4 Passos para você ensaiar uma banda com qualidade

Uma das maiores dificuldades que um músico ou um professor de musica encontra é o ensaio, na hora do ensaio acontece muita muita coisa. Coisas boas e também coisas ruins que prejudica o grupo no seu desenvolvimento, crescimento e emocional. E nessas horas precisamos saber o que fazer para não dar tudo errado, e você não acabar estressado e fazendo as coisas com má vontade.

Como você já sabe ou se ainda não sabe vai ficar sabendo agora, eu sou professor e monitor de música em escolas e projetos sociais. Além de professor particular de teclado e piano, e tenho muitos alunos. E nesse artigo eu quero passar algumas dicas pra você que tem a sua banda, grupo ou esta começando a dar aulas e precisa de dicas para conseguir fazer um bom ensaio com seus alunos. E também quero que você conheça melhor o meu trabalho, para que você possa saber que realmente eu vivo aquilo que publico aqui na Musicalleizer.  Pois todo conteúdo que posto no site eu crio de acordo com minha experiencia musical, e através de pesquisas que realizo para trazer a você um conteúdo atualizado.

 ENSAIAR UMA BANDA  NÃO É PRA QUALQUER UM

Bom esse é um assunto que vai ser muito útil pra muitos músicos e pra outros nem tanto, pois eu vou te ensinar como fazer um ensaio baseado nas experiencias que já tive em bandas que toquei e também minha experiencia ensaiando grupos e bandas escolares além de pesquisas que realizei com alguns músicos e professores.

E se você é um músico e tem uma banda ou grupo, sabe muito bem os problemas que acontece em ensaios. Agora se você nunca teve problemas na hora de ensaiar, aguarde que um dia você terá. Não tome essas palavras como praga, mais sim como um alerta para quando você passar por uma dessas situações, você saberá o que fazer.

Pois me lembro até do primeiro grupo musical que participei, eu era jovem 16 anos de idade. Não tinha problemas, por que todos integrantes eram jovens e não enxergava problemas. O problema existia mas agente nem ligava, ensaiava de qualquer maneira. Isso por que nossa intenção era tocar, pegar mulher e pronto, nos não pensávamos em ficar melhor em crescer como músicos. Hoje em dia alguns não estão mais em nossas presenças, outros abandonaram a música e apenas um integrante e eu vivemos de música. Mas para eu continuar tocando com bandas e grupos, e ainda ajudar meus alunos  para que forme sua banda com responsabilidade. Foi esses passos que vou revelar a você, para que você também possa obter resultados positivos na formação da sua banda.

 1- Passo – Evita brincadeira na hora do ensaio

Nesse primeiro passo eu abordo uma das coisas que mais atrapalha uma banda, e nisso eu tenho experiencia de sobra. Pois quando comecei a tocar em banda eu brincava muito, não levava na a sério. Os integrantes da banda também brincavam muito, e com isso os ensaios não rendiam nada. Era aquela zoação total, tudo era motivo pra zoar. Era uma nota errada, era a expressão que alguém fazia quando estava tocando e muita bobeira.

Depois veio a experiencia com meus alunos, onde a grande maioria são de crianças. E se eu não soubesse o que fazer, jamais eu conseguiria dar aulas para crianças. Se você é um professor de música sabe o que estou falando, pois eu dou aulas pra mais de 60 crianças.

E nesse final de ano tive que prepara-las para fazer apresentações e mostrar o que elas aprenderam durante o ano, nesse vídeo eu mostro trechos do ensaio que fiz com algumas delas.

 

Esse foi o resultado que tive quando comecei a trabalhar o comportamento dentro de sala de aula, e como fazer para que as crianças se concentre e preste atenção no que esta fazendo?

Isso eu tive que aprender praticando, pois cada uma se concentrava da sua maneira. Mas um exercício que fiz com elas que deu muito certo, foi fazer os alunos tocarem 2 minutos com olhos fechados e depois tocar 2 minutos a mesmas músicas com olhos abertos.

Esse exercício melhorou em 80% sua concentração, coordenação motora e musicalidade. Diminuindo drasticamente a brincadeira na hora de ensaiar.

 

2- Passo – Cumprir com os dias e horários de ensaio da banda

Ensaiar uma banda ou ensaiar com uma banda, exige muita responsabilidade. Pois é muito chato saber  que no dia do ensaio um integrante faltou por motivos fúteis, e ainda tem músico que é cara de pau. Inventa desculpas que esqueceu o dia do ensaio, que teve que fazer algo importante, que não vai dar tempo de ir e muitas coisas cabulosas.

E quando você conversa com a pessoa o cara nem lembra do que falou, poderia até ganhar um prêmio pela desculpa mais criativas para fugir de um compromisso.

E como fazer para que os integrantes tenha mais compromisso com a banda?

  • Depois do ensaio, avisar que na próxima semana tem ensaio.
  • criar um grupo de whatsapp só para os integrantes da banda.
  • Fazer reuniões mensais ou tri mestras em um local reservado

Existem outras possibilidades mais essas foram a que me trouxeram mais resultados positivos, que deram certo. Você também pode encontrar outras possibilidades que te dê mas retorno, e para de ouvir mentiras.

 

3- Passo – A importância de um bom local de ensaio

Ensaiar uma banda em qualquer lugar não rola não acha? Imagine a seguinte situação você tem um grupo de pagode ou forró enfim.  E decide ensaiar em um bar uma vez por semana,  você sabe muito bem que isso não vai dar certo. Além de não ter sussego vai acabar fazendo show de graça, toda hora vai ter alguém pedindo música”Toca aquele pagodinho ai amigo” já imaginou kkkk.

Por isso é sempre bom ter um lugar reservado para ensaiar, um local onde ninguém vai incomodar naquele momento.

  • Pode ser no terraço de algum integrante do grupo ou banda,
  • no porão de casa, onde muitas bandas de rock costumavam ensaiar,
  • Em um estabelecimento que possa ceder o espaço,
  • Em um  estúdio de ensaio musical e outros lugares

 

É muito importante estabelecer um local onde seja de fácil acesso para todos os integrantes da banda, para não acontecer o que eu disse no segundo passo. Dessa forma os ensaios tem mais tendencia a dar certo, por que o local é do agrado de todos.

4-Passo – Ensaiar uma banda com muitos músicos e não se perder.

band-concerto

 

 

 

É muito comum você se perder quando esta ensaiando com uma banda, um grupo ou uma orquestra. A música já esta lá na frente e você ainda esta lá trás, e isso acontece por alguns fatores.

  • Falta de concentração
  • Você não pegou o tempo da música
  • Você perder o andamento no decorrer da música
  • Não estudou  a música e outras coisas mais…

 

Não se preocupe ou se sinta inferior aos outros músicos, pois acredito que todo músico já possou por isso. Existem formas de evitar isso, que vai te ajudar a melhorar sua concentração. A primeira coisa é estudar a música antes de tocar com a banda, outra coisa é fazer esse estudo de duas formas. A primeira normal e a segunda com os olhos fechados como eu expliquei no primeiro passo.  Isso vai ajudar bastante na concentração, no nervosismo também.

Para você manter o tempo e o andamento da música séria interessante estudar com um metrônomo, se você não tem um metrônomo no seu teclado ou você toca outro instrumento a melhor opção séria baixar um no seu computador e usar ou então entrar no play story e baixar um para o seu celular, Tablet ou ifhone.

Dessa maneira quando você for ensaiar com muitos músicos você vai estar mais seguro, e não vai se perder com tanta facilidade.

DICAS: A dica que posso te passar é a seguinte, preste atenção no andamento da música. Relaxe, não toque tenso, faça um alongamento antes de tocar.

CONCLUSÃO

Espero que este artigo tenha te ajudado, e que a partir de agora os seus ensaios seja ótimos. Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário para que eu possa saber qual a melhor forma que posso te ajudar ainda mais.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *