CONHECENDO UM POUCO SOBRE CADÊNCIA

SUBDOMINANTE E DOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

Aprender isso:  Me tornou um tecladista profissional bem mais rápido...

 

CADÊNCIA

Nesta edição irei abordar um assunto muito importante para nós tecladistas. Se você é tecladista de um grupo musical ou de uma banda vai se identificar com esse assunto, precisamos estar sempre atualizados, se quisermos estar na ativa.

Buscar músicas novas que estão nas paradas de sucesso, claro dentro do estilo musical que resolvemos seguir. “Lembrando que quanto mais você sabe melhor! Assim você não fica presa a um estilo musical deixando os outros de lado”. As vezes recorremos a internet para encontrar as cifras de uma determinada música que precisamos tocar.Mas ao executá-la, percebemos que existe algo de errado nela, justamente na cadência.

Ai somos obrigados a tirá-la de ouvido. Mas como tirar uma música de ouvido se o músico não entende nada sobre cadência? A não ser se ele conseguir reconhecer auditivamente cada um dos acordes e percebê-los dentro de uma música, facilitando na hora de tirar uma melodia de ouvido. Por isso é sempre importante o músico ter mínimo possível de conhecimento de campo harmônico.


O QUE É CADÊNCIA?

É a sequência de acordes que obedecem a uma determinada lógica sonora, dando movimento em uma harmonia. Citarei aqui apenas três exemplos, mas existem vários que vocês podem estar pesquisando:

DOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

DOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

SUBDOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

SUBDOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

SUBDOMINANTE E DOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

SUBDOMINANTE E DOMINANTE- EM DIREÇÃO À TÔNICA

CONCLUSÃO

Se quisermos dominar a harmonia, precisamos entender sobre a cadência e as possibilidades

INSCREVA-SE NO CANAL | Para ver vídeos aulas que eu não não posto aqui no site, é só se inscrever e ativar o sininho lá no canal do youtube.

encontrada dentro do campo harmônico.

aprendendo teoria musical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.