O que fazer para ganhar mais confiança em palco

Essa é uma coisa que acontece com muitos músicos, a falta de confiança em palco, você já deve ter visto músicos que tem pavor de palco. Ou aqueles que só sobem o palco se consumirem bebidas alcoólicas ou outras coisas mais pesadas, não é verdade, você entende do que estou falando.
Tem também os músicos tímidos que até sobem o palco, mas devido a timidez não rende o que deveria render. Eu falo isso por que já fui assim! Eu tinha vergonha de subir em um palco para me apresentar, eu não conseguia tocar direito pois o nervosismo era enorme, eu esquecia a melodia da música, a harmonia não saia de jeito nenhum. Mais a frente vou lhe contar o que eu fiz para superar isso.

Não foi fácil , mas superei vou lhe ajudar neste artigo se você também passa por isso! Você vai saber o que leva a pessoa a não ter confiança em um palco. E o que fazer para se livrar disso e passar a ser mais confiante! Eu só descobri depois que passei por isso, antes vivia frustrado pelas coisas que não saíram conforme eu queria o palco.

Músicos no palco

 

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE CONFIANÇA DE UM MÚSICO

  • Quando um músico não tem confiança em si mesmo, sua vida musical fica prejudicada;
  • Ele acaba errando muito em suas apresentações, ele perde muito trabalho por não se sentir seguro e acaba cancelando tudo;
  • Seus shows passam a não envolver o público pois ele fica travado no palco e não se solta;
  • O nervosismo toma conta da sua expressão facial;
  • Ele não consegue evoluir como músico, fica sempre na mesma;
  • Entre outras coisas que bloqueiam sua performance.

POR QUE ISSO ACONTECE COM O MÚSICO?

Bom, eu vou citar aqui aquilo que foi vivenciado por mim, e que ainda acontece com meus alunos quando os levo para alguma apresentação, não vou falar sobre a parte psicológica pois não é a minha área, se você for um, gostaria de saber a sua opinião nos comentários. Agora vamos ao que interessa, o que eu percebi é que muitos músicos não se sentem confiantes no palco pelas seguintes coisas:
  • Não estudou o repertorio corretamente;
  • Tem algum complexo de inferioridade;
  • Ele se sente menos que os outros por outros motivos;
  • Muitas vezes ele não tem um instrumento adequado que facilite a sua performance;
  • Medo de não agradar o público;

 

Isso eu posso falar por experiencia própria, já passei por diversas vezes por todos esses itens que foram sitados acima. Tanto comigo, quanto com meus colegas de profissão.
Se você esta ´passando por isso, irei falar como fiz para resolver essa situação e como você também poderá sair dela.

COMO GANHAR CONFIANÇA NO PALCO.

Banda no palco
Isso é o que todo músico quer, ganhar mais confiança nos palco. Vou falar o fiz para que essa mudança acontecesse. A primeira coisa coisa foi estudar mais, passei estudar outros instrumentos além dos que eu já tocava, como: violão, flauta entre outros.
Estudei mais sobre, harmonia, melodia e ritmo das músicas dos repertórios, outra coisa que me ajudou bastante foi decorar as músicas, e não ficar dependendo das partituras, cifras e letras. Só esses detalhes já me fizeram sentir mais seguro e confiante. Escolher músicas mais fáceis me ajudou muito também! Mas o grande trunfo é aprender a interagir com o público, A melhor maneira de cumprir essa tarefa é pesquisar o gosto do seu público, pesquise através das redes sociais, analise vídeos dos seus shows, e em todo lugar que você achar material para lidar com o seu público, você deve estar por lá!
Procure ser mais descontraído, Outra coisa, se você errar, não se preocupe e siga em frente, você já conhece seu público e sabe o que fazer para passar por cima disso e continuar seu show, como se nada de errado tivesse acontecido.

CONCLUSÃO

Curta seu som, divirta-se, expresse suas emoções, pois a música é para isso, não para ficar se lamentando de não conseguir executá-la. Viva o seu momento com esplendor.
Espero ter lhe ajudado, forte abraço e até a próxima!




3 thoughts on “O que fazer para ganhar mais confiança em palco

  • Adorei as dicas. Porém eu sou muito mais nova que os integrantes da banda e os produtores, e sei bem menos que eles, tenho menos experiência. Fico extremamente tensa cantando com eles.

    • Juliana fico muito feliz que gostou do artigo, mas quero te falar uma coisa. Não se sinta menos que ninguém, se você esta na banda é porque você tem talento. Experiência vem com tempo, faça a sua parte e relaxe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *