Guia completo de como divulgar uma banda musical

 

Que saber como divulgar sua banda musical, separei algumas dicas que vão te ajudar? Todos nós sabemos que a divulgação é a alma do negócio, então se quisermos que nosso trabalho seja visto por um número grande de pessoas precisamos divulgá-lo.

Muitos grupos ou banda musical são formadas hoje em dia, muitas crescem e outras desaparecem. Por que isso acontece ? E o que falar daquelas que nem sabe o que fazer para começar a se divulgar, eu sei como é isso por que eu senti na pele. Você tem uma banda musical e não sabe o que fazer para divulga-la? Eu vou te ensinar o que fiz para divulgar minha banda e algumas bandas musicais que eu participei e também o que tenho percebido na divulgação de vários cantores e bandas da atualidade.

Hoje em dia eu não estou mais tocando em nenhuma banda, por que decidi me dedicar aos meus alunos, a você e também tenho outros propósitos no meio musical.

Espero pode estar te ajudando com este guia, pois esse é meu primeiro guia de 2016. E antes de começar a falar como você vai fazer para divulgar a sua banda musical, quero dizer que não vale apena divulgar uma banda ruim. Por que ao invés de você esta conseguindo fãs, você vai esta se queimando e virando motivo de piada. Se você percebe que sua banda precisa ensaiar mais, esse artigo pode te ajudar 4 passo importantes para ensaiar um banda musical com qualidade.

1# Passo – Conseguir um local para sua banda musical se apresentar

 

 

Como sua banda esta bem ensaiada e você já sabe como melhorar cada vez mais os ensaios através do artigo que citei acima, você já esta meio caminho andado. Mas agora você precisa de uma base de fãs, e você só vai conseguir uma base de fãs mostrando seu trabalho.

Por isso é importante conseguir um lugar para tocar, se você já tem um lugar onde você se apresenta com sua banda tudo bem. Eu vou te passar uma dica mais a frente para você conseguir uma base de fãs, mas se você não está tocando em nenhum lugar.

Eu vou te mostra como minhas antigas bandas fez para conseguir um lugar para tocar, dando assim mais visibilidade para nossa banda musical.

COMO CONSEGUIR UM LUGAR PARA TOCAR

Banda musical

Bom, quando eu fazia parte de um grupo de pagode, agente fazia da seguinte forma para conseguir um lugar para tocar.

  • 1- Agente ia até os bares próximos e de bairros vizinhos e pedia para tocar.

 

O que agente falava para os donos dos bares era o seguinte;

 

Primeiro agente cumprimentava a pessoa que nos atendia e pedia para falar com o responsável pelo estabelecimento, depois que conseguíamos falar com o responsável. Agente explicava que tinha grupo de pagode e se era interessante para estabelecimento, contratar  um show de 4 horas. O primeiro sairia pela metade do preço, para que ele pudesse conhecer melhor o trabalho. Se ele gosta-se o segundo show já seria o preço normal, quando não dava certo a opção que tínhamos  era o primeiro show gratuito e se ele gostasse o segundo seria pago.

 

  • 2 – Distribuir material gravado

Outra forma de conseguir um lugar para tocar é distribuindo material gravado da sua banda, pois nem sempre o dono do estabelecimento vai te atender. Ai você pode deixar com o responsável do local na ausência do dono, claro que não é a melhor opção pois muitos joga o seu material fora.

Que tipo de material gravado você pode leva!

  • Você pode levar um CD da sua banda musical.
  • Você pode gravar um ensaio da sua banda e levar em DVD.
  • Também temos a internet ai para ajudar nesse processo, mas vamos falar mais a frente sobre ela.

 

Existem outras maneiras também, mas não caberiam nesse artigo, teria que ser um artigo específico para isso. Para que o contratante te chame novamente depois de você conseguir tocar pela primeira vez, é preciso a banda ser confiante no palco e mostra todo seu talento. Agora se sua banda ou grupo musical não tem confiança no palco recomendo que leia  este artigo,  Como ganhar mais confiança no palco pois vai ajudar bastante.

2# Passo – Como conseguir uma base de fãs

Depois que você conseguiu um lugar para tocar, você precisa fazer uma base de fãs que admiram a sua banda. Pois a casa também precisa lucrar, e pra isso é preciso de gente. É preciso haver uma harmonia entre as três partes;

  1. O contratante feliz com a casa cheia trazendo retorno financeiro.
  2. A banda confiante e estimulada com reconhecimento dos fãs
  3. Os fãs satisfeitos e felizes curtindo um show de qualidade

Mas para essa harmonia funcionar, os fãs são fundamentais, sem eles nada funciona. Eles são o seu tesouro e você precisa deles para se manter onde você está como banda, então de o devido valor a seus fãs.

Para conseguir uma base de fãs você precisa divulgar o seu trabalho, eu vou citar aqui alguns exemplos de como você faz isso.

 

Fazer apresentações para divulgar seu trabalho musical

Aqui eu fiz uma apresentação para divulgar o meu trabalho como professor de musica, mas você também pode usar essa mesma estratégia para divulgar a sua banda musical ou grupo musical. Eu aproveitei que surgiu uma oportunidade de fazer uma apresentação, para o projeto mais educação do governo federal  na escola onde eu trabalho como professor de musica.

E treinei meus alunos durante 2 meses e levei eles para se apresentarem e mostrar o talento deles, e também mostrar o meu trabalho como professor de musica.

Você também pode aproveitar uma oportunidade que surgir no seu emprego ou de alguém da banda, para divulgar a banda. Como por exemplo as festas da empresa, você pode conversar com patrão e disser que tem uma banda que pode tocar na festa da empresa por um preço bem mais barato ou até mesmo gratuito. Por que o foco é a divulgação da banda, e não o dinheiro que virá com a dedicação dos componente da banda.

 

Depois que você conseguir fazer isso, sua banda já vai começar a ser conhecida naquele local e se fizerem um bom show vai surgiu outras oportunidades. Por que as pessoas que gostaram do seu show vão querer divulgar, e seria ótimo se vocês da banda levassem uns cartões com nome da banda e contato para distribuir.

Mas fuja de eventos fracassados, aqueles que não vai ninguém, os que ninguém presta atenção em nada. Por que é só perda de tempo, não te trará nenhum benefício só experiencia para não fazer isso de novo. Pra isso deixo um artigo que escrevi que val te ajudar  Fugir de eventos fracassados.

Divulgação por folheto

 

Outra forma de divulgação que usei bastante nas bandas que toquei, foi o folheto. Eu e outro integrante fazia o folhetos no computador para divulgar nossos shows em determinadas casas de shows ou bares, você também pode fazer isso para divulgar sua banda.

Alguém do grupo ou parente que saiba lidar com office da abobe ou criar no bloco de notas mesmo, depois imprimir esses folhetos e reunir o grupo e dividir esses folhetos.

Depois pedir aos integrantes que puderem colar esses folhetos pelo bairro e bairros vizinhos, ou juntar um dinheiro e pagar alguém para distribuir.

 

Isso fez com que o grupo musical que eu participava, ficasse conhecido no meu bairro e bairros vizinhos até chegar ser conhecido na minha cidade.

 

Um bom depoimento ajuda na sua divulgação

Com certeza ajuda muito, pois eu sou prova disso. Antes de começar apresentação dos meus alunos eu fui convidado a falar alguma coisa antes para cumprir horário, e eu fiz um depoimento para projeto mais educação. E o resultado que tiver foi  propostas para fazer um arranjo e tocar para uma peça de teatro, recebi proposta para trabalhar como professor de música em outras escolas.

Então esse depoimento abriu portas, e me ajudou na divulgação do meu trabalho como professor de música. E se você tiver uma oportunidade de falar em publico sobre algum tema, tente incluir no seu discurso sua banda por que isso pode abrir mais portas para você.

 

 

 

3# PASSO – DIVULGANDO O SEU TRABALHO ONLINE

 

Estudo na internetHoje em dia a melhor forma de atingirmos um público enorme em pouco tempo, sem dúvida é a internet! E como podemos fazer uma divulgação online com poucos recursos financeiros?

 

 

 

 

 

 

Os flyers profissionais, são uma ótima forma de divulgação do seu trabalho online! Se você não sabe fazer flyers ou panfleto, recomendo que você entre no youtube e digite como criar um panfleto ou flyer que você vai achar vários tutorias que vai te ajudar bastante.

Eu fiz isso no site MEMÓRIAS NA TELA, criei alguns panfletos para o grupo de black music que fiz parte para divulgar o grupo. E deu muito certo pois os shows lotaram, e agente na época estava em fase de renovação do grupo.

 

 

SAIBA ONDE DIVULGAR O SEU FLYER

Se você não sabe onde vai divulgar o seu flyer, darei aqui uma dica que você poderá usar ou não.

As redes sociais são os melhores lugares para essa divulgação! Pelo fato de você encontrar milhares de pessoas online que verão o seu trabalho e conhecerão sua banda, grupo ou o seu trabalho solo, além de ser totalmente gratuito. Você ainda pode usar várias redes sociais para essa divulgação. Como por exemplo: Facebook, Twitter, Youtube, Google+, Instagram entre outros.

Não perca essa ótima oportunidade de colocar o seu trabalho as vistas de muitas pessoas de um jeito moderno e  super atual, eu vou te dar algumas dicas para você divulgar seu trabalho online.

DICAS

  • Crie um canal no youtube e divulgue seus vídeos
  • Use o instagram para divulgar fotos da sua banda
  • Crie uma página no facebook para sua banda
  • Crie um perfil oficial para seu grupo no twitter

Esses são alguns procedimentos básicos para divulgação online que vai levantar sua banda, trazendo mais fãs.

 

 CONCLUSÃO:

Chega de só ficar ensaiando, divulgue o seu trabalho para que as pessoas possam conhecê-lo, a internet se tornou o maior divulgador de bandas, grupos e cantores solos. Então não fique para trás e aproveite ao máximo essa ferramenta de divulgação em massa!

Espero ter te ajudado, se tiver alguma duvida é só deixar seu comentário.



2 thoughts on “Guia completo de como divulgar uma banda musical

  • Olá Jairo Leizer!
    Em primeiro lugar queria lhe parabenizar pela sua atitude.
    Tenho uma banda que toca todos os estilos musicais e também, tenho um projeto solo,
    estilo musical,Black Music que é na verdade o que eu gosto de cantar.rs
    Estou seguindo suas recomendações e tenho fé que vai dar certo.rs muutio obrigado amigo
    Att: Alan Crvalho!

    • Agradeço Alan pelo reconhecimento, acredito muito em pessoas que buscam informação. Para melhorar os seu projetos musicais, espero que esse conteúdo te ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *