ASSIM FICA FÁCIL LER CLAVE DE FÁ

7 Replies

Escala Estudo musical
partitura duas claves

APRENDENDO A LER A CLAVE DE FÁ

A clave de fá é uma clave pouco usada pelos tecladistas mas é muito importante saber ler, escrever e executar esta clave. Geralmente ela é usada por pianistas, baixistas e outros instrumentistas,  Que tecladista não gostaria de tocar uma música escrita para piano no seu instrumento sem ter que adaptá-la  para teclado usando cifras, Por que não sabe ler clave de fá. Então nesse artigo você irá aprender a ler está clave de forma simples e fácil, até você que esta iniciando conseguirá aprender sem nenhuma dificuldade, basta prestar atenção nos detalhes e nas diferenças entre a clave de sol e a clave de fá. Agora se você é estudante de contra baixo ou  piano, você tem a obrigação de aprender a ler e toca-la.
 Clave Fa
O por que estou falando isso, imagina a seguinte situação. Você é um baixista ou estudante de contra baixo, você tem a mania de tirar as músicas todas de ouvido, e não da muita importância para leitura e teoria musical. Ai você começa a tocar em uma banda ou grupo, esta tudo mil maravilha por que você tem um ouvi muito bom. Sua banda é convidada ou contratada para tocar com outras bandas, só que essas bandas tocam  musicas diferentes das que você esta acostumado a tocar. Como você não conhece muito bem o estilo, você é obrigado a improvisar. Os músicos da outra banda te fala o tom da música, ai você tem que se vira. Só quando você passa por essa situação, você cai na real e vai estudar. Por que como você vai improvisar se você não sabe escala? Como baixista você precisa estudar a clave de fá para tocar as escalas, assim como os pianistas precisam estudar as duas claves, a de sol e a de fá. Agora que expliquei o porque você precisa estudar a clave de fá, vamos ao primeiro passo.

 

USANDO O DÓ CENTRAL COMO REFERÊNCIA

O dó central será nossa referência, como você já deve ter aprendido a clave de sol, suponho que você sabe onde fica o dó central. Se você ainda não sabe recomendo que aprenda primeiro a clave de sol e depois volte para este artigo, para aprender a clave de fá  e assim  não se confundir. Então vamos pegar esse dó central que fica no meio do teclado e contar a escala de trás para frente ou seja de cima para baixo, como vemos na figura abaixo. (dó, si, lá, sol, fá, mi, re, dó).

 

 

partitura duas claves-lendo a clave de fá

 

 

E as outras notas são encontrada de acordo com a escala, também temos outra maneira de entender  e aprender a ler a clave de fá.

Ouça o som a partir do dó central



 

ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DA CLAVE

Essa forma já foi escrita em outro artigo sobre pentagrama e pauta musical que também explica o local da nota dentro pentagrama. Então vamos encontrar a nota fá dentro da clave de fá e assim achar as outras notas, reparem que entre os dois pontinhos na clave de fá passa uma linha  do pentagrama. Isso significa que a nota fá se encontra encima desta linha que contando de cima para baixo  e a segunda linha  e de baixo para cima é a quarta linha. Assim concluímos que o primeiro espaço a cima fica localizado a nota sol e o primeiro espaço abaixo fica a nota mi, as outras notas são encontradas descendentemente uma após a outra e ascendentemente também, como vemos na figura abaixo.

 

partitura uma claves

 

 



Ouça o som de acordo com a figura acima 


Se você deseja tocar  junto para assimilar melhor o estudo fique a vontade, tocar junto com a gravação é um ótimo exercício para o aprendizado. Os baixistas iram adorar acompanhar essa escala de dó maior na clave de fá, por que será de muita utilidade para o crescimento deles.

 

  •   Escreva-se em nosso canal youtube para ver todos os nossos vídeos.
  •   Curtam a nossa página no facebook para receber mais informações sobre a musical leizer.

 

 

EXERCÍCIOS NA CLAVE DE FÁ

Bom agora que você já entendeu o básico de como ler uma partitura na clave de fá, já ouviu o som do teclado e tocou junto para conhecer. Vou passar um exercício que vai te ajudar com seus estudos, esse exercício serve para todos os instrumentos que a leitura da partitura seja na clave de fa.

Baixe e estude…

Recomendo que você baixe e imprima o exercício para estudar melhor, pois estudar olhando para tela de um computador ou celular eu acho muito desgastante visualmente.  Por causa do brilho da tela e as distrações que encontramos, que pode até mudar o nosso foco de estudo. Mais isso é uma opinião minha, não quer dizer que você não possa estudar dessa forma. De repente você estude até melhor dessa maneira, ai já depende de você.

PARA QUEM É BAIXISTA

Seria muito injusto da minha parte, falar tudo isso e não te dar oportunidade de expandir o seu conhecimento.  Por que até então há muito coisa para aprender, que não teria como passar tudo em um artigo. Como aqui na musicalleizer falamos pouco sobre contra baixo, e os contrabaixistas estão cada vez mais acido no site. Nada mais justo do que indicar o melhor lugar onde eles encontraram mais conhecimento, neste curso de contra baixo você vai aprender muito obre o instrumento.

Se torne um baixista de qualidade! Mais pra isso acontecer e preciso empenho da sua parte, pois não adianta nada você fazer aula com o melhor professor, estudar na melhor escola de música se você não se esforça para aprender. Tudo só depende de você, nem o melhor curso pode resolver o seu problema se você não fizer a sua parte.

 

CONCLUSÃO

Dessa maneira encontramos duas formas fáceis de aprender a ler a clave de , compreendendo como ela funciona.  Mas é como eu disse acima, se você realmente quer aprender é preciso se dedicar e treinar.  Para finalizar este conteúdo deixo mais uma dica importante, para crescer como músico é preciso treinar bastante e ter foco naquilo que se deseja. Deixe seu comentário e seja mais um amante da música.

 



7 comments

  1. José Domingos Nascimento

    Olá boa tarde. Estou estudando música. Agora estou estudando a clave de fa. Tenho muitas dúvidas. Pergunto… Existe algum livro que explica melhor sobre esta clave de fa. Livro que tenha todas explicações necessárias. Aguardo retorno. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>