b eu nao sei se as notas vao ser natural ou se vou tocar ela em # ou b msm obg.

  14. obrigado Jairo pelas dicas do clave de fa estou estudando sax tenor ja passei pelo clave de sol no soprano agora estou começando no clave de fa pro tenor Deus ti abençoe pelo don e dedicaçao que Deus ti deu pra ajudar as pessoas.

  15. bom dia, Jairo

    Meu nome Rosalina, já toco teclado clave de Sol, agora estamos começando a estudar a clave de Fá, obrigada pela explicação tão significativa.
    Vou dedicar para entender a nova clave.

  16. Estudo Órgão na CCB e realmente minha maior dificuldade é a clave de fá, gostei muito da sua explicação, pareceu bem mais fácil para mim.

    1. Maria fico feliz em saber que pude te ajudar, pois sei o quanto a explicação desse tema tem deixado os alunos confusos.

      Por isso procuro facilitar deixando a explicação mais clara para os alunos.

  17. É possível conseguir ler ao mesmo tempo tanto a Clave de Sol quanto de Fá? Nossa senhora.
    A Clave de Sol eu já sei ler, mas agora comecei a Clave de Fá e não consigo gravar, de jeito nenhum. Vejo a nota e tenho que ficar “calculando” pra saber qual nota é.

  18. Oi, eu sou o Cláudio, tenho 54 anos e sou apaixonado pelo contrabaixo.
    Sei muito pouco sobre música, e também, sobre esse instrumento, mesmo possuindo um Tagima 5 cordas.
    Demorei muito pra me inteirar do assunto música mas ainda tenho esperança de aprender ao menos o básico.
    Estou comentando aqui pois senti seriedade em vocês.
    Vou acompanhar vocês dentro do possível.
    Um abraço !

    1. Bom dia Cláudio tudo bem, agradecemos muito pela confiança no nosso trabalho. E esperamos atender a sua expectativa, sentimos que quando temos algo a fazer na vida , temos que fazer. Por mais que a nossa trajetória de vida nos leve para outro caminho, chega uma hora que temos que parar e nos dedicar ao nosso proposito de vida. Pois só assim nos sentimos bem, então siga o seu proposito de estudar o contrabaixo. Se o nosso conteúdo te ajudar em seu propósito, ficaremos felizes em participar dessa sua trajetório.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *