Hoje vamos dar inicio a uma série de dedilhados para arpejos, que vai  melhorar muito a sua técnica no seu instrumento de tecla.

O objetivo dessa série de estudo é ajudar você que é um pianista, um tecladista, saxofonista enfim, você que toca um instrumento de tecla.

Pois os dedilhados que serão visto nesses exercícios são para instrumento de teclas, mas se você quiser aplicar esse dedilhado em outro instrumento que não seja de tecla, eu não recomendo fica ao seu critério.

Irei falar sobre o dedilhado adequado e mostrar na prática como fazer esse dedilhado para facilitar aos que sentirem dificuldades, acompanhe está série e pratique-as em seu instrumento por que serão conteúdos ricos para seu desenvolvimento musical.

 

O que é Arpejo

 

A primeira coisa que você precisa saber sobre arpejos, é que eles são as notas de um acorde tocadas de forma sucessiva. Uma  pois a outra e não simultaneamente (juntas) como são tocados os acordes normais, os arpejos também podem ser considerados como simples e compostos.
  • Arpejos simples – geralmente só tocamos as três ultimas notas do acorde.
  • Arpejos compostos – Esse sim tocamos todas as notas do acorde.

 

Agora que você já sabe o que é um arpejo podemos dar continuidade ao nosso exercícios, iremos começar com um dedilhado para acordes tríades no modo maior e menor.

Arpejo sobre acorde tríade maior

Como  você já sabe o acorde tríade é formado por três notas, e vamos começar dando exemplo no acorde de Dó maior.

O acorde de dó maior é formado pelas seguintes notas Dó, Mi , Sol , então vamos arpejar em cima dessas três notas do acorde.

Para esse exercício vamos usar a figura da semicolcheia e terminar com uma semínima, em um compasso 4/4 veja na figura abaixo.

 

Os números colocados em cima de cada nota representa os dedos da mão esquerda;

  • número 1 = dedo 1
  • número 2 = dedo 2
  • número 3 = dedo 3
  • número 4 = dedo 4
  • número 5 = dedo 5

Se você deseja saber mais sobre mão e dedos no teclado recomendo este artigo, saiba relaxar suas mãos que vai esclarecer algumas de suas dúvidas. Abaixo deixo o som do exercício para que você possa estudar também com uma referencia auditiva, tornado o seu estudo mais fácil acompanhe.

 

Arpejo sobre acorde tríade menor

Agora vamos para o modo menor, lembrando  que no modo menor a armadura de clave muda. Sendo assim a nota Mi será substituída pela o Mib,  mas iremos manter o mesmo dedilhado. veja logo abaixo como fica o exercício no modo menor, a figura mostra claramente que o exercício é o mesmo para os dois modo.

 

som menor

Conclusão

Nessa primeira parte da série espero ter esclarecido de uma forma simples e fácil, aproveite para deixar seu comentário e se teve alguma dúvida em relação ao exercício.




3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *