COMO FAZER INVERSÃO DE ACORDES NO PIANO

Fala ai, tudo bem! Espero que sim, pois recebi alguns emails de pessoas me pedindo para explicar como fazer inversão de acordes. Se você estiver iniciando os seus estudos musicais, através de algum instrumento musical harmônico.
E não sabe, sobre o que eu estou falando. Preste bastante atenção! Por que o que vou explicar aqui, vai te ajudar no seu desenvolvimento com seu instrumento.

Você sabe que para ser um bom músico é preciso dominar teoria musical, treinar bem os ouvidos e dominar as técnicas do seu instrumento.

Pra eu te falar isso, primeiro passei 4 anos da minha vida. Estudando teoria musical no conservatório de musica, do estado do Rio de Janeiro. Não foi fácil, muitas vezes pensei em desistir, muitas vezes achei chato.

Ficar em uma sala de aula em pleno verão, sem ar condicionado. Mas a minha força de vontade e determinação, falou bem mais alto.

E o resultado disso, é que hoje sou professor. Monitor de ensino musical, em escolas e projetos sociais. Além de professor particular de teclado, piano e flauta doce.

Se você ainda não conhece meu trabalho, recomendo que entre no meu canal do youtube. Pois você verá, que o que digo aqui. Eu pratico e vivo isso, aproveite e se inscreva lá.
Agora que você já sabe bem quem eu sou, e sabe que eu tenho conhecimento nessa área. Podemos começar o nosso estudo, de inversão de acorde.

E eu prefiro ilustrar pra você, em instrumento de tecla. Pois tenho mais afinidade, se você toca violão ou guitarra. Você pode adaptar para esses instrumentos, então vamos lá.

 

 INVERSÃO DE ACORDES

Na aula de hoje quero ensinar a vocês como inverter um acorde, antes de começarmos a explicar, recomendo que leia esse artigo “O QUE É UM ACORDE?” para tirar algumas dúvidas que venham surgir.

Mas o que seria inversão de acorde?

É nada mais nada menos que inverter o seu estado fundamental.

 

 

acorde

Na imagem acima, temos um exemplo do acorde de Dó maior no seu estado fundamental. A numeração que você ver, são o posicionamento dos dedos no teclado, piano entre outros instrumento de teclas.

Siga-nos no twitter- @musicalleizer   Curta a nossa pagina fã facebook

CONHECENDO AS INVERSÕES

INVERSÃO DE ACORDES

Agora vamos ver as inversões desse acorde, lembrando que na imagem que você ver acima. É apenas uma inversão, isso não significa que exista só ela logo abaixo eu explico melhor. Em um acorde tríade no seu estado fundamental, encontramos as seguintes notas.

Baseando-se pela escala de DÓ MAIOR, temos as notas;

 

DÓ – MI – SOL.

 

Nos acordes tríades temos duas inversões, a 1° e 2° inversão.

Na primeira inversão, ao invés de começarmos com a nota (Dó). Começaremos o acorde com a nota (Mi), depois (Sol) e por fim a nota (Dó).

 

MI – SOL – DÓ

Veja que a ordem das notas foram mudadas, na segunda inversão iremos começar o acorde. Com a nota (Sol) seguido da nota (Dó), e terminando com a nota (Mi).

 

SOL – DÓ – MI

 

Se você não sabe o que é tríade , recomendo que estude as Tríade I e Tríade II para tirar suas dúvidas.

 

INVERTENDO TETRACORDES

 

No caso dos tetracordes já temos três inversões, vamos dar um exemplo com o acorde de (F7M).

Este acorde apresenta as seguintes notas, no seu estado fundamental.

FÁ / LÁ / DÓ / MI , passando para primeira inversão, ele fica assim.

Nota (Lá) ( Dó) (Mi) (Fá)

Na segunda inversão fica da seguinte forma: (Dó) (Mi) (Fá) (Lá)

E olhando a terceira inversão temos as notas: (Mi) (Fá) (Lá) (Dó)

 

APLICANDO AS INVERSÕES NAS MÚSICAS

 

Muitas vezes temos informações mas não sabemos usá-las. Como usar essas inversões na música que estou executando?

Uma boa dica para utilizá-las, é perceber na música.No momento que determinado acorde será tocado, mais tempo que o outro. Ai podemos abusar nas inversões, para que o acorde não fique parado. E também ajudará, a executar o encadeamento de acordes.Veja vários encadeamentos AQUI.

 

 

CONCLUSÃO

Para que você tenha domínio sobre as inversões, é preciso praticar com todos os acordes do seu conhecimento. Por que só assim você vai desenvolver, e aprender mais rápido.

Inversão de acordes, server também. Para dar mais movimento a música, evitando que você fique parado no acorde.

Dando mais brilho, a sua execução. Espero que este poste, tenha te ajudado com suas dúvidas. Pois este é um conteúdo básico, para ajudar quem esta iniciando.

Deixe seu comentário e bom estudo!

10 thoughts on “COMO FAZER INVERSÃO DE ACORDES NO PIANO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *