5 Motivos para estudar teoria musical agora

estudando-piano

5 Motivos para estudar teoria musical agora

Estudar teoria musical online ou em outro lugar, se tornou essencial para um músico. O mercado musical esta muito concorrido, e se você não estiver preparado. Você vai ficar pra trás, mesmo tendo talento.

Já reparou quanta gente talentosa, esta por ai batendo cabeça? Algumas até desistem da música, por que não conseguem viver de música.

Ela não consegui, tirar o próprio sustento da música. Mais isso é um assunto para outro post, nesse vamos nos concentra em como estudar teoria musical.

Você deve ter algum amigo ou amiga, que toca um instrumento musical mas não sabe teoria.  Repare como ele se senti limitado, por que não sabe teoria musical.

Pergunta o nome do acorde que ele toca, ou como ele é formado. Mas por favor, não faça isso para humilhar o seu amigo. Faça para ajudar o seu amigo a melhorar, e incentiva-lo a estudar. Pois se ele que viver de música, vai precisar disso.

Agora se é você que precisa estudar, esse artigo é pra você. Vou te dar cinco motivos, para você estudar teoria musical.

E por que você deve começa agora, se deseja viver de música ou ser um bom músico.

1. Passo – Ter um objetivo pra estudar teoria musical.

 

A primeira coisa que você deve fazer, é ter um objetivo musical em mente. Como assim, objetivo musical?

Objetivo musical é simplesmente, saber onde que chegar com a música.

  • Se você que ser um músico famoso.
  • Que apenas tocar e ganhar seu dinheirinho.
  • Que ser um professor de música, e dar aulas em escolas ou até mesmo numa faculdade.
  • Que só dar suas aulas particulares, enfim…

Existem diversas possibilidades, onde você pode atuar com música. E a partir disso, você começa a traçar metas para conquista-las.

Você pode estudar teoria musical sozinhoou em grupo de sala de aula. Pois depois que você já definiu seu objetivo, é preciso saber como estudar teoria musical sem perder tempo.

 

 

2. Passo – Como estudar teoria musical corretamente e não perder  tempo.

 

estudar teoria musical

Mutas das vezes perdemos tempo, estudando da maneira errada e nem percebemos. Passamos a noite inteira estudando, achando que quanto mais estudarmos. Teremos o resultado mais rápido, por isso tem gente que até passa a madrugada estudando.

Será que mais tempo de estudo, significa resultado mais rápido?

Se você reparar os grandes atletas olímpicos, eles treinam muito. E por isso eles conseguem, um resultado melhor que os outros atletas.

 Mais como treinar ou estudar bastante, se mal tenho tempo para ficar em casa?

Não se preocupe, eu seu como você vai poder fazer isso. Eu fiz um método, para você aprender a organizar os seus estudos musicais.

E dessa forma conseguir um resultado, mais rápido estudando pouco tempo.

Por que por mais que você estude muito tempo, ou pouco tempo. É preciso saber estudar teoria musical, ou qualquer outro estudo. Da maneira correta, para não ficar perdendo seu tempo atoa.

3. Passo –  Conseguir tirar musica de ouvido bem mais rápido.

 

Muitos músicos querem tirar música de ouvido, e não querem nem ouvir falar de teoria musical. Mesmo que seja teoria musical para iniciantes, eles tem a ligeira impressão que;

  • Tocar de ouvido é melhor que saber teoria musical.
  • Quem toca de ouvido, toca melhor.
  • Aprender teoria musical poma muito tempo.
  • Pra que serve teoria se ele já toca de ouvido.

Mas uma coisa que eles não sabem, é que quem sabe teoria.

 

  • Tira musica de ouvido bem mais rápido, por que conhece o campo harmônico.
  • Tem mais facilidade de montar qualquer acorde.
  • Tira melodias bem mais rápido, por que conhece as escalas e sabe monta-las.
  • Consegui até improvisar, em cima dos acordes que tirou da música.

 

São infinidades de possibilidades, que a pessoa que sabe teoria musical tem. Foi por isso que desenvolvi, essa apostila teoria musical em pdf.

Eu sei muito bem disso, por que antes eu só sabia tirar musicais de ouvido. Não sabia nada de teoria musical, partituras nada disso.

E o resultado, é eu aqui aqui passando toda essa informação pra você.

 

4. Passo – Saber montar escalas e acordes em todos os tons.

 

estudando-piano

Alguns dias atras, a partir dessa data de publicação desse artigo. Quando fui a igreja com minha mãe, eu encontrei um amigo. Que é tecladista da igreja onde ela frequenta, e ele me chamou para conversa depois do culto.

Como ele sabe que eu também toco teclado, e dou aulas para tecladistas. Ele me pediu para esclarecer, algumas dúvidas que ele tinha.

E uma dessas dúvidas era justamente sobre, como montar um acorde e como fazer escalas. Ai eu fiquei pensando, como ele não sabe montar acordes. Se ele tava tocando diversas musicas, no culto?

Depois ele me explicou, que tocava tudo de ouvido. Mais ele não tinha nenhuma noção, de como montar os acordes. Ainda mais quando acorde, possui extensões.  Como nona, decima primeira, decima terceira e assim por diante.

Ai expliquei rapidamente a ele, como ele iria fazer para montar esses acordes. E ele me agradeceu muito pela informação, essa é a diferença quando se sabe teoria musical.

Você aprende a montar acordes e escalas, em todos os tons sem dificuldade. Por mais que ele tenha um ouvido excelente, ele precisa saber a parti teórica da coisa.

Para que ele possa evoluir, e tirar a frustração de não entender o que ele ta fazendo. Ele precisa estudar teoria musical, e eliminar de vez a frustração.

Por mais que ele já saiba tocar, ele sente esse vazio. Que a falta de teoria faz, na vida de um músico.

Não vou citar de que igreja ele é, pois não é o nosso foco aqui.

5 . Passo – Ser um bom músico e ganhar mais conhecimento.

 

Afinal todo músico que ser um bom músico,  como eu disse no inicio desse artigo. O mercado da música, está muito concorrido. É como se destacar da maioria, e conquistar o seu espaço.

Você acha que só tocando de ouvido você vai longe? Só se você for bom como, Djavan e outros que conseguiram chegar la assim.

Mais depois tiveram que estudar, para ganhar mais conhecimento. E aprimorar as técnicas, explorando outras possibilidades.

Precisamos ser realistas, que quanto mais conhecimento você tem. Mais chaces e oportunidades, surgem pra você. E no mundo da música não é diferente, tiro isso pela minha vida antes e depois de aprender teoria musical.

A diferença que a teoria musical fez na minha vida, ela afetou até na minha vida como ritmista.

  • Antes de saber teoria musical– Ritmista de escola de samba, ganhava 50 reais por apresentação.
  • Depois de saber teoria musical– Jurado de escola de samba, ganhado 25 vezes a mais.

 

Essa é uma diferença absurda, do que a teoria musical fez na minha vida. Logico que eu tive que trabalhar duro, e aproveitar as oportunidades sem medo.

Isso não foi de um dia para outros, só de estudo de teoria musical. Foram 4 anos, mais não se preocupe. Você não precisa estudar esses anos todos, eu desenvolvi um método de teoria musical. Que reduz esses anos de estudos, para semanas.

Só depende de você, ter coragem também e da o primeiro passo. Em direção a uma vida musical melhor, e podendo até viver de música se você tem disposição pra isso.

 

Conclusão

 

Esses são apenas cinco motivos fortes, para você começar a estudar teoria musical. E mudar o seu nível musical, evoluir e passar para o próximo estagio.

Se você tiver alguma dúvida deixe seu cometário, pois estou ansioso. Para saber o que você pensa, em relação a isso.

E também espero, que este artigo realmente te ajude a crescer. Te espero para ler o próximo conteúdo, na próxima semana fica atento ok. Forte abraço.

jairoleizer administrator

2 Comments

anthonyoutubro 31, 2017 at 12:02 pm

ola okok tudo bem ok gostei muito das dicas eu estava realmente precisando
desças muito obrigado pois toco muito tempo de ouvido mais fico muito perdido quando preciso tocar uma musica pela primeira vez me mato mais acabo concluindo ok a ajuda que eu preciso é nas dificuldades que me coloco em muitas notas como notas diversas obrigado
pois sou cantor e compositor gospel

Reply  

    jairoleizernovembro 1, 2017 at 10:21 pm

    Com notas diversas, é aconselhado estudar trechos pequenos em andamento lento. Para fixar melhor, as notas.

    Reply  

Leave a Reply