APRENDENDO UM POUQUINHO DE CAMPO HARMÔNICO

Hoje iremos tratar de um assunto muito importante, se você pretende montar ou identificar um acorde, ou até mesmo compor, é necessário entender um pouco sobre CAMPO HARMÔNICO, para conseguir tirar o clima que quiser das músicas. Nesta matéria vamos falar sobre campo harmônico maior, que tem sua origem relacionada a escala diatônica.Antes de começar click no link e entenda a escala diatônica para você conhecer e assim podermos dar continuidade aos nossos estudos.

 

Siga-nos no twitter- @musicalleizer

Curta a nossa pagina fã facebook

 

CAMPO HARMÔNICO

Vamos estudar o campo harmônico de uma maneira simples e rápida sem enrolações. Vamos precisar da Escala diatônica e da fórmula de acordes. Veja como formamos um acorde nesse artigo *

Só lembrando que estamos observando o campo harmônico na tonalidade de dó maior, podendo passar para qualquer tom, por isso não são encontrado nenhum sustenido (#) ou Bemol (b), pois na fórmula da escala diatônica de Dó não encontramos acidentes.

Dando continuidade vamos observar essa figura abaixo.
CAMPO HARMONICO

 

 FÓRMULA DE ACORDES

Se pararmos para observar esta fórmula, iremos ver que são as notas da escala diatônica  que são tocadas sucessivamente, isso quer dizer uma após a outra., na vertical como visto no artigo sobre acorde. Então podemos concluir que cada nota da escala diatônica se torna um grau. Veja a baixo os acordes gerados:

 

 

CAMPO HARMONICO COM SÉTIMA MAIOR

 CONCLUSÃO

Foram mostrados dois exemplos, uma tríade e outra com 7º grau incluido, isso por que no campo harmônico moderno o sétimo grau foi acrescentado a tríade, fazendo parte dela naturalmente para adquirir domínio sobre o campo harmônico é preciso dedicação, só assim você irá saber como transitar por ele sem nenhuma dificuldade. Estudando corretamente você irá sentir uma grande mudança no seu nível de aprendizado. Aproveite e bom estudo!




2 thoughts on “APRENDENDO UM POUQUINHO DE CAMPO HARMÔNICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *