COMO TOCAR TECLADO E PIANO COM AGILIDADE

Fala ai tudo bem, saiba como tocar teclado e piano com bastante agilidade! Isso é uma das coisas que quase todo tecladista ou pianista iniciante quer, como tocar teclado mais rápido com mais agilidade. Como fazer solos musicais rápidos se não tenho técnica pra isso, como ganhar velocidade no piano enfim.

Nesse artigo eu vou te passar algumas técnicas, que utilizo e que grandes pianistas e tecladistas usam para ganhar agilidade nas mãos. Lembrando que não é nenhuma fórmula mágica, você terá que sacrificar alguns minutos do seu tempo para se dedicar. Pois como você sabe todo grande músico estudou para aperfeiçoar o seu talento, e como o velho ditado diz, “a prática leva a perfeição“.

E para você crescer e evoluir como um bom músico, tecladista ou pianista, é preciso praticar tudo aquilo que você aprendeu no decorrer da sua vida. Isso me faz lembra de um aluno de teclado que tive, que queria tocar tudo de forma bem rápida mas sem técnica nenhuma. A sua interpretação ficava prejudicada, por que o seu dedilhado não correspondia, prejudicando sua interpretação e sonoridade.

Então vamos nos focar em algumas técnicas, para manter sua sonoridade limpa e rápida, melhorando assim sua interpretação.

COMO DEIXAR AS MÃOS RELAXADAS PARA TOCAR TECLADO

 

Uma das coisas que alguns professores de teclado, piano ou música em geral não fala, é como tocar seu instrumento relaxadamente. Se você não relaxar para tocar um instrumento musical, você perde muito na expressão, na agilidade, na atenção e por ai vai. Por isso que eu quero falar de algo tão importante assim para tecladistas e músicos em geral, por que tocar um instrumento musical tenso prejudica a sua musicalidade.

Você já deve ter percebido alguém tocando um instrumento musical totalmente tenso, com aquele dedinho levantado apontando para nada. Essa é uma característica de uma pessoa tocando com as mãos tensa, mas o que percebi é que nem sempre o músico tem consciência disso.

Tocar um instrumento musical independente de qual seja, “no nosso caso o teclado ou piano“, não é apenas pressionar teclas e botões, isso qualquer um pode fazer. É tocar com a alma, é sentir a música, é expressar sentimentos, e ficando tenso na hora da execução, fica difícil expressar algum sentimento a não ser nervosismo e insegurança.

Então vamos aos exercícios de relaxamento.

Inscreva-se no canal do youtube para ver diversos exercícios.

 
 

 

EXERCÍCIOS PARA MÃOS(MUSICALLEIZER)

Precisamos estar relaxados e tranquilos, para que aja mais atenção na hora de executar uma música.

É muito importante para o músico praticar alguma atividade física, mesmo com a vida corrida e agitado dos tempos de hoje.

Pensando nisso, resolvi mostram alguns exercícios que podem ajudar muito a não deixar suas mãos tensas, na hora em que for tocar uma música. Podendo assim evitar futuras inflamações em suas articulações.

 

 

EXERCÍCIOS PARA RELAXAR ANTES DE TOCAR  UM INSTRUMENTO MUSICAL.

1# EXERCÍCIO – Antes  de tocar é sempre bom fazer um alongamento rápido para estica a musculatura,  comece alongando as mãos. Primeiro entrelace os dedos da mão esquerda com os dedos da mão direita, no sentido em que a palma da mão fique em direção a barriga e as costa da mão para fora.

Nesse mesmo sentido coloque as mãos entrelaçadas para frente, depois vire no sentido em que a palma da mão fique para fora e as costa da mão fique para dentro em direção a barriga.

Depois com a mão entrelaçada coloque-a para alto da cabeça, fique 5 minutos depois solte e abaixe normalmente. Existem diversos exercícios que ajudam você relaxar e aliviar a tensão, mas vamos nos focar somente nesse  por ser bem mais rápido.

2# EXERCÍCIO – Respire bem profundamente segura 2 minutos depois inspire levemente,  sentindo o pulmão expandir e contrair.  Faça esse exercício de respiração por 5 minutos, depois se desejar beba um pouco de água.

Garanto que se você estiver tenso antes tocar seu instrumento, você vai relaxar bastante e se sentirá bem consigo mesmo. Praticar esses exercícios antes de uma apresentação, além de relaxar irá fazer com que você ganhe mais confiança para fazer uma excelente apresentação.

EXERCÍCIOS PARA GANHAR MAIS VELOCIDADE NO TECLADO E PIANO

Exercícios para ganhar velocidade no teclado e piano, é o que todo iniciante que. Mas nem todos tem a disposição para estudar e praticar, muitos querem chegar a esse nível sem fazer esforço.

A maioria das pessoas odeiam ficar horas estudando, outros gostariam mas não tem tempo pois precisam trabalhar. Então pensando nisso, resolvi ajudar facilitando com exercícios curtos que irão valer por meses de estudo, veja logo abaixo um dos vídeos de uma série.

Inscreva-se no canal=> 

 

Esse é o primeiro vídeo de uma série que fiz para ajudar quem sente dificuldade de tocar uma música rápida, ou não tem muita agilidade nos dedos. Nessa série eu falei sobre diversos exercícios, como para tocar um acorde mais rápido, escalas, cromatismo entre outros.

E tenho certeza que se você prática os exercícios, você vai perceber uma melhora de 80% no seu dedilhado, na sua agilidade em executar escalas, acordes e em suas melodias.

Inscreva-se no canal do youtube para ver diversos exercícios.

 

A FALTA DE ATENÇÃO INFLUÊNCIA NA SUA AGILIDADE NO SEU INSTRUMENTO MUSICAL.

 Outra coisa que influência bastante na sua agilidade na hora de tocar um instrumento musical é a falta de atenção, quando você não esta atento no que está fazendo. As coisas não dão muito certo, ainda mais em relação ao estudo de teclado e piano, que exige muita atenção.

Eu lembro que toda vez que eu estudava sem prestar atenção no que eu estava fazendo, dava tudo errado. Eu tocava totalmente tenso, com a mente em outro lugar e meu estudo não rendia. Era só perda de tempo, por que eu não conseguia absorver o estudo.

DICA – Para você ficar mais atento é preciso se concentrar no que esta fazendo, pois em uma pesquisa que fizeram mostrou que o tempo máximo de concentração gira em torno de 2 a 3 minutos.

Por isso que é sempre bom tirar 5 a 10 minutos para beber uma água, relaxar e descansar um pouco a mente, quando se esta estudando por muito tempo.

CONCLUSÃO

Existem milhares de exercícios para você ganhar agilidade e velocidade no teclado ou piano, mas nenhum deles fara o efeito desejado se você não praticar. E praticar que eu falo não é uma vez por semana, é no minimo 5 vezes na semana. Por que só com a pratica você vai aprender a tocar teclado ou piano, não existe outra solução ou pratica e aprende ou não pratica e fica na mesma.

Espero que esse estudo te ajude a desenvolver mais ainda como músico, tecladista, pianista enfim. Pratique e você verá o resultado em poucos dias, tocar teclado e piano com agilidade não sera mais problema para você, bom estudo.



4 thoughts on “COMO TOCAR TECLADO E PIANO COM AGILIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *