Você tem dúvidas sobre notas enarmônicas

Olá, hoje quero  compartilhar com você que nos acompanha, um assunto que tem confundido a cabeça de quem esta iniciando no mundo da música. Eu sei que esse tema é confuso, por que quando eu estava iniciando minha carreira musical também tive as mesmas dúvidas nesse assunto.  Hoje em dia graças a deus, pude compreender e entender as notas enarmônicas. Já tinha explicado sobre isso em outro artigo mas vejo que ainda tem gente com dúvidas, então criei este artigo para reforçar o assunto.

POR QUE EXPLICAR NOVAMENTE SOBRE NOTAS ENARMÔNICAS?

Você pode esta se perguntando por que falar novamente sobre esse assunto! O motivo de eu voltar nesse assunto é por que recebi um e-mail que contestava um artigo que postei alguns meses atras. Nesse artigo eu dizia como você pode achar o tom de uma música, e sitei duas notas que foram contestada  (DÓb) e (FÁb). O e-mail dizia o seguinte:

“o autor passou em acidentes um Dób, e pelo q me lembro as 2 notas que não tem Bemól são Fa e Dó”

 

Eu entendo por que isso acontece, na internet e em outros meios de comunicação como revistas tem passado muitas informações instantâneas para as pessoas. Prometendo que elas irão aprender música rapidamente, comprando determinados  produtos e esses produtos tem omitido informações básicas,  que precisamos para realmente ter chão para aprendermos um pouco de música.  Mas isso foi ótimo, por que assim eu fico sabendo qual é a sua dúvida e posso criar mais conteúdos para tirar suas dúvidas. Então se você tem alguma dúvida sobre o que falamos aqui no blog e só entrar em contato, mandar e-mail que eu vou me esforçar o máximo para responder.

 AINDA TENHO DÚVIDAS SOBRE NOTAS ENARMÔNICAS

 

notas Enarmonicas

Bom sei que isso é um assunto um pouco complicar para quem esta iniciando mas quero reforçar esse tema. Notas enarmônicas  são aquelas notas que tem nomes diferentes mas possui o mesmo som. Como assim? Você pode está se perguntando, mas fique tranquilo pois eu fiz um artigo sobre enarmonia que explica detalhadamente o que isso significa.

 

ESCALA QUE CONTÉM TODOS OS BEMÓIS

Essa observação que ele fez em cima do artigo sobre armadura de clave, pois muita gente tem essa mesma dúvida. Mas quero  corrigir-lo nessa sua observação, todas notas notas musicais possui sustenido (#) ou bemol (b). A nota Fá e a nota Dó dentro da teoria musical possui bemol sim, assim como as notas Mi e Si possui sustenido. Tudo depende da escala que se esta, por exemplo: A escala de Cb contém todos os bemóis, então vamos vela.

Nota da escala de Cb.

Cb, Db, Eb, Fb, Gb, Ab, Bb, Cb

Reparam que a nota si virou Cb e a nota Mi virou Fb

 

 

ESCALA QUE CONTÉM TODOS OS SUSTENIDOS

 

A mesma coisa acontece com os sustenidos, você não ver com frequência a nota Mi sustenido e a nota Si sustenido.  A escala de C#, contém todos os sustenidos, veja abaixo.



Notas da escala de C#


C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#, C#

Repare que nessa escala onde seria um fá entrou um mi# e onde seria um dó entrou um si#, isso se chama enarmonia e a mesma coisa acontece com dob e fab. Deixo um link para um artigo que vai lhe explicar melhor,  ENARMONIA.

CONCLUSÃO

 

Espero que eu tenha conseguido tirar a sua dúvida sobre notas com nomes diferentes mas que possui o mesmo som, para que esse aprendizado possa surgir efeito nos seus estudos é preciso pratica-lo. Trazer a teoria para pratica, dessa forma você irá assimilar melhor o que foi dito aqui. Se você tem dúvidas, entre em contato ou se escreva em nossa newslette para receber por e-mail dicas e atualizações.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *